Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Politica MT

Lei é sancionada e Corrida de Reis entra no calendário oficial do estado

Foto: JLSiqueira

/

Secretaria de Comunicação Social

O governador Mauro Mendes (DEM) sancionou a Lei nº 10.820,  de autoria do deputado estadual Wilson Santos (PSDB), que insere no calendário oficial de eventos do Estado de Mato Grosso a Corrida de Reis, que ocorre anualmente no mês de janeiro.

De acordo com a lei, o Executivo adotará as providências necessárias para a inclusão da Corrida de Reis no Calendário Oficial do Estado, bem como para a realização de eventos socioculturais alusivos à corrida.

O Governo do Estado, junto com as entidades que cuidam dos interesses do evento e com a participação de outras entidades públicas e privadas, adotará as providências necessárias para o cumprimento do objetivo desta Lei.

A Corrida de Reis foi realizada pela primeira vez em 1984, organizada e realizada pela TV Centro América.

O nome da prova surgiu em homenagem aos Três Reis Magos (data religiosa comemorada no dia 6 de janeiro) e reunia nos primeiros anos da competição, uma média de 200 a 300 corredores, a maioria atletas de Mato Grosso.

Leia Também:  Comissão de Trabalho da ALMT analisa 35 projetos em reunião ordinária

Com o passar dos anos, a Corrida de Reis cresceu e ganhou reconhecimento em todo o país e internacionalmente.

O evento é transmitido ao vivo na íntegra para todo o estado de Mato Grosso e também ganha projeção internacional através da TV Globo e a SporTV.

Premiação

A premiação da Corrida de Reis é uma das mais atraentes do país. São entregues aos primeiros colocados dois carros zero km, um para o masculino e outro para o feminino.

Além disso, prêmios em dinheiro distribuídos entre ganhadores da categoria especial, faixa etária e atletas que ficaram de 2ª a 5ª colocação na categoria geral.

São 15 mil atletas que saem da Ponte Sérgio Motta, em Várzea Grande, chegando em frente à praça das Bandeiras, em Cuiabá, completando o percurso de 10km.

Comentários Facebook

Politica MT

Juca do Guaraná viabiliza R$ 450 mil para implantação do Banco de Leite do Hospital Regional de Sorriso

O deputado estadual Juca do Guaraná (MDB) anunciou o envio de R$ 450 mil em recursos para a implantação do Banco de Leite Humano no Hospital Regional de Sorriso. O parlamentar se reuniu nesta quarta-feira (16.04) com o chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, para viabilizar o envio da emenda ao município.

A solicitação da instalação de um banco de leite na cidade foi feita pelo vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Emerson Farias (PL), que destacou a necessidade da estrutura para atender mães e recém-nascidos da região. Também esteve presente na reunião o vereador Toco Baggio (PSDB).

A implantação do banco de leite representa um avanço importante na área da saúde materno-infantil. Essas unidades são essenciais para garantir a alimentação adequada de bebês prematuros ou com baixo peso, especialmente quando as mães não conseguem amamentar diretamente. Além de oferecer leite pasteurizado com segurança, os bancos também promovem o aleitamento materno e orientam mães doadoras.

“Investir em um banco de leite é investir na vida de milhares de recém-nascidos e no apoio às mães que desejam amamentar, mas precisam de suporte. Essa estrutura salva vidas e fortalece as famílias. Meu trabalho como parlamentar é cuidar para que a saúde chegue a todo o nosso estado”, afirmou o deputado.

Leia Também:  Juca do Guaraná inicia levantamento de bairros sem asfalto em Cuiabá

A expectativa é de que o recurso acelere o processo de estruturação do banco de leite que atenderá toda a região norte do estado.

Sala de Amamentação – Juca também relembrou uma importante iniciativa durante sua gestão como presidente da Câmara de Cuiabá, quando implantou a segunda sala de amamentação do Brasil dentro de um Parlamento municipal. A ação teve como objetivo promover um ambiente acolhedor para as servidoras e mães que frequentam a Casa, além de estimular a cultura do aleitamento materno.

“Na época, fizemos questão de implantar a sala de amamentação na Câmara porque acreditamos que o incentivo ao aleitamento começa com a criação de espaços seguros e adequados para as mães. Foi uma das ações que mais me marcou como gestor e cidadão”, destacou.

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA