Desenvolve MT libera mais de R$ 48 milhões no primeiro semestre de 2025
A Desenvolve MT – Agência de Fomento de Mato Grosso encerrou o primeiro semestre de 2025 com um resultado expressivo, mais de R$48,1 milhões em crédito liberado para empreendedores em Mato Grosso. Um aumento de 96% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram liberados pouco mais de R$24,5 milhões.
Empreendedores de 52 municípios de Mato Grosso foram atendidos, evidenciando a pulverização dos recursos e o compromisso com o desenvolvimento regional. Esse alcance foi possível graças à articulação com prefeituras, salas do empreendedor e instituições parceiras, que atuam diretamente para orientar, divulgar e facilitar o acesso ao crédito. A meta é ampliar ainda mais essa cobertura, contemplando um número crescente de cidades nos próximos meses.
Das operações realizadas, 45,72% foram acessadas por microempreendedores individuais (MEIs), e 41,07% foram acessadas por empresas de pequeno porte (EPPs), 8,06% por Microempresas (ME), e 0,98% por médias empresas (MED). Pessoas físicas (PF), como no caso de taxistas, somam 4,16%.
As linhas de crédito com maior volume de liberação foram a linha para investimento Desenvolve Empresarial, seguida da linha de crédito para inovação Finep, e linha de crédito Mulher Empreendedora.
As linhas de crédito da Desenvolve MT atendem diferentes perfis de empreendedores, com valores que variam de R$15 mil a R$1,5 milhão, a depender da modalidade e da finalidade do investimento. Com prazos estendidos e condições facilitadas, os recursos têm sido aplicados na modernização de negócios, aquisição de equipamentos, expansão de atividades e fortalecimento de segmentos diversos, incluindo o empreendedorismo feminino, além de atender profissionais como taxistas, produtores rurais e prestadores de serviço.
A presidente da Desenvolve MT, Mayran Beckman, destaca que os resultados reforçam o papel da agência na dinamização da economia mato-grossense. “A liberação recorde de crédito neste primeiro semestre mostra o compromisso do Governo com o desenvolvimento dos municípios e com a geração de emprego e renda. Estamos atuando com agilidade, responsabilidade e foco no que realmente faz a diferença para o empreendedor”, afirma.
Ainda segundo Mayran, a expectativa para o segundo semestre é manter o ritmo de crescimento e ampliar ainda mais o alcance da agência, um novo sistema está em fase final de construção que vai permitir mais agilidade para o empreendedor na hora de solicitar o seu financiamento.
Com apoio da Desenvolve MT, a empreendedora Simone Borges, fundadora da Three Pães em Cuiabá, teve seu negócio alavancado. Com o crédito da linha de crédito para investimento, Desenvolve Empresarial, ela construiu uma cozinha profissional, incorporou uma máquina capaz de produzir 80 kg de pão de queijo a cada dez minutos e saltou de produção manual para 480 kg por hora. A expansão permitiu a entrada em grandes redes de supermercados em Mato Grosso e abriu caminho para Simone se dedicar à prospecção de novas parcerias.
Para Simone, o apoio por meio do crédito da Desenvolve MT foi fundamental para a transformação do seu negócio. “Esse crédito foi um divisor de águas para nós. Conseguimos tirar o peso do trabalho manual, aumentar a produção e expandir nossa cozinha. Além disso, pude sair do operacional e focar no que realmente amo, prospectar clientes, viajar e levar nosso produto para novos mercados”, destacou.
Ager intensifica fiscalização no transporte intermunicipal de passageiros entre Cuiabá, Várzea Grande e Santo Antônio de Leverger
A Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso (Ager-MT) realizou nos dias 15 e 16 de julho uma operação de fiscalização intensiva nos serviços de transporte intermunicipal de passageiros entre os municípios de Cuiabá e Várzea Grande e entre Cuiabá e Santo Antônio de Leverger. A ação, coordenada pela Superintendência Reguladora de Transporte Rodoviário, teve como foco principal o cumprimento do novo quadro de horários estabelecido para as linhas que operam os trechos.
O objetivo foi verificar a regularidade da prestação dos serviços, com atenção especial à pontualidade dos horários programados, a fim de garantir maior qualidade e previsibilidade para os usuários do transporte público da região metropolitana.
As fiscalizações contemplaram pontos estratégicos de embarque e desembarque de passageiros. No dia 15, os inspetores reguladores da Agência atuaram no Terminal de Integração André Maggi, em Várzea Grande, verificando os horários de todas as linhas intermunicipais urbanas. Em Cuiabá, a fiscalização foi realizada nas imediações do Santuário Eucarístico Nossa Senhora do Bom Despacho, com foco nas linhas que operam entre a Capital e o município de Santo Antônio de Leverger.
Já na quarta-feira (16), os trabalhos se concentraram no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, local de partida de diversas linhas intermunicipais, e na Arena Pantanal, em Cuiabá, com a checagem das linhas 08A, 08B e 08C. Os inspetores reguladores também deram continuidade à fiscalização da linha Cuiabá x Santo Antônio de Leverger, na região do Santuário Eucarístico Nossa Senhora do Bom Despacho.
“A atividade fiscalizatória também permite checar a veracidade das reclamações recebidas pela ouvidoria da Ager, trazendo respostas ao usuário do transporte, seja por meio de aplicação de multas à concessionária, como também pela exigência do cumprimento fiel das obrigações contratuais”, declarou o diretor regulador de Transportes e Rodovias da Ager, José Ricardo Elias.
Segundo o superintendente regulador da autarquia, Silvio Filho, as fiscalizações de rotina são essenciais para aprimorar o sistema de transporte intermunicipal, garantindo que as empresas concessionárias cumpram suas obrigações contratuais, especialmente no que diz respeito à pontualidade, segurança e conforto dos passageiros.
“A atuação da Agência teve como prioridade assegurar que o transporte público atenda com qualidade e regularidade os usuários da região metropolitana. O cumprimento dos horários programados é fundamental para o atendimento adequado da população no serviço prestado, e, por isso, estamos intensificando o monitoramento e cobrando das empresas o devido cumprimento das regras estabelecidas”, afirmou.
Ouvidoria Ager
Para sugestões, reclamações, pedidos de informações, elogios e/ou denúncias sobre transportes coletivos intermunicipais, os passageiros devem entrar em contato com a Ouvidoria da Ager, pelo site www.ager.mt.gov.br/ouvidoria ou pelos números de telefones 0800 647 6464 (ligação gratuita) e/ou (65) 9 9675-8719 (WhatsApp).
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