Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cuiabá

Intenção de consumo entre os cuiabanos recua no início de ano

A pesquisa que mede a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) atingiu 114,1 pontos em janeiro, registrando o segundo recuo consecutivo do levantamento realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e analisado pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT). Apesar da queda de 2,1% sobre mês anterior, o índice atual segue 3,7% maior no comparativo anual, quando somava 110 pontos.

Todos os componentes demonstram queda mensal, com destaque para o Nível de Consumo Atual, que caiu 6,2%, e o Acesso ao Crédito (Compra a Prazo), com recuo de 5,9%. Apesar do recuo no mês, o presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, destacou a permanência do índice acima da zona de satisfação.

“Em todo início de ano, observamos essa queda pontual na pesquisa. Mesmo assim, os componentes mostram valores positivos, indicando um grau de satisfação por parte do consumidor. A mesma situação pode ser observada na média nacional, que, inclusive, apresentou uma leve melhora na variação mensal”, disse Wenceslau Júnior.

Leia Também:  Polícia Civil prende funcionário por furtos de mercadorias de transportadora estimados em R$ 500 mil

O ICF nacional de janeiro apresentou crescimento de 0,2% no mês, chegando aos 104,9 pontos, impulsionado, principalmente, pelo consumo de bens duráveis, que teve o segundo aumento consecutivo. No entanto, a média atual está 0,9% menor no comparativo com janeiro de 2024.

Com relação ao acesso ao crédito, o presidente da Federação explicou que o aumento dos juros pode impactar no consumo das famílias, uma vez que essa modalidade de compra contribui para o aquecimento do comércio. “Para impulsionar as compras de maior valor agregado, os comerciantes devem buscar alternativas para minimizar o impacto da alta dos juros, oferecendo mais incentivos, como prazos e descontos”.

Mesmo com o recuo mensal no componente que avalia a situação da renda atual das famílias, 56,6% dos respondentes avaliaram que melhorou em um ano e 24,2% consideraram como igual. Apenas 19% dos respondentes avaliaram como pior a situação atual da renda em comparação com o mesmo período do ano passado.

Assim como na capital, a situação atual do emprego também registrou recuo na média nacional. Ambos os componentes da pesquisa ainda mostram índices elevados, o que demonstra que os consumidores estão confiantes no mercado de trabalho. Para os próximos meses, a avaliação é que a Perspectiva Profissional seja positiva para a maioria dos respondentes.

Leia Também:  Março Lilás: Câmara de Cuiabá reforça conscientização sobre câncer de colo do útero

O Sistema S do Comércio em Mato Grosso, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF-MT, é presidido pelo empresário José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Comentários Facebook

Cuiabá

Katiuscia visita Jardim Universitário e reforça compromisso com melhorias na infraestrutura

24/03/2025
Katiuscia visita Jardim Universitário e reforça compromisso com melhorias na infraestrutura
Carolina Miranda – Assessora de Imprensa da Vereadora Katiuscia Manteli
A semana da primeira-secretária, vereadora Katiuscia Manteli, começou com uma visita aos bairros Jardim Universitário, Residencial Acácia do Coxipó e Residencial Topázio para verificar as demandas e necessidades emergentes dos moradores. Entre as principais solicitações estão a limpeza de ruas e canteiros principais, revitalização, limpeza e manutenção da Praça da Rua 27, instalação de dois pontos de ônibus, operação tapa-buracos na rua principal do ônibus e desobstrução de bocas de lobo.&nbsp
A vereadora esteve acompanhada do presidente do bairro, Elizeu dos Santos Ferreira, e demais lideranças comunitárias, reforçando seu compromisso com a comunidade e a qualidade de vida da população cuiabana.&nbsp
“O Jardim Universitário, assim como os residenciais Acácia e Topázio, estão entre nossas prioridades. O presidente esteve em nosso gabinete na semana passada, pediu nosso apoio e viemos verificar de perto as demandas. Contem com a gente para buscar melhorias e soluções para as demandas do bairro”, afirmou.
Katiuscia destacou que seguirá apresentando novas indicações à Prefeitura, junto às Secretarias de Ordem Pública, Obras, Mobilidade Urbana e Limpurb.&nbsp
“Diariamente, recebemos dezenas de pedidos de socorro, especialmente dos bairros mais periféricos. Estamos levando essas demandas ao secretário Reginaldo, e muitas já foram atendidas, visando melhorias na infraestrutura e na qualidade de vida dos moradores da região. Nosso compromisso é levar as demandas da população à administração municipal e buscar soluções eficazes para os problemas que impactam o cotidiano dos cuiabanos. Continuaremos apresentando propostas que promovam melhorias na infraestrutura e no bem-estar de todos”, concluiu a vereadora.
Para solicitar uma visita ou apresentar alguma indicação, entre em contato pelo número (65) 99278-0232.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Março Lilás: Câmara de Cuiabá reforça conscientização sobre câncer de colo do útero

Comentários Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA