Destaque

Monitoramento de estradas estaduais por câmeras pode ser realidade com Fethab

O monitoramento das estradas estaduais pela polícia por meio de “câmeras inteligentes” pode se tornar uma realidade com os investimentos do novo Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab). O secretário de Segurança Pública de Mato Grosso, Alexandre Bustamante, afirma que o serviço está na lista de prioridades da pasta.

A intenção é barrar quadrilhas que atuam no roubo de defensivos agrícolas a partir da intensificação do trabalho de inteligência. “É importante para Secretaria de Segurança Pública saber quem trafega e que hora trafega pelas rodovias estaduais. Com isso, conseguimos medir o fluxo de veículos que muitas vezes são usados para roubo”, exemplificou ele.

Fiscalização realizada pela equipe da segurança pública e a Prefeitura de Cuiabá na MT-010 – Foto: Lenine Martins/Sesp-MT

Bustamante acrescenta que novos aportes ajudarão a melhorar o trabalho de investigação de cargas roubadas, com ênfase nos produtos agropecuários, ainda recorrentes em Mato Grosso. “Se nós tivermos aqui a instalação de câmeras com tecnologia OCR (monitoramento inteligente) vai facilitar a investigação”, disse o secretário.

Leia Também:  Produtor rural Hugo Henrique Garcia é eleito presidente da APROFIR MT

Novo Fethab

A Segurança Pública está entre os setores contemplados com parte do recolhimento do Fethab. Do total de contribuições, 65% serão destinadas ao Tesouro estadual, para ações nas áreas de segurança pública, educação e assistência social. O projeto de lei encaminhado pelo Governo do Estado à Assembleia Legislativa altera a lei atual do Funda e amplia a base de arrecadação, incidente sobre as operações de commodities, incluindo as exportações.

O Fethab não se trata de um imposto e a contribuição é facultativa. No entanto, o contribuinte que aderir ao Fundo continua a ter acesso ao regime especial na apuração e recolhimento mensal do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) tributado nas operações interestaduais e exportação.

Comentários Facebook

Destaque

Operação Sick Soul é deflagrada contra o tráfico de drogas

A Operação Sick Soul foi deflagrada na manhã desta segunda-feira (04.12), no município de Cáceres (225 km a oeste de Cuiabá), para coibir o tráfico de drogas em pontos específicos da cidade.

A ação coordenada pela 1ª Delegacia da Polícia Civil de Cáceres, foi idealizada pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal, com apoio da Polícia Militar, Perícia Oficial e Identificação Técnica, Corpo de Bombeiro Militar, Secretaria de Assistência Social do Município, Secretaria de Saúde do Município e Delegacia Especial de Fronteira (Defron).

O trabalho de cunho social e preventivo contou também com a participação dos cães farejadores do Canil do Grupo Especial da Fronteira (Gefron) e de membros de igrejas evangélicas.

Um dos locais abordados pelos profissionais da Segurança Pública e Órgãos parceiros foi a região conhecida “Vila Rainha” ou “Vila Azul”, onde se aglomeram vários usuários de entorpecentes.

Nesse ponto há intenso tráfico de drogas, além de crimes como furto, roubo, lesão corporal, receptação e até homicídios.

Leia Também:  Operação Sick Soul é deflagrada contra o tráfico de drogas

Segundo levantamento estatístico, no último mês foram registrados quatro tentativas de homicídio e um homicídio consumado, na região.

Além da atuação repressiva de combate ao comércio de entorpecentes, os usuários abordados nos locais, foram levados para um centro de acolhimento.

Eles passarão por atendimento médico e psicossocial e, caso, queiram, serão encaminhados para centros de reabilitação de dependentes químicos.

Foram destruídas estruturas montadas para o uso e venda de drogas.

Comentários Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA