Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Evento em Cuiabá vai discutir desafios e soluções para agenda climática no setor agrícola

Com a parceria da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), a Embaixada da Alemanha no Brasil realizará em Cuiabá na próxima terça-feira (8.7), no auditório Clóves Vettorato, no Palácio Paiaguás, o evento “Climate Talks”. A programação tem início às 9h e se estenderá até às 17h.

Com o tema “Cultivando o futuro – Como estimular a produção de alimentos com menos riscos e mais sustentabilidade”, a programação inclui palestras, mesas-redondas e sessões de debate com o objetivo de reunir soluções inovadoras no setor agrícola, ouvindo agricultores e produtores de Mato Grosso, empresas do setor, representantes políticos, ciência e sociedade civil.

O evento é gratuito e reunirá representantes do Brasil, da Alemanha, de municípios, comunidades locais, setor privado e terceiro setor da sociedade civil e pesquisadores. Para participar, os interessados devem se inscrever através do link http://capacitacoes.controladoria.mt.gov.br/curso/3336/CLIMATE-TALKS-2025–EDICAO-CUIABA

Durante a programação, entre as questões que serão debatidas estão os desafios e riscos de um clima menos estável para os produtores rurais da região; mudanças verificadas na prática em relação ao clima, no solo ou no calendário agrícola nos últimos anos; estratégias de manejo na agricultura; como conciliar a produção agrícola e a preservação florestal; entre outros temas.

Leia Também:  Governo de MT põe fim à espera de 20 anos e entrega títulos definitivos para moradores do Residencial 8 de Março

A série de eventos regionais e temáticos denominada “Climate Talks 2025 – Diálogo Climático Brasil-Alemanha, Perspectivas para a COP30” tem o objetivo de fomentar uma melhor compreensão dos desafios impostos pelas mudanças climáticas e das soluções que a economia circular e experiências locais podem trazer à agenda climática.

A iniciativa busca ainda fortalecer a cooperação climática Brasil-Alemanha e divulgar esse apoio para um público mais amplo como chave indispensável para o sucesso de uma política climática ambiciosa. A primeira edição da inciativa aconteceu em abril em Belém e novas edições estão sendo planejadas para serem realizadas em outras cidades brasileiras.

.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Ager intensifica fiscalização no transporte intermunicipal de passageiros entre Cuiabá, Várzea Grande e Santo Antônio de Leverger

A Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso (Ager-MT) realizou nos dias 15 e 16 de julho uma operação de fiscalização intensiva nos serviços de transporte intermunicipal de passageiros entre os municípios de Cuiabá e Várzea Grande e entre Cuiabá e Santo Antônio de Leverger. A ação, coordenada pela Superintendência Reguladora de Transporte Rodoviário, teve como foco principal o cumprimento do novo quadro de horários estabelecido para as linhas que operam os trechos.

O objetivo foi verificar a regularidade da prestação dos serviços, com atenção especial à pontualidade dos horários programados, a fim de garantir maior qualidade e previsibilidade para os usuários do transporte público da região metropolitana.

As fiscalizações contemplaram pontos estratégicos de embarque e desembarque de passageiros. No dia 15, os inspetores reguladores da Agência atuaram no Terminal de Integração André Maggi, em Várzea Grande, verificando os horários de todas as linhas intermunicipais urbanas. Em Cuiabá, a fiscalização foi realizada nas imediações do Santuário Eucarístico Nossa Senhora do Bom Despacho, com foco nas linhas que operam entre a Capital e o município de Santo Antônio de Leverger.

Leia Também:  Agenda colaborativa organizada pela Seciteci amplia conexões no ecossistema de inovação

Já na quarta-feira (16), os trabalhos se concentraram no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, local de partida de diversas linhas intermunicipais, e na Arena Pantanal, em Cuiabá, com a checagem das linhas 08A, 08B e 08C. Os inspetores reguladores também deram continuidade à fiscalização da linha Cuiabá x Santo Antônio de Leverger, na região do Santuário Eucarístico Nossa Senhora do Bom Despacho.


“A atividade fiscalizatória também permite checar a veracidade das reclamações recebidas pela ouvidoria da Ager, trazendo respostas ao usuário do transporte, seja por meio de aplicação de multas à concessionária, como também pela exigência do cumprimento fiel das obrigações contratuais”, declarou o diretor regulador de Transportes e Rodovias da Ager, José Ricardo Elias.

Segundo o superintendente regulador da autarquia, Silvio Filho, as fiscalizações de rotina são essenciais para aprimorar o sistema de transporte intermunicipal, garantindo que as empresas concessionárias cumpram suas obrigações contratuais, especialmente no que diz respeito à pontualidade, segurança e conforto dos passageiros.

Leia Também:  Inscrições para processo seletivo às escolas Estaduais Dom Pedro começam nesta segunda-feira (14)

“A atuação da Agência teve como prioridade assegurar que o transporte público atenda com qualidade e regularidade os usuários da região metropolitana. O cumprimento dos horários programados é fundamental para o atendimento adequado da população no serviço prestado, e, por isso, estamos intensificando o monitoramento e cobrando das empresas o devido cumprimento das regras estabelecidas”, afirmou.

Ouvidoria Ager

Para sugestões, reclamações, pedidos de informações, elogios e/ou denúncias sobre transportes coletivos intermunicipais, os passageiros devem entrar em contato com a Ouvidoria da Ager, pelo site www.ager.mt.gov.br/ouvidoria ou pelos números de telefones 0800 647 6464 (ligação gratuita) e/ou (65) 9 9675-8719 (WhatsApp).

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA