Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Politica MT

'Isso agora é passado e vamos para frente', diz Delegado Claudinei após eleição da Mesa

Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

Por Sandra Costa/ Assessoria de Gabinete

Primeiro delegado eleito deputado estadual em Mato Grosso, Delegado Claudinei (PSL), que tomou posse como parlamentar na manhã dessa sexta-feira (1º), disse que eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa é passado e o momento é de unir forças para o bem de Mato Grosso. Claudinei foi um dos que votou contra a chapa única que reconduziu o deputado estadual, Eduardo Botelho (DEM), à presidência da Casa de Leis.

"Foram 20 votos a favor, três não e um em branco. Realmente aquela conta que eles estavam divulgando para o atual presidente. Mas, isso agora é passado e vamos para frente. Parabenizei o deputado Botelho após a eleição da Mesa e agora é iniciar os trabalhos a partir de segunda-feira (4) com muita força de vontade, pois temos muitas coisas urgentes para analisar e votar", declara Claudinei.

Segundo o parlamentar, diante o caos financeiro pelo qual passa o estado de Mato Grosso, o Poder Legislativo precisa debater e encontrar uma solução, principalmente, para os problemas enfrentados pelos servidores públicos do Estado.

Leia Também:  Membros da Comissão de Saúde pedem vistas ao PL que prevê denominação das alas do Hospital Central

"Os servidores estão passando sufoco com atrasos de salários e de décimo terceiro, o Reajuste Geral Anual (RGA). Isso vai demandar muita discussão desse Parlamento e não podemos mais perder tempo com questão de eleição de Mesa Diretora. Falei para o Botelho e para deputada Janaína que agora temos que unir forças pensando sempre para o melhor de Mato Grosso e é isso que vamos fazer".

DELEGADO CLAUDINEI (PSL) – Com 17 anos de serviço prestado à Polícia Civil na região Sul, Claudinei Lopes (PSL), é o primeiro delegado eleito como deputado estadual da história da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).

Natural de Marinalva (Paraná), Claudinei tem 48 anos e foi eleito deputado estadual em sua primeira disputa eleitoral, obtendo 29.998 votos, o quinto mais votado para o Parlamento.

 Mais Informações:
Tel: (65) 9996-5666

Comentários Facebook

Politica MT

Lúdio defende reajuste aos servidores públicos de todas as categorias, após aprovação para trabalhadores do TJ

O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) defendeu que sejam concedidos reajustes aos servidores públicos de todas as categorias em Mato Grosso, a exemplo do projeto de lei aprovado em 1ª votação para os trabalhadores do Poder Judiciário na última quarta-feira (22). Lúdio destacou que a arrecadação do estado cresceu, em média, cerca de 25% por ano desde 2019 e que há margem financeira para quitar, por exemplo, os 19,52% da Revisão Geral Anual (RGA) em atraso dos servidores do Poder Executivo.

O PL nº 1398/2025, que dá um reajuste de 6,8% aos servidores do Poder Judiciário, foi aprovado em 1ª votação na Assembleia Legislativa com resistência dos deputados da base do governador Mauro Mendes (União Brasil). Lúdio atuou pela aprovação do projeto, que teve oito votos favoráveis, e agora segue para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) antes de voltar para 2ª votação no Plenário da Assembleia.

“Eu não entendo, sinceramente, essa pressão que o governador está fazendo sobre os deputados para que o projeto seja rejeitado, a não ser por maldade, pura e simples. Nós queremos RGA, inclusive as perdas acumuladas, para todos os servidores públicos do Estado de Mato Grosso, de todos os Poderes. Nós queremos ver o fim do confisco das aposentadorias e pensões no Estado de Mato Grosso. Mas é preciso que cada chefe de Poder encaminhe esses projetos de lei para que sejam votados. Eu quero que o governador encaminhe projeto de lei para a Assembleia votar recuperando as RGAs perdidas. Eu quero que o governador encaminhe projeto de lei dando reajuste aos servidores do Poder Executivo. Não podemos penalizar os servidores do Poder Judiciário porque o governador não faz o que deveria fazer, que é remunerar de forma decente os seus servidores”, declarou.

Leia Também:  Dr. João será o relator de projeto que denomina ambientes do Hospital Central

Na avaliação do deputado, é preciso mobilização dos servidores do Tribunal de Justiça para aprovar o projeto em 2ª votação, por causa da articulação do governo contra o projeto. Ele afirmou que o Judiciário está dando o exemplo do que deveria ser realizado em todos os demais Poderes. “Na leitura do governo estadual, aprovar um reajuste para os servidores do TJ vai criar uma onda de movimentos dos servidores de todos os Poderes por reajuste, o que na minha opinião é positivo”, disse.

“Eu defendo todos os servidores, de todas as categorias, de todos os Poderes e de todas as carreiras, porque são os servidores que fazem o serviço público acontecer. Qualquer avanço que a gente consiga para um segmento fortalece a luta dos demais. E se os deputados que votaram contra defendem que os outros servidores sejam atendidos, que eles busquem diálogo com o governador para que encaminhe projeto de lei concedendo reajuste ou RGA que não foi paga até agora. A arrecadação de Mato Grosso cresceu, em média, 25% todos os anos desde 2019. O percentual que é aplicado em despesa com pessoal, hoje, está abaixo de 40%. Então, tem uma margem que permite ao Estado pagar todo o RGA atrasado e ainda programar ganhos reais ao longo do tempo. Margem financeira para isso existe, o que não existe é vontade política do atual governo”, argumentou Lúdio.

Leia Também:  Projeto de Paulo Araújo propõe QR Code obrigatório em bebidas alcoólicas para garantir autenticidade e segurança ao consumidor

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA