Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Governo promove parceria entre órgãos para intensificar fiscalização em Mato Grosso

O governador Mauro Mendes e a secretária Estadual de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti (Sema), estiveram reunidos nesta segunda-feira (28.01) com o gerente regional da Agência Nacional de Mineração em Mato Grosso (ANM-MT), Serafim Carvalho Melo, para discutir parcerias na intensificação da fiscalização de barragens de mineração em Mato Grosso.

A proposta visa evitar catástrofes ambientais, como o rompimento da barragem do Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG), no dia 25 de janeiro. Um termo de cooperação técnica deve ser firmado nos próximos 15 dias. A Sema atuará com as licenças ambientais e a Agência de Mineração com a fiscalização e mapeamento das barragens.

Em Mato Grosso, há 67 barragens cadastradas e vistoriadas. Destas, apenas a barragem BR Ismael, localizada em Poconé, está interditada por conta de irregularidades. 

“Para que possamos equalizar efetivamente as ações de fiscalização é importante que os dois órgãos se reúnam em forma de cooperação, visando dar o devido tratamento que o assunto merece e atuarmos de forma preventiva, com medidas de segurança”, ressaltou Mauren Lazzaretti, que frisou que uma das ferramentas a ser utilizada na fiscalização será o Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Leia Também:  Deputados da ALMT aprovam em primeira votação projeto do Governo de MT para congelar valores do Fethab

De acordo com o com o gerente regional da Agência Nacional de Mineração, Serafim Carvalho Melo, no Estado a fiscalização nesta área de barragens é feita com frequência desde 2012, sendo a última realizada no final do ano passado. 

“A fiscalização ocorre regularmente e este será um trabalho que abrangerá tanto a parte de mineração como a parte hídrica, como balneários e aproveitamento de água. O cadastramento é feito a partir das informações das empresas de mineração sob as quais temos todo conhecimento da atividade”, explicou ele.

Comentários Facebook

Mato Grosso

MT Hemocentro divulga calendário de coletas de sangue para o mês de julho

O MT Hemocentro divulga o calendário de coletas de sangue para o mês de julho. Neste mês, estão sendo realizadas diversas coletas internas e externas para atender a população em Cuiabá. A unidade também abrirá as portas neste sábado (12.7) para atender os doadores que não conseguem realizar a doação em dias úteis.

O diretor do MT Hemocentro, Fernando Henrique Modolo, convida a população a participar das campanhas de doação.

“Convido todas as pessoas que desejam realizar a primeira doação, além dos doadores regulares, a participarem das campanhas que acontecerão ao longo deste mês. Por isso, em nome de toda equipe do MT Hemocentro, reforço o convite a todos à comparecer às campanhas internas, na sede da unidade, e às externas, realizadas para melhor atendê-los”, ressaltou.

Confira as datas e os locais de coleta no mês de julho:

Cuiabá
• 10 a 11/07 – Coleta interna do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT);
• 12/7 (sábado) – Coleta interna no MT Hemocentro;
• 12/7 – Coleta interna da Campanha Vidas por Vidas;
• 12/7 – Coleta interna do Insanos Moto Clube;
• 12/7 – Coleta interna da Campanha Águias de Cristo Moto Clube;
• 15 a 17/7 – Coleta interna do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT);
• 15 a 17/7 – Coleta externa no Shopping 3 Américas;
• 22 a 24/7 – Coleta externa no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC);
• 25/7 – Coleta externa na Casa da Amizade;
• 29/7 – Coleta externa na Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz);
• 31/7 – Coleta externa na Superintendência da Polícia Federal.

Leia Também:  Seciteci conquista 3º lugar no Prêmio Eficiência e Inovação do Governo de Mato Grosso

Quem pode doar?

O voluntário que quiser doar sangue precisa apresentar um documento oficial com foto, pesar 50kg ou mais, estar em bom estado de saúde e ter feito uma refeição equilibrada. Não é recomendado realizar a doação em jejum.

Podem doar pessoas com idade entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias. Quem tem entre 60 e 69 anos só poderá doar sangue se já tiver doado antes dos 60 anos. Adolescentes de 16 e 17 anos devem levar uma autorização dos pais ou responsável legal para fazer a doação.

Homens podem doar até quatro vezes ao ano, com um intervalo de dois meses entre as doações; já as mulheres são limitadas a três doações anuais, respeitando o intervalo de três meses. São coletados até 450 ml de sangue por sessão e recomenda-se evitar exercícios físicos e consumo de álcool após a doação.

Serviço

Para agendar a doação de sangue na sede do MT Hemocentro, basta acessar o Sistema de Agendamento. O voluntário também pode fazer o agendamento pelo telefone (65) 98433-0624 (WhatsApp, somente mensagem), ou pelo número (65) 3623-0044, ramais 2024, 2025 e 2026.
O banco de sangue fornece o comprovante de comparecimento ao doador. Para quem compareceu e, por algum motivo, não pôde doar, o MT Hemocentro dá um comprovante de comparecimento e, para quem efetuou a doação de sangue, é entregue o atestado de doação de sangue para justificar a ausência no trabalho.

Leia Também:  MT Hemocentro abre para coleta de sangue neste sábado (12)

*Sob a supervisão de Ana Lazarini

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA