Mato Grosso

Escola de Governo abre seleção para segunda turma da Academia de Novos Líderes

A Secretaria de Estado de Gestão (Seges), por meio da Escola de Governo, abriu na sexta-feira (18) as inscrições para segunda turma da Academia de Novos Líderes, que tem como objetivo capacitar os servidores públicos efetivos para atuarem como agentes de liderança e inovação.  

Ao todo estão disponíveis 23 vagas, que serão preenchidas de acordo com os critérios de seleção interna, conforme edital publicado no Diário Oficial que circulou nesta terça-feira (22). Interessados terão até o dia 30 de janeiro para realizar a inscrição, preenchendo o formulário disponível aqui

Os selecionados participarão de 16 módulos de desenvolvimento de competências durante o ano de 2019, totalizando 320 horas. Entre os conteúdos abordados estão: coaching executivo, negociação, gestão de processos, gestão de conflitos, liderança, inteligência emocional, entre outros.

Os módulos serão realizados quinzenalmente, às quintas e sextas-feiras, em período integral, iniciando as 8h, com intervalo para o almoço, das 12h às 14h, e encerramento às 18h. A carga horária de cada módulo será composta por 16 horas de aula, e 4 horas para atividade extraclasse.

Leia Também:  Sine MT oferta 2,9 mil vagas de emprego em 27 municípios

O curso é oferecido na modalidade presencial na Escola de Governo, situada na Av. Kaytto Guilherme do Nascimento Pinto, nº 150, Bairro Residencial Paiaguás, em Cuiabá.

Formatura da turma piloto que realizou o curso durante o ano de 2018. Foto: Carlos Eckert | Seges MT

Seleção

São requisitos para participar da Academia ser servidor efetivo da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo Estadual de Mato Grosso; ter concluído o estágio probatório; ter mais de oito anos para o implemento da aposentadoria; não estar ocupando ou ter ocupado cargo comissionado e/ou função de confiança durante o efetivo exercício do atual vínculo; obter autorização do superior imediato, por meio da assinatura do Termo de Compromisso que será enviado por e-mail para os servidores selecionados, conforme previsto no edital . 

Academia de Novos Líderes
 
O programa será realizada sem nenhum ônus para o Estado, contando com parceria de servidores públicos especialistas nas áreas técnicas e comportamentais dispostos a atuar como facilitadores voluntários. Em contrapartida ao voluntariado dos facilitadores, a Escola de Governo disponibilizou sete vagas para os órgãos parceiros, fechando a turma com 30 alunos.
 
O conteúdo será ministrado considerando os princípios andragógicos, de Malcolm Knowles, priorizando metodologias que possibilitem clima de segurança e respeito, aplicabilidade dos conhecimentos, autonomia, valorização das experiências prévias, interatividade e feedback entre os participantes.
 
A primeira turma da Academia de Novos Líderes foi capacitada durante o ano de 2018, e contou com uma média de 93% de frequência, dado que reflete o interesse e dedicação dos participantes. Se formaram 26 participantes.  Ao final do curso, os alunos desenvolveram 10 projetos de inovação que serão implementados nos órgãos de origem desses servidores no ano de 2019, fomentando a cultura de aplicação de conhecimentos adquiridos.

Leia Também:  Mãe chega em casa e encontra homem nu deitado ao lado da filha; suspeito foi detido por tentativa de estupro

A Academia teve ainda um grande destaque no 12º Congresso de Gestão Pública, que ocorreu entre os dias 01 e 03 de agosto de 2018, em Natal (Rio Grande do Norte), onde a Superintendência da Escola de Governo apresentou um artigo sobre o programa “Academia de Novos Líderes- uma proposta para a capacitação gerencial no âmbito do Poder Executivo de Mato Grosso”.  

Comentários Facebook

Agricultura

Mulheres líderes do agro realizam visita técnica à Brasília

Lideranças femininas do setor agropecuário de Mato Grosso embarcaram hoje (10.08) para uma visita técnica em Brasília. Ao longo dos próximos dias, um grupo com 40 mulheres visitará a Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária (CNA), a sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Instituto Pensar Agro (IPA), entre outras instituições na capital federal.

As atividades fazem parte da programação da Academia de Liderança – Mulheres Líderes do Agro, a primeira organizada pelo Senar-MT exclusivamente ao público feminino. Ao todo, serão três encontros, de julho a setembro. Nesta segunda etapa, que ocorre em Brasília, as mulheres conhecerão mais sobre a atuação das instituições visitadas, seus representantes e a estrutura dos poderes executivo, legislativo e judiciário.

A Academia de Liderança reúne produtoras rurais, lideranças sindicais e mulheres que trabalham no setor agropecuário. O objetivo é formar líderes que possam atuar nas mais diversas esferas que envolvem a agropecuária no estado e impulsionar ainda mais o seu desenvolvimento.

No primeiro módulo, que ocorreu em Cuiabá, as participantes aprenderam mais sobre atuação política no agro e autoconhecimento e propósito. Além disso, tiveram a oportunidade de conhecer as áreas de atuação de cada uma das instituições do Sistema Famato: o Senar-MT, Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Instituto Agrihub, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e os Sindicatos Rurais.

Leia Também:  Sine MT oferta 2,9 mil vagas de emprego em 27 municípios

Essa é a primeira visita técnica da Academia de Liderança, após o início da pandemia de Covid-19. “Esse momento foi muito aguardado, a pandemia adiou o nosso projeto, mas finalmente conseguimos realizá-lo e estamos muito felizes em poder reunir e fortalecer as mulheres do nosso setor”, afirmou o superintendente do Senar-MT, Francisco Olavo Pugliesi de Castro, mais conhecido como Chico da Pauliceia.

Comentários Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA