Pesquisar
Close this search box.

Cuiabá

Feira do CPA II será realocada em fevereiro; entenda as mudanças

A tradicional Feira do CPA II vai ser realocada no mês de fevereiro. A mudança atende ao Decreto 6532 de 2018, fruto de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre Prefeitura de Cuiabá e Ministério Público do Estado (MPE). Mais de 200 feirantes serão beneficiados pela ação, que prevê a padronização de barracas, uniformização, separação por setores e organização da fiação elétrica. 

O projeto, desenvolvido pela Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, compreende a Praça Cultural do bairro, um trecho da Avenida Bahia e Rua Amapá. Conforme estabelece o TAC, a iniciativa se estenderá às outras 47 feiras espalhadas pela cidade, proporcionando mais qualidade e segurança a comerciantes e frequentadores.

De acordo com o titular da Pasta, Gilberto Gomes, o trabalho está dentro do programa de desenvolvimento institucional da gestão e inclui o recadastramento dos autônomos, realizado pelos servidores da Secretaria desde o mês de novembro. Até o momento duas audiências já foram realizadas com a categoria, informando sobre as mudanças e orientado os feirantes sobre como se dará todo o processo. 

Leia Também:  Polícia Penal impede entrada de 53 aparelhos celulares na Penitenciária Central do Estado

“Para além do cumprimento de um acordo, tudo foi feito de maneira organizada, priorizando o setor. Isso faz parte da proposta de humanização do prefeito, Emanuel Pinheiro”, explica o secretário. 

 

Confira os principais pontos da mudança:

 

Quem vai para o novo ponto?

Todos os 220 feirantes que atualmente trabalham na Avenida Brasil serão mantidos no novo espaço, que compreende a Praça Cultural do bairro, a Avenida Bahia e a Rua Amapá. 

  

Quando acontece?                       

A mudança acontecerá em fevereiro e atende ao Decreto 6532/2018, fruto de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público do Estado (MPE). O objetivo é que até abril de 2019 a Prefeitura promova as mesmas adequações em todas as feiras livres do município.

 

O que muda?

3- O projeto foi criado pela Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, e prevê padronização de barracas, distribuição pré-determinada de espaços e uniformização dos trabalhadores, garantindo melhor organização da feira. As medidas proporcionarão maior qualidade no serviço, proporcionando mais segurança a comerciantes e frequentadores.

Leia Também:  Força Tática prende três bolivianos que ingeriram drogas para tráfico em Cuiabá

 

Mais segurança

A Energisa vai oferecer sem nenhum custo aos feirantes, a uniformização e separação das fiações elétricas. Esta medida, além de atender ao pedido MPE, evita acidentes de trabalho e assegura o pagamento justo pela energia consumida.        

Além disso, as barracas serão dividas por nichos, uma vez que algumas delas, como as que vendem carnes e comidas, gastam muito mais energia do que aquelas que comercializam frutas e verduras. 

 

Sem enganação

Apenas a Secretaria responde pela realocação. Os representantes da Pasta estão preparados para tirar qualquer tipo de dúvida sobre o assunto. Basta entrar em contato pelo (65)3645-7250 ou 3645-7251. 

 

Comentários Facebook

Cuiabá

Polícia Penal impede entrada de 53 aparelhos celulares na Penitenciária Central do Estado

A Polícia Penal impediu, nesta quarta-feira (22.1), que 53 aparelhos celulares chegassem aos detentos da Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá.

A primeira ação ocorreu no início da manhã, por volta das 5 horas. Os policiais penais realizavam uma ronda na penitenciária quando acharam um pacote com 23 celulares no chão.

O pacote ainda continha fones de ouvido, carregadores, um barbeador elétrico, fita de curativo e máquina, tinta e agulha para fazer tatuagem.

A suspeita é de que o pacote tenha sido jogado por cima do muro da PCE, com o intuito de os detentos recolherem.

Apreensão do SOE

A Polícia Penal e o Serviço de Operações Especiais (SOE), por meio do Núcleo de Inteligência, foram informados de que ocorreria, nesta quarta-feira (22), a tentativa de entrada de uma grande carga de aparelhos celulares na PCE, através da fábrica de materiais de construção.

As equipes já vinham monitorando todos os veículos que entravam na unidade há dias, até que, no por volta das 8h20 de hoje, um caminhão que entrava no complexo da PCE com restos de materiais de construção foi interceptado. Foram encontrados, grudados no chassi do veículo, 30 aparelhos celulares. O motorista foi preso e encaminhado para a Central de Flagrantes de Cuiabá.

Leia Também:  Gesto em foto é apontado como motivo para assassinato de jovem MC

“Essas apreensões demonstram a eficiência da Polícia Penal dentro do programa Tolerância Zero às Facções Criminosas, que tem por objetivo, no sistema penitenciário, impedir que objetos ilícitos entrem nas unidades”, afirmou o secretário de Estado de Justiça, Vitor Hugo Bruzulato Teixeira.

Comentários Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA