Cuiabá

Hemocentro precisa de doadores de sangue voluntários para manter atendimento a pacientes

O MT Hemocentro, único Banco de Sangue Público de Mato Grosso, necessita repor o seu estoque de sangue de todos os tipos. O estoque atual é considerado delicado devido à queda na doação voluntária nesse período de férias, além da situação de alta nos casos de Síndrome Respiratório Aguda Grave (SRAG), que ocasionou a suspensão de coletas externas de doações pela equipe do hemobus e desistência de alguns doadores com sintomas gripais.

“A manutenção do estoque em níveis regular é imprescindível nesse momento de férias, pois as demandas hospitalares continuam intensas e o estoque auxilia no atendimento dos pacientes internados e outros que realizam tratamento no Hemocentro”, explica a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela.

A diretora ainda informa que as coletas de sangue estão ocorrendo somente internamente na única sede do MT Hemocentro, na capital, e com agendamento prévio para o atendimento de 10 pessoas por hora. Durante o atendimento, a equipe da unidade e os doares comprem rigorosamente as medidas de biossegurança para evitar o contágio da Covid-19 e outros SRAG.

Leia Também:  Forças de Segurança de MT e Goiás apreendem 25 quilos de cocaína na divisa entre os dois Estados

A doação de sangue deve ser voluntária e gratuita. Ainda neste mês de janeiro, o banco de sangue em parceria com a Liga Oncológica do curso de medicina da Unic, realizará o Mutirão do Bem no período de 31 de janeiro até o dia 14 de fevereiro. A parceria prevê o sorteio de vários brindes, entre os quais estão violões e chapéus doados e autografados por alguns cantores famosos, como Sorocaba, da dupla Fernando e Sorocaba; pelo cantor Nando Reis e por Gustavo Lima.

Quem pode doar

O Ministério da Saúde recomenda que o doador compareça à unidade portando um documento oficial com foto, tenha mais de 50 quilos, esteja em bom estado de saúde e tenha uma alimentação saudável.

Homens podem fazer até quatro doações anuais, com prazo de dois meses entre cada uma. Já as mulheres podem fazer três doações por ano, com um espaço de quatro meses. Os candidatos precisam ter a partir de 16 a 69 anos, 11 meses e 29 dias.

Em cada coleta é retirado um volume aproximado de até 450 ml de sangue. Recomendam-se, nas primeiras horas pós-doação, descanso, evitar atividade física e ingestão de bebida alcoólica.

Leia Também:  Suspeito de estupro é preso em flagrante pela polícia em hotel

Para agendar a doação

Acesse o Sistema de Agendamento do MT-Hemocentro no link http://mthemocentro.saude.mt.gov.br. O voluntário também pode agendar as doações por telefone, no número (65) 98433-0624 (Whatsapp, ligação ou mensagem) ou no tradicional número fixo: (65) 3623-0044 ramais 211 e 221.

Comentários Facebook

Cuiabá

Hospital pega fogo em Cuiabá; veja o vídeo

O Hospital São Benedito registrou um princípio de incêndio, na noite deste domingo (15), no bairro Quilombo, em Cuiabá. A acompanhante de um paciente que estava na unidade municipal de saúde gravou diversos vídeos, que ganham as redes sociais.

Nas imagens, é possível ver funcionários trabalhando rapidamente para retirar as pessoas do hospital. Vários pacientes estão espalhados pela calçada.

A Prefeitura de Cuiabá informou que o fogo começou devido a curto-circuito em um ar-condicionado no segundo andar, logo após as 19h.

“O fogo não afetou todos os andares, mas os pacientes do primeiro e segundo andar estão sendo transferidos para unidades da rede municipal”, informou a Prefeitura, em nota.

O fogo foi controlado pelo Corpo de Bombeiros, que agora trabalha no rescaldo. Foram utilizadas oito viaturas no atendimento.

Os pacientes que estavam internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) tiveram que usar máscaras de oxigênio na rua. “Um caos”, disse uma fonte do RepórterMT.

A Prefeitura informou ainda que todos os pacientes que estavam na UTI já foram retirados da unidade hospitalar e passam a ser transferidos imediatamente para o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC).

Leia Também:  Hospital pega fogo em Cuiabá; veja o vídeo

Mais informações a qualquer momento.

Fonte: Euziany Teodoro – Repórter MT

Comentários Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA