Mato Grosso

Instituto Ciranda abre inscrições para cursos gratuitos de instrumentos de orquestra

O Instituto Ciranda está com inscrições abertas e gratuitas até dia 08 de fevereiro para crianças e jovens de 07 a 18 anos que queiram aprender a tocar um instrumento de orquestra. Os interessados podem optar pelos seguintes instrumentos: saxofone, contrabaixo, clarinete, flauta transversal, variações de percussão, trombone, viola, violino, violoncelo e trompete.

Também estará disponível aulas de canto. O centro de educação musical atende o público que preferencialmente não tem oportunidade de custear cursos de música. Todos os alunos em idade escolar devem estar devidamente matriculados. Além de obter vaga no curso gratuito, o estudante recebe uniforme, métodos de ensino e, em muitos casos, o instrumento também.

O presidente do Instituto Ciranda, Murilo Alves, destaca que desde sua criação, o Instituto Ciranda tem conseguido, de diversas maneiras, inserir jovens no mercado de trabalho. “As aptidões de cada indivíduo se manifestam claramente ao longo do processo de aprendizado. Os músicos bolsistas mais talentosos são absorvidos pelos grupos profissionais e semiprofissionais do projeto, como a Orquestra Jovem do Estado de Mato Grosso, a Camerata Ciranda, o Ciranda Sax e outros grupos da região”.

Leia Também:  Mulher é resgatada após ser estuprada, agredida e sofrer maus-tratos

Este ano, o Instituto chega a sua 16° temporada, com polos de ensino em Cuiabá (bairros Boa Esperança e Dr. Fábio), Campo Verde e Várzea Grande (Cristo Rei), Rondonópolis, Poconé e Chapada dos Guimarães (nas comunidades de João Carro e Água Fria). “Desde sua criação, em 13 de fevereiro de 2003, a instituição vem, ano após ano, transformando vidas ao mesmo tempo em que forma novas plateias, novos instrumentistas, professores e cidadãos”, atesta Murilo Alves. 

O Instituto Ciranda em Cuiabá é um dos 32 Pontos de Cultura apoiados pelo Governo de Mato Grosso via Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer. 

Serviço

Inscrições abertas para cursos de instrumentos de orquestra no Instituto Ciranda até dia 08 de fevereiro e podem ser realizadas pelo link http://institutociranda.org.br/ ou na sede do instituto Ciranda em horário comercial (Bairro Boa Esperança, Rua 43, N°97). Informações pelo telefone: (65) 3623-1239.

Comentários Facebook

Destaque

Senar-MT lança mais dois cursos que qualificam profissionais para atuar no setor de máquinas agrícolas

Já estão disponíveis no portfólio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) mais dois cursos. O objetivo destes dois novos produtos é qualificar pessoas que vão atuar no setor de máquinas e implementos agrícolas. Aplicação de sólidos utilizando distribuidor autopropelido e Operação de escavadeira hidráulica são os dois novos cursos. Além destes, a instituição oferece mais de 350 outros cursos para capacitar e qualificar o homem do campo.

O Aplicação de sólidos utilizando distribuidor Autopropelido será numa modalidade híbrida e a carga horária será de 24 horas, distribuída em dois módulos – 16 horas de conteúdo EaD e 08 horas presencial.

Este treinamento surgiu em função da necessidade de aprimorar os conhecimentos dos profissionais que já atuam na atividade de operação de máquinas agrícolas. O objetivo é aplicar mais essa tecnologia que é a de aplicar sólidos utilizando o autopropelido.

O conteúdo programático inclui assuntos como:

– Fertilizantes e corretivos com distribuidor autopropelido

– Aspectos legais e de segurança na aplicação de fertilizantes e corretivos

– Aplicação de corretivos e fertilizantes com distribuidor autopropelido

– A agricultura de precisão na distribuição de fertilizantes e corretivos

Leia Também:  Supostos organizadores do Dia do Fogo são alvos de operação em Colniza

– Barra de luzes e o piloto automático na agricultura de precisão

– Distribuidor de corretivos e fertilizantes autopropelido

– Cabine do distribuidor

– Parâmetros da aplicação de corretivos e fertilizantes

– Revisão dos componentes do distribuidor de corretivos e fertilizantes do distribuidor

– Configuração do distribuidor conforme o produto a ser aplicado

– Regulagens e calibrações do distribuidor

– Aplicação do produto

Já a Operação de escavadeira hidráulica é presencial com carga horária de 40 horas. O objetivo é que o participante aprenda a operar a escavadeira hidráulica de acordo com a recomendação do manual do operador. É importante destacar que a escavadeira é uma máquina de grande utilidade para o setor rural e da construção civil e para ser manuseada precisa de profissionais qualificados. O curso capacitará o operador a exercer o trabalho com eficácia e respeito às Normas de Segurança.

Conteúdo programático inclui assuntos como:

– Legislação

– Normas regulamentadoras da atividade

– Saúde e Segurança do Trabalho

– Conceito e histórico da escavadeira hidráulica

– Configuração de uma escavadeira: carro superior e inferior

– Utilização dos implementos de escavadeira hidráulica

Leia Também:  Votorantim oferta vagas para curso gratuito de qualificação profissional para pessoas com deficiência

– Importância da cabine do operador

– Verificação dos níveis dos sistemas

– Componentes da escavadeira hidráulica

– Deslocamento operacional da escavadeira hidráulica;

– Operação de escavação

– Movimentação de carga

Crédito: Aline Lima

Colheita de Talentos – Após concluir os cursos do Senar-MT, os participantes têm seus currículos cadastrados no Colheita de Talentos, que é plataforma do Senar-MT que tem como objetivo aproximar as empresas do agro e produtores rurais interessados em contratar profissionais qualificados e as pessoas qualificadas pelo Senar-MT.

Parcerias – para realizar as aulas práticas nos Centros de Treinamentos do Senar-MT conta com dezenas de parceiros. Dentre eles,os abaixo relacionados.

Centro Oeste Máquinas – Massey Ferguson.

Terra Premium – New Holland.

Agrofito – Case.

Jorge Máquinas Agrícolas – Plataforma.

Guimáquina – Jacto.

Grupo Vamos – Fendt.

Fazenda Guarita – Joel Strobel.

Rota Oeste – PC Deer.

Sotreq – PC Caterpillar.

IMA Rondonópolis.

Fazenda Red River – Ronaldo Alves Batista Pinto.

Comentários Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA