Cuiabá

Em MS, secretários discutem com Marinha envio de navio-hospital à Cuiabá

Durante passagem por Mato Grosso do Sul, os secretários de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo, e dos 300 anos, Cely Almeida, se reuniram com representantes da Marinha e discutiram parcerias para o tricentenário da Capital. Na sexta-feira (11), o grupo falou sobre a possiblidade de trazer à Capital um dos navios-hospital da corporação, que atenderá comunidades ribeirinhas.

Os secretários, que estavam em Corumbá, seguiram para o Comando da Marinha na região, em Ladário. Na ocasião conheceram o navio Parnaíba, que participou da 2° Guerra Mundial e é o mais antigo da instituição, em pleno funcionamento. A equipe da Prefeitura de Cuiabá chegou ao estado vizinho na quinta-feira (10), para conversarem sobre a retribuição de um presente, enviado à cidade há um século, em homenagem os seus 200 anos e os heróis que lutaram na Guerra do Paraguai.

De acordo com o contra-almirante Carlos Eduardo Horta Arentz, o aniversário de Cuiabá coincide com o centenário da Delegacia Fluvial da cidade, que coordena as ações para o tráfego aquaviário e de combate ao tráfico de cargas. As atribuições também incluem a fiscalização de esportes marinhos e o combate à poluição hídrica pelas embarcações.

Leia Também:  Sine Municipal disponibiliza 484 vagas de emprego nesta segunda-feira (08)

“A Marinha se estabeleceu em Cuiabá em 1827, instalando um arsenal que foi transferido para Corumbá já em 1873. Depois foi implantada a Delegacia aqui. Então há uma ligação muito forte com a cidade e esta é uma oportunidade de aliarmos os dois aniversários. Além do navio, queremos colaborar com outras iniciativas que beneficiem a população da cidade”, disse.

Na opinião de Vuolo, a contribuição vai além do benefício social proporcionado pelo atendimento à população, e se estende à valorização da nossa história e cultura. “Além do navio haverá a doação de objetos históricos e ainda outras inciativas que estamos discutindo. Isso enriquece nosso sentimento de ‘cuiabania’ e faz com que nos lembremos dos nossos marcos históricos, que fazem a gente ser o que é hoje.”

Este é o terceiro encontro entre as instituições, que demonstram vontade mútua de fortalecer ações para os aniversários de 2019. Há cerca de duas semanas, o prefeito, Emanuel Pinheiro se reuniu com militares no Museu do Rio, dando início esta aproximação.

Leia Também:  É o Bicho MT realiza feira de adoção de animais neste sábado (13)

A titular da Sec 300 explica que a parceria converge com a proposta do gestor, de voltar o olhar da Capital para o rio. “Queremos incorporar a Marinha à comemoração porque, de todas as Forças Armadas, ela é a que tem ligação mais direta com a origem de Cuiabá. Então queremos trazê-los para ajudar a contar a saga cuiabana, repleta de heróis.”

Esta se soma a uma série de iniciativas da administração para o aniversário de Cuiabá. Segundo Cely, todas elas se alinham em projetos arquitetônicos, de artes, religião e história. “Todas essas diferentes frentes de trabalho estarão em diálogo para proporcionar à cidade presentes que se estendam além da celebração, proporcionando melhoria de vida à toda a população”, finaliza.

Comentários Facebook

Cuiabá

É o Bicho MT realiza feira de adoção de animais neste sábado (13)

A Associação É o Bicho MT realiza no próximo sábado (13.08), em parceria com protetores independentes de Cuiabá e Várzea Grande, uma feira de adoção de cães e gatos. Ao todo são cerca de 20 animais em busca de um lar, a maioria já vacinados, vermifugados e castrados.

O evento será realizado no Piso G1 do Shopping Estação Cuiabá, das 11h às 16h. São animais muito dóceis, bem cuidados e cheios de amor para dar, aguardando a chance de ter uma família e um lar com muito amor e respeito.

Além da feira de adoção, o É o Bicho MT venderá seus produtos como camisetas, bonés, cadernos e quadros, cujo valor arrecadado será destinado às ações da associação e para a compra de ração para cachorros e gatos.

O É o Bicho MT é uma associação sem fins lucrativos formada por protetores, voluntários, defensores e simpatizantes da causa animal de Cuiabá e região, que desde 2015 busca amparar, na medida do possível, os animais de rua que vivem em situações rotineiras de maus tratos, apoiando as organizações e protetores independentes.

Leia Também:  É o Bicho MT realiza feira de adoção de animais neste sábado (13)

Segundo a voluntária do É o Bicho MT e coordenadora da feira, Isabel Cristina da Silva, essa é a terceira feira que a associação realiza este ano. “A ideia é apoiar os protetores independentes para que consigam adoção dos animais. Muitos deles estão lotados e passando por dificuldades financeiras, já que cuidam desses bichinhos sem auxílio externo. Nas duas primeiras edições tivemos a alegria de doar todos os animais e para essa edição, nossa expectativa é muito boa pois sabemos da grande circulação de pessoas no Shopping Estação Cuiabá”, explica Isabel.

“Todos serão bem-vindos ao Shopping para o Estação Pet. Apoiar eventos como este é a nossa forma de ajudar e incentivar a adoção responsável de animais”, afirma a Gerente de Marketing do Shopping Estação Cuiabá, Laíza Carvalho.

A feira de adoção tem a parceria da Cobasi e do Shopping Estação Cuiabá.

Serviço:

Feira de Adoção Estação Pet: neste sábado (13) das 11h às 16h.

Local: Shopping Estação Cuiabá – Piso G1

Necessário levar um documento com foto.

Leia Também:  Sine Municipal disponibiliza 484 vagas de emprego nesta segunda-feira (08)

Comentários Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA