Cuiabá

Formação em Nutrição Escolar vai reunir mais de 1,4 mil TNEs e TDIs

Com o objetivo de capacitar os Técnicos em Nutrição Escolar (TNEs), a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realiza de 28 de janeiro a 07 de fevereiro, na programação da Semana Pedagógica da Escola Cuiabana, formação teórica e prática em nutrição escolar. Ao todo estarão participando da programação os Técnicos de Desenvolvimento Infantil (TDIs) dos berçários e 600 TNEs efetivos, da rede pública municipal de Ensino de Cuiabá. O objetivo é orientar os profissionais na execução de suas atribuições, garantindo a segurança dos alimentos, protegendo a saúde dos escolares e minimizando os prejuízos econômicos decorrentes de perdas de matérias-primas.

A formação, que terá como tema “A Rotina no Serviço de Alimentação e Nutrição Escolar”, tem carga horária de 20 horas e será ministrada pela equipe técnica de nutricionistas e gastrônomos da Coordenadoria de Nutrição Escolar (CNE) da Secretaria Municipal de Educação. A realização da capacitação durante o recesso escolar visa possibilitar a adesão de todos os TNEs à formação continuada e melhorar o aproveitamento do conteúdo.

“A formação ocorrerá no turno de serviço, sendo um período por dia para cada turma, durante quatro dias. A carga horária total desta formação será completada pelo 3º Concurso Delícias da Alimentação Escolar Cuiabana, previsto para o mês de setembro, com carga horária de 5 (cinco) horas”, explicou a coordenadora de Nutrição Escolar, Ana Domingas da Silva.  

Leia Também:  É o Bicho MT realiza feira de adoção de animais neste sábado (13)

A formação acontecerá em dois momentos simultâneos. A teórica será ministrada pelas nutricionistas da CNE, no auditório das Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão (FEICS).  Ana Domingas explicou que em razão das especificidades da oferta do aleitamento e da introdução alimentar dos lactentes, os Técnicos em Desenvolvimento Infantil (TDIs) lotados nos berçários também estarão participando da formação continuada no dia 05 de fevereiro com uma palestra sobre as ‘Especificidades do berçário’.

A parte prática da formação será ministrada pelos gastrônomos da coordenadoria e acontecerá na cozinha piloto da CNE.  

“O acesso a uma alimentação adequada, regular e permanente, e que respeite as suas tradições, em quantidades e qualidade adequadas e suficientes, é um direito dos alunos efetivado por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, que tem como objetivo contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de hábitos alimentares saudáveis. Nesse sentido, a formação continuada é uma medida que visa assegurar o preparo e a oferta de refeições adequadas, tanto no que se refere à questão nutricional quanto à higiênico-sanitária, como também o meio para buscarmos a qualificação pessoal e profissional, em um ambiente que favorece a produção, busca e troca de saberes”, salientou a coordenadora da Nutrição Escolar, Ana Domingas.

Leia Também:  Sine Municipal disponibiliza 484 vagas de emprego nesta segunda-feira (08)

Confira anexo a agenda desta segunda-feira (28), na Semana Pedagógica da Escola Cuiabana 2019

Semana Pedagógica da Escola Cuiabana 2019

Data: 23 de janeiro a 8 de fevereiro

Locais: Auditório Maestro China da Secretaria Municipal de Educação (SME), Hotel Fazenda Mato Grosso, Auditório das Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão (FEICS), EMEB Madre Marta Cerutti

 

Solenidade de início do ano letivo 2019 – Aula Inaugural

Palestra: Pedagogia Afetiva na Escola

Data: 8 de fevereiro

Horário: das 8h às 12h e das 14h às 18h

Local: Hotel Fazenda Mato Grosso, Rua Antônio Dorileo, nº 1100, bairro Coxipó

Comentários Facebook

Cuiabá

É o Bicho MT realiza feira de adoção de animais neste sábado (13)

A Associação É o Bicho MT realiza no próximo sábado (13.08), em parceria com protetores independentes de Cuiabá e Várzea Grande, uma feira de adoção de cães e gatos. Ao todo são cerca de 20 animais em busca de um lar, a maioria já vacinados, vermifugados e castrados.

O evento será realizado no Piso G1 do Shopping Estação Cuiabá, das 11h às 16h. São animais muito dóceis, bem cuidados e cheios de amor para dar, aguardando a chance de ter uma família e um lar com muito amor e respeito.

Além da feira de adoção, o É o Bicho MT venderá seus produtos como camisetas, bonés, cadernos e quadros, cujo valor arrecadado será destinado às ações da associação e para a compra de ração para cachorros e gatos.

O É o Bicho MT é uma associação sem fins lucrativos formada por protetores, voluntários, defensores e simpatizantes da causa animal de Cuiabá e região, que desde 2015 busca amparar, na medida do possível, os animais de rua que vivem em situações rotineiras de maus tratos, apoiando as organizações e protetores independentes.

Leia Também:  Sine Municipal disponibiliza 484 vagas de emprego nesta segunda-feira (08)

Segundo a voluntária do É o Bicho MT e coordenadora da feira, Isabel Cristina da Silva, essa é a terceira feira que a associação realiza este ano. “A ideia é apoiar os protetores independentes para que consigam adoção dos animais. Muitos deles estão lotados e passando por dificuldades financeiras, já que cuidam desses bichinhos sem auxílio externo. Nas duas primeiras edições tivemos a alegria de doar todos os animais e para essa edição, nossa expectativa é muito boa pois sabemos da grande circulação de pessoas no Shopping Estação Cuiabá”, explica Isabel.

“Todos serão bem-vindos ao Shopping para o Estação Pet. Apoiar eventos como este é a nossa forma de ajudar e incentivar a adoção responsável de animais”, afirma a Gerente de Marketing do Shopping Estação Cuiabá, Laíza Carvalho.

A feira de adoção tem a parceria da Cobasi e do Shopping Estação Cuiabá.

Serviço:

Feira de Adoção Estação Pet: neste sábado (13) das 11h às 16h.

Local: Shopping Estação Cuiabá – Piso G1

Necessário levar um documento com foto.

Leia Também:  Polícia Civil cumpre mandados contra grupo envolvido em execução de empresário

Comentários Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA