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Dia do Caminhoneiro: homenagem aos profissionais que mantêm o Brasil em movimento

Neste 30 de julho, uma segunda-feira de reconhecimento e gratidão, o Brasil celebra o Dia do Caminhoneiro — data que marca a importância de um dos pilares da economia nacional. São esses profissionais que garantem o funcionamento do agronegócio, o abastecimento das cidades e a conexão entre os mais distantes rincões do país. Sem caminhoneiros, o Brasil literalmente para.

No setor agropecuário, a dependência do transporte rodoviário é ainda mais evidente. Estima-se que cerca de 65% de toda a carga movimentada no país circule sobre rodas. Com uma frota nacional superior a 2,1 milhões de caminhões, são eles os responsáveis por transportar desde os insumos agrícolas até os grãos colhidos, passando por máquinas, alimentos perecíveis e produtos industrializados que abastecem mercados internos e externos.

Para se ter uma ideia da dimensão desse trabalho, apenas a safra de grãos 2024/2025 deve alcançar cerca de 292 milhões de toneladas, segundo estimativas oficiais. A maior parte desse volume é escoada por rodovias, exigindo uma operação logística contínua e robusta que só é possível graças ao empenho dos caminhoneiros. Cada caminhão carregado representa uma engrenagem em funcionamento dentro da cadeia produtiva do campo. São jornadas longas, por vezes solitárias, que exigem resistência, comprometimento e muita coragem.

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O presidente do Instituto do Agronegócio, Isan Rezende, ressaltou, em nome do Portal Pensar Agro, a relevância desses profissionais: “Eles cruzam estradas, enfrentam longas jornadas, superam o cansaço e o tempo ruim — tudo para garantir que nada falte no campo, na cidade e na mesa do brasileiro. Cada entrega carrega mais do que produtos: carrega sacrifício, responsabilidade e amor pelo que se faz”, comentou Isan.

Além do esforço diário, o caminhoneiro enfrenta desafios históricos: estradas mal conservadas, alto custo do diesel, insegurança e falta de estrutura nos pontos de parada. Ainda assim, seguem firmes, conectando fazendas a armazéns, centros de distribuição a supermercados, e cooperativas a portos de exportação. O agronegócio, responsável por mais de 20% do PIB brasileiro, tem no caminhoneiro um aliado indispensável.

“Que a gente nunca se esqueça do papel essencial desses profissionais que movem o Brasil, do Norte ao Sul, com coragem, força e esperança. Gratidão a todos os caminhoneiros que, com o coração no volante, constroem um país que não para!”, concluiu Isan Rezende.

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Fonte: Pensar Agro

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Decreto regulamenta BR do Mar e abre exportações pelo Rio Paraguai

O governo publicou nesta quarta-feira (16/07) o Decreto 12.555/2025, que regulamenta o programa BR do Mar e moderniza leis anteriores para transformar a navegação fluvial e marítima em modal eficiente de escoamento. A medida representa um avanço significativo para o agronegócio, que ganha opção com menor custo logístico e menor impacto ambiental.

Com a nova regulamentação, rotas como o Rio Paraguai passam a conectar os portos de Corumbá, Ladário e Porto Murtinho (MS) e projetos em Cáceres (MT) ao Atlântico Sul por meio de terminais no Paraguai (Villeta e Concepción), na Argentina (Rosário) e no Uruguai (Nueva Palmira). Essa articulação multimodal pode reduzir o custo do frete em até 60% e cortar até 80% das emissões de carbono, contribuindo para a agenda de sustentabilidade.

Em números recentes da Semadesc, os portos de Corumbá e Porto Murtinho movimentaram 4,5 milhões de toneladas no primeiro semestre de 2025, superando o total de 2024. O desempenho reafirma o potencial da Hidrovia do Rio Paraguai para escoar soja, minério, carne e outros produtos agrícolas com eficiência.

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O decreto também autoriza o afretamento de embarcações estrangeiras por empresas brasileiras de navegação (EBNs), com incentivos que privilegiam navios sustentáveis. Essa flexibilização abre espaço para ampliar a frota nacional, estimular a indústria naval e inserir agentes de menor porte no setor.

Segundo a Infra SA, a cabotagem hoje representa apenas 11% do transporte de cargas por navio no país. A expectativa é elevar esse indicador para cerca de 15% em até dez anos com o BR do Mar. O impacto positivo pode chegar a uma economia anual de R$ 19 bilhões em frete, com até 40% de vantagem sobre o modal ferroviário e 60% sobre o rodoviário, além de redução de emissões de gases de efeito estufa.

Para o agronegócio, essa mudança significa resgatar a ideia de utilizar os rios como verdadeiras “avenidas de exportação”. Produtores e exportadores da região Centro-Oeste poderão escoar parte da produção permitindo escoar matéria-prima e produtos com mais competitividade e previsibilidade, aliviando as rodovias já sobrecarregadas.

A proposta atende demandas de entidades do setor, que apontam que o transporte rodoviário encarece a produção e desfavorece a competitividade internacional. Com o novo marco, integra-se o Brasil em uma estratégia logística intermodal mais sustentável e eficaz — com impactos positivos no desenvolvimento regional, geração de empregos e preservação ambiental.

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Em sua página no Linkedin (leia aqui) o presidente do Instituto do Agronegócio comenta a importância desta regulamentação para a logística do agronegócio.

Fonte: Pensar Agro

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