Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Matrículas para escolas de VG e demais cidades de MT serão nesta terça e quarta

A terceira etapa das matrículas web 2019 será nesta terça e quarta-feira (15 e 16) para as escolas estaduais de Várzea Grande e dos demais municípios do interior de Mato Grosso. A rede estadual conta hoje com 765 escolas distribuídas em todos os municípios, atendendo uma média de 370 mil alunos. Desse total, 294 unidades educacionais disponibilizarão as matrículas pela internet, as demais serão presenciais.

Em Várzea Grande, 41 escolas estaduais terão o sistema de matricula web, sendo presencial apenas o Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja), escola do campo e escola de educação especial. Em Rondonópolis (a 212 quilômetros ao sul da Capital), são 32 escolas com a plataforma matrícula web. As escolas confessionais, Ceja e Escola Militar não participam.

Segundo Rodrigo Jacob, responsável pela plataforma da matrícula web, as vagas estarão parametrizadas para todo o Estado – exceto Cuiabá, que já realizou o processo de matrículas – após as 18 horas desta segunda-feira (14). Com isso, os pais ou responsáveis já poderão visualizar as vagas ofertadas por escolas do ensino fundamental e médio. Para isso é necessário fazer o cadastro no sistema e obter o login e senha.

Leia Também:  Procon leva palestra sobre consumo e boas práticas para população e comerciantes de Primavera do Leste

As matrículas web iniciarão a partir das 8 horas. Após reservar a vaga e fazer a impressão do documento, pais ou responsáveis deverão procurar, num prazo de 24 horas, a escola para a confirmação da matrícula.

Apoio

A Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) disponibilizará oito computadores instalados no auditório da sede para atender pais ou responsáveis, com uma equipe para tirar todas as dúvidas. “Muitos não possuem computador em casa e precisam desse apoio. Além disso, a plataforma não está disponível para celular, apenas para computador e notebook”, informa Rodrigo Jacob.

Comentários Facebook

Mato Grosso

Indea envia 24 toneladas de agrotóxicos falsificados para destruição

O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea) enviou para destruição, através de incineração, 24 toneladas de agrotóxicos falsificados ou contrabandeados, acumulados ao longo de apreensões realizadas nos últimos anos, em sete municípios, em ações em conjunto entre os órgãos, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O carregamento de dois caminhões lotados com a carga irregular foi finalizado nesta semana, em Primavera do Leste, onde foram concentrados os trabalhos de coleta, preparação e transporte, com destino a uma empresa em Goiás. Lá, toda a carga será incinerada em fornos com temperatura superior a 1.000 °C.

O servidor do Indea em Primavera do Leste, Daniel de Oliveira Souza, explica que, todo o processo de envio das 24 toneladas de agrotóxicos irregulares obedeceu às rígidas leis e normas específicas que visam proteger a saúde humana e o meio ambiente. “O transporte dessa carga incluiu o acondicionamento em sacos plásticos, a transferência para tambores metálicos lacrados e finalizando com selagem das tampas utilizando lacres de aço”, narra Daniel de Oliveira.

Leia Também:  Estudantes de 12 a 14 anos disputam títulos estaduais de modalidades coletivas no Jogos Escolares Mato-grossenses


O coordenador de Defesa Sanitária Vegetal, Edson Ramos, ressalta os sérios riscos para quem transporta, adquire ou faz uso de defensivos agrícolas contrabandeados. “Todo esse material enviado para ser destruído não tem garantia de segurança ao trabalhador, podendo causar intoxicações, são produtos com alto risco à saúde humana e ao meio ambiente, e sem qualquer comprovação de qualidade e eficiência”, acrescenta Edson Ramos.

Apreensões

Em 2024 o Indea, responsável por fiscalizar e controlar o uso de agrotóxicos em Mato Grosso, incluindo a verificação da origem e qualidade dos produtos comercializados, realizou no total 338 apreensões de agrotóxicos em situação irregular. Neste ano, até esta quinta-feira (10.7), esse número está em 132 apreensões.

Em cada apreensão, uma empresa, devidamente registrada e autorizada pelo Indea, é definida para ser fiel depositária, ou seja, para guarda da carga irregular, até que seja feita a destruição adequada.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA