Fugas de presos reduzem cerca de 63% em unidades prisionais de MT, segundo Sejus
As fugas de presos do Sistema Penitenciário de Mato Grosso reduziram 62,85% no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2024, segundo números da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus).
Conforme os dados, foram registradas 13 fugas em 2025, contra 35 do ano passado.
O secretário de Estado de Justiça, Vitor Hugo Bruzulato, destacou que um dos fatores da redução são as operações frequentes para identificação e remoção de materiais ilícitos, como as armas artesanais, além das mudanças em procedimentos de segurança.
“A administração penitenciária vem reajustando diversos protocolos de segurança. Estamos reforçando os equipamentos eletrônicos e contamos com policiais penais eficientes e atuando com muita dedicação para assegurar a ordem nas unidades prisionais de nosso Estado”, pontuou.
Além da redução no número de fugas, a administração penitenciária efetua revistas contínuas para zerar a presença de materiais ilícitos, especialmente os celulares. De janeiro a junho deste ano, foram realizadas 405 operações nas 41 unidades prisionais de Mato Grosso.
No mesmo período, foram retirados 2.387 aparelhos celulares durante as operações realizadas no Sistema Penitenciário estadual. Em 16 unidades, não foi registrada a localização de celulares; e, em outras sete, foi encontrado apenas um aparelho em cada uma.
O secretário Vitor Hugo Bruzulato apontou que o resultado é reflexo do trabalho intensificado desde o início do programa Tolerância Zero contra Facções Criminosas, do Governo do Estado, como uma das estratégias para redução dos índices criminais e aprimoramento da segurança no interior das unidades prisionais de Mato Grosso.
Ager intensifica fiscalização no transporte intermunicipal de passageiros entre Cuiabá, Várzea Grande e Santo Antônio de Leverger
A Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso (Ager-MT) realizou nos dias 15 e 16 de julho uma operação de fiscalização intensiva nos serviços de transporte intermunicipal de passageiros entre os municípios de Cuiabá e Várzea Grande e entre Cuiabá e Santo Antônio de Leverger. A ação, coordenada pela Superintendência Reguladora de Transporte Rodoviário, teve como foco principal o cumprimento do novo quadro de horários estabelecido para as linhas que operam os trechos.
O objetivo foi verificar a regularidade da prestação dos serviços, com atenção especial à pontualidade dos horários programados, a fim de garantir maior qualidade e previsibilidade para os usuários do transporte público da região metropolitana.
As fiscalizações contemplaram pontos estratégicos de embarque e desembarque de passageiros. No dia 15, os inspetores reguladores da Agência atuaram no Terminal de Integração André Maggi, em Várzea Grande, verificando os horários de todas as linhas intermunicipais urbanas. Em Cuiabá, a fiscalização foi realizada nas imediações do Santuário Eucarístico Nossa Senhora do Bom Despacho, com foco nas linhas que operam entre a Capital e o município de Santo Antônio de Leverger.
Já na quarta-feira (16), os trabalhos se concentraram no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, local de partida de diversas linhas intermunicipais, e na Arena Pantanal, em Cuiabá, com a checagem das linhas 08A, 08B e 08C. Os inspetores reguladores também deram continuidade à fiscalização da linha Cuiabá x Santo Antônio de Leverger, na região do Santuário Eucarístico Nossa Senhora do Bom Despacho.
“A atividade fiscalizatória também permite checar a veracidade das reclamações recebidas pela ouvidoria da Ager, trazendo respostas ao usuário do transporte, seja por meio de aplicação de multas à concessionária, como também pela exigência do cumprimento fiel das obrigações contratuais”, declarou o diretor regulador de Transportes e Rodovias da Ager, José Ricardo Elias.
Segundo o superintendente regulador da autarquia, Silvio Filho, as fiscalizações de rotina são essenciais para aprimorar o sistema de transporte intermunicipal, garantindo que as empresas concessionárias cumpram suas obrigações contratuais, especialmente no que diz respeito à pontualidade, segurança e conforto dos passageiros.
“A atuação da Agência teve como prioridade assegurar que o transporte público atenda com qualidade e regularidade os usuários da região metropolitana. O cumprimento dos horários programados é fundamental para o atendimento adequado da população no serviço prestado, e, por isso, estamos intensificando o monitoramento e cobrando das empresas o devido cumprimento das regras estabelecidas”, afirmou.
Ouvidoria Ager
Para sugestões, reclamações, pedidos de informações, elogios e/ou denúncias sobre transportes coletivos intermunicipais, os passageiros devem entrar em contato com a Ouvidoria da Ager, pelo site www.ager.mt.gov.br/ouvidoria ou pelos números de telefones 0800 647 6464 (ligação gratuita) e/ou (65) 9 9675-8719 (WhatsApp).
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