Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cidades

Flávia e Tião empossam 1ª secretária de Governo da história de Várzea Grande

Carol Melo já estava atuando na gestão desde 1º de janeiro, tem experiência na administração pública e é uma profissional da mais extrema confiança da prefeita

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti, e o vice-prefeito, Tião da Zaeli – ambos do PL – empossaram, nesta manhã (30), a nova secretária municipal de Governo, Andrea Carolina Melo, a Carol Melo. A titular tem 45 anos e já estava gestão como Assessora Especial da prefeita. Carol é a primeira mulher a assumir este cargo na história política do Município.

Carol tem experiência no setor público. Ela já foi servidora pública do governo de Mato Grosso, servidora pública municipal em Cuiabá e chefe de gabinete na Câmara Municipal da capital.

“Na função de assessora de gabinete da prefeita, eu já estava exercendo algumas funções de secretaria de Governo. Vou continuar trabalhando com muita transparência e alinhamento com os vereadores e com as lideranças comunitárias do nosso Município”, afirmou.

A prefeita Flávia Moretti destaca que Carol é uma pessoa de sua estrita confiança. “Confio plenamente em todo meu secretariado, pois ele é muito técnico. Carolina é uma mulher forte, inteligente e que desempenhou a função de assessora com muito êxito, além de auxiliar Dito Lucas na Secretaria de Governo. Fico triste pela saída do Dito que fez um grande trabalho, mas estou extremamente feliz e honrada de ter a Carol como secretária em nossa gestão”, discursa Moretti.

Leia Também:  Várzea Grande entrega 444 títulos de propriedade aos moradores do 8 de Março

O vice-prefeito, Tião da Zaeli (PL), fez questão de dizer que avalizou o nome da nova secretária de Governo. “Parabenizo o Dito Lucas pelo que já fez por Várzea Grande, durante esses seis meses. Quando foi falado o nome de Carol para assumir o cargo, com toda certeza, apoiei. É uma mulher extremamente competente, excelente pessoa e confiável. Creio que foi a escolha certa para compor nossa gestão”, declara Tião.

O ex-secretário de Governo, Dito Lucas, destacou que torce pelo sucesso de Carol e de toda gestão municipal. “Saio com muito orgulho de ter feito parte desta nova história de Várzea Grande. Desejo muita sorte à nossa sucessora. Várzea Grande estará sempre em meu coração e continuarei torcendo e apoiando pelo sucesso desta gestão que está construindo uma cidade ainda melhor para todos os várzea-grandenses”, disse Lucas

O deputado federal, José Medeiros (PL), destacou o trabalho desenvolvido por Dito dentro do Município. “O ex-secretário Dito Lucas foi fundamental para o alinhamento político do Executivo e Legislativo dentro do Município, pois não há um bom governo sem o alinhamento político entre os poderes”, destaca.

Leia Também:  Secretaria de Obras detalha ocupação do anel viário em proposta aprovada

Participaram da reunião os secretários municipais e os vereadores: Wanderley Cerqueira (MDB), Samir Japonês (PL), Alessandro Moreira (MDB), Braz Jaciro (PSDB), Rogerinho da Dakar (PSDB), Carlinhos Figueiredo (Republicanos), Denival Galibert (PSB), Miguel Júnior (Cidadania), Rosy Prado (UB), Jânio Calistro (UB), Lucélia Oliveira (Agir), Cilcinho Filho (PV), Charles da Educação (UB), Raul Curvo (Republicanos), Wender Madureira (Republicanos).

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook

Cidades

Prefeita alinha com UFMT parcerias para preenchimento de vagas

Iniciativa tem objetivo de preencher vagas remanescentes da universidade aos jovens de baixa renda cadastrados no CadÚnico, levando ao ingresso facilitado a uma faculdade

A Prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), se reuniu nesta quinta-feira (17), com aos reitores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) para discutir novos projetos em prol dos estudantes várzea-grandenses. Os professores trouxeram até o Paço Couto Magalhães o projeto ‘Caminhos para a Universidade’, uma parceria entre a universidade e a prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, para preencher vagas da academia no ensino superior.

Conforme o projeto, a iniciativa tem como objetivo preencher vagas remanescentes da universidade aos jovens de baixa renda cadastrados no CadÚnico, levando até aos assistidos, que já tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) alguma vez, o ingresso facilitado na faculdade.

Na reunião, foi revelado que desde o fim da pandemia existe um grande número de vagas não preenchidas na universidade, mas a dificuldade no acesso das informações impede que o público alvo fique ciente da oportunidade. Por isso, os professores querem ofertar cursos preparatórios a assistentes sociais para que estes, mapeiem e identifiquem futuros alunos no atendimento cotidiano dos Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

Leia Também:  Várzea Grande entrega 444 títulos de propriedade aos moradores do 8 de Março

Conforme dados do último Censo da Educação Superior, quase 80% dos jovens brasileiros entre 18 e 24 anos não estão matriculados em instituições de ensino superior. Ao mesmo tempo, universidades públicas como a UFMT mantêm cerca de 40% de suas vagas sem preenchimento.

Só em 2025, por meio do Edital nº 006/2025/PROEG, a UFMT ofereceu 1.806 vagas remanescentes, distribuídas entre os campi de Cuiabá, Várzea Grande, Araguaia e Sinop.

Para mudar essa realidade, o projeto propõe a utilização da estrutura dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) como pontes entre as vagas na universidade e essas comunidades.

“O CRAS está presente em todos os municípios e tem acesso direto às famílias de baixa renda. É a porta de entrada para diversos serviços públicos. Ao capacitarmos os profissionais dessas unidades com informações sobre as vagas e políticas da UFMT, conseguimos chegar onde a universidade, sozinha, não alcança”, explica um dos coordenadores do projeto.

Leia Também:  DAE irá notificar empresa por atraso na obra da adutora no bairro Paiaguás

A PARCERIA – O projeto será implementado em duas etapas. A primeira consiste na formação dos profissionais da rede socioassistencial, por meio de palestras, vídeos explicativos e materiais informativos, para que conheçam os editais de vagas remanescentes e as políticas de assistência estudantil da UFMT, como bolsas, moradia, alimentação e transporte.

Na segunda etapa, os CRAS e CREAS atuarão diretamente no apoio às famílias e aos jovens durante o processo de inscrição, oferecendo suporte presencial e canais de atendimento para dúvidas. A secretaria de Assistência Social também serão parceiras fundamentais na mobilização e acompanhamento das ações nos territórios.

A prefeita garantiu apoio ao projeto da universidade e garantiu que nos próximos dias se reunirá junto a Secretária de Assistência Social, Cristina Saito, para alinharem os detalhes da proposta e o mais breve possível, implementá-lo. “É um ótimo projeto, vamos trabalhar com nossa secretaria. Estarei encaminhando a proposta para que no mais breve possível posamos fazer as tratativas e de imediato o treinamento aos servidores, porque precisamos e estou de portas abertas”, se afirmou Flávia.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA