Mato Grosso cria mais de 32 mil vagas e tem serviços como motor do crescimento
Mato Grosso gerou saldo positivo de 32.275 vagas com carteira assinada, sendo o setor de Serviços o carro-chefe com a geração de 13.993 empregos de janeiro a maio de 2025. Na sequência está a Construção Civil (+8.118), Indústria (+3.881), Comércio (+3.158) e Agropecuária (+3.131).
Entre os serviços, as contratações foram puxadas por atividades em escritórios, serviços para edifícios, educação e saúde. Já na Construção Civil, as obras de infraestrutura se destacaram: só este segmento contratou 4.291 trabalhadores no período.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda, as obras estruturantes do Governo do Estado com a construção de rodovias, pontes, orlas, hospitais, reforma de escolas tem papel importante na geração de empregos.
“Temos obras no Estado todo, mas o que podemos observar é que todos os setores econômicos de Mato Grosso tiveram saldos positivos na geração de emprego. Não há política pública mais eficiente do que permitir que o cidadão tenha trabalho e consiga dar o melhor para a sua família”, comentou.
Dentro do setor de Serviços, o Turismo também apresentou saldo positivo com a geração de 2,4 mil novas vagas de emprego de janeiro a maio de 2025, um desempenho 5% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram gerados 2.284 empregos de carteira assinada.
O segmento de transporte terrestre liderou o crescimento, apresentando um saldo positivo de 1.160 empregados, seguido por alojamento e alimentação, que abriu 785 novos postos de trabalho.
Das 32.275 novas vagas abertas em Mato Grosso neste ano, a maioria foi ocupada por jovens de 18 a 24 anos com ensino médio completo. Foram 19.273 empregos para homens e 13.048 vagas para mulheres. Deste total, 763 foram ocupados por estrangeiros e 703 por menores aprendizes.
Ager intensifica fiscalização no transporte intermunicipal de passageiros entre Cuiabá, Várzea Grande e Santo Antônio de Leverger
A Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso (Ager-MT) realizou nos dias 15 e 16 de julho uma operação de fiscalização intensiva nos serviços de transporte intermunicipal de passageiros entre os municípios de Cuiabá e Várzea Grande e entre Cuiabá e Santo Antônio de Leverger. A ação, coordenada pela Superintendência Reguladora de Transporte Rodoviário, teve como foco principal o cumprimento do novo quadro de horários estabelecido para as linhas que operam os trechos.
O objetivo foi verificar a regularidade da prestação dos serviços, com atenção especial à pontualidade dos horários programados, a fim de garantir maior qualidade e previsibilidade para os usuários do transporte público da região metropolitana.
As fiscalizações contemplaram pontos estratégicos de embarque e desembarque de passageiros. No dia 15, os inspetores reguladores da Agência atuaram no Terminal de Integração André Maggi, em Várzea Grande, verificando os horários de todas as linhas intermunicipais urbanas. Em Cuiabá, a fiscalização foi realizada nas imediações do Santuário Eucarístico Nossa Senhora do Bom Despacho, com foco nas linhas que operam entre a Capital e o município de Santo Antônio de Leverger.
Já na quarta-feira (16), os trabalhos se concentraram no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, local de partida de diversas linhas intermunicipais, e na Arena Pantanal, em Cuiabá, com a checagem das linhas 08A, 08B e 08C. Os inspetores reguladores também deram continuidade à fiscalização da linha Cuiabá x Santo Antônio de Leverger, na região do Santuário Eucarístico Nossa Senhora do Bom Despacho.
“A atividade fiscalizatória também permite checar a veracidade das reclamações recebidas pela ouvidoria da Ager, trazendo respostas ao usuário do transporte, seja por meio de aplicação de multas à concessionária, como também pela exigência do cumprimento fiel das obrigações contratuais”, declarou o diretor regulador de Transportes e Rodovias da Ager, José Ricardo Elias.
Segundo o superintendente regulador da autarquia, Silvio Filho, as fiscalizações de rotina são essenciais para aprimorar o sistema de transporte intermunicipal, garantindo que as empresas concessionárias cumpram suas obrigações contratuais, especialmente no que diz respeito à pontualidade, segurança e conforto dos passageiros.
“A atuação da Agência teve como prioridade assegurar que o transporte público atenda com qualidade e regularidade os usuários da região metropolitana. O cumprimento dos horários programados é fundamental para o atendimento adequado da população no serviço prestado, e, por isso, estamos intensificando o monitoramento e cobrando das empresas o devido cumprimento das regras estabelecidas”, afirmou.
Ouvidoria Ager
Para sugestões, reclamações, pedidos de informações, elogios e/ou denúncias sobre transportes coletivos intermunicipais, os passageiros devem entrar em contato com a Ouvidoria da Ager, pelo site www.ager.mt.gov.br/ouvidoria ou pelos números de telefones 0800 647 6464 (ligação gratuita) e/ou (65) 9 9675-8719 (WhatsApp).
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