Pesquisar
Close this search box.

Destaque

Equipe da saúde bucal traz de volta o sorriso de moradores da zona rural

Fonte: GCOM – Prefeitura de Rondonópolis

As famílias de pequenos produtores e assentados que moram na região da Carimã receberam um tratamento diferenciado que o departamento de odontologia da Secretaria Municipal de Saúde preparou para cuidar da saúde bucal de pessoas de todas as idades.

Os dentistas e técnicos foram até a zona rural e realizaram um mutirão de serviços para atender a população carente de um tratamento e de elevar a autoestima prejudicada pela perda dental. As pessoas da melhor idade pareciam ser as que mais gostaram do resultado, pois a cada tratamento concluído foi possível ver o sorriso no rosto.

O mutirão começou com o serviço de reabilitação oral de toda a comunidade com a realização dos tratamentos dentários necessários e depois e equipe passou para a moldagem das próteses dentárias para atender aqueles que mais necessitavam.

De acordo com o supervisor de odontologia do município, Fabrício Amâncio de Carvalho, no total foram confeccionadas 57 próteses dentárias, entre prótese total chamada popularmente de dentadura e prótese parcial removível com grampo, conhecida como ponte.

Leia Também:  INSS alerta que não usa intermediário para liberar salário-maternidade

Com a realização do mutirão, Fabrício de Carvalho comentou que o município reafirma o compromisso na promoção da saúde bucal com a comunidade e consequentemente restabelece a saúde de forma integral, pois muitos já não se alimentavam adequadamente devido à ausência dos dentes.

Comentários Facebook

Destaque

Rondonópolis tem Dia “D” de vacinação contra a influenza neste sábado (20)

Idosos, crianças e demais grupos prioritários poderão se imunizar contra a gripe neste sábado (20) durante o Dia “D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza em Rondonópolis. Para atender a população, a Secretaria Municipal de Saúde manterá todas as unidades básicas de saúde, incluindo as policlínicas, abertas das 7 às 11h e das 13 às 17h.

Podem se vacinar contra a gripe, nesta primeira fase da campanha, os idosos com mais de 60 anos; crianças entre seis meses e seis anos; gestantes; puérperas; professores; profissionais de saúde; segurança pública; motoristas; pessoas portadoras de doenças crônicas; e, imunossuprimidos.

A superintendente de Vigilância em Saúde do Município, Vânia Scapini, destaca que é fundamental que as pessoas se imunizem contra a gripe. “Estamos com os prontos socorros lotados com pessoas com síndromes respiratórias, principalmente, influenza, então convocamos a todos que fazem parte dos grupos prioritários que se vacinem nesta primeira etapa da campanha”, afirma.

Vânia orienta que a vacina contra a influenza pode ser tomada mesmo que a pessoa esteja gripada ou com febre baixa, bem como não há contraindicação de ser tomada junto a outros imunizantes. “Pode vacinar com gripe ou com febre baixa. Os sintomas não são intensificados com a vacina. E não tem contraindicações de ser tomada junto com outras vacinas. Isso não é empecilho”, reforça e acrescenta que “quando vacinamos em massa, impedimos a propagação do vírus. Temos uma eficácia maior na imunização e reduzimos internações”.

Leia Também:  Homem é preso em flagrante pela Polícia Militar suspeito por estupro e roubo

Campanha antecipada

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, nesta primeira fase, foi antecipada em Rondonópolis, teve início em 27 de março e segue até 30 de maio. Quem ainda não se vacinou, além do Dia “D”, pode comparecer também de segunda a sexta-feira em uma unidade básica de saúde do Município para se imunizar.

A previsão é que a segunda etapa da campanha tenha início após o dia 30 de maio, quando a imunização contra a influenza teve de ser ampliada para outros públicos.

Hora de atualizar o cartão de vacinação

O Dia “D” também será uma oportunidade para a população colocar em dia o cartão de vacinação. A Saúde irá disponibilizar nas unidades de saúde todas as vacinas que compõem o Plano Nacional de Vacinação (PNI), além do imunizante contra a Covid-19 e HPV.

“É uma oportunidade para que crianças, adolescentes e adultos possam por em dia o cartão de vacinação. Então convocamos todos para comparecerem às unidades de saúde neste sábado”, conclui a superintendente.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Leia Também:  Se não fossem presos, responsáveis fariam novas vítimas, destaca Polícia Civil sobre autores das mortes de motoristas de aplicativo

Comentários Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA