Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

MT amplia participação no Valor de Transformação Industrial e mantém desempenho positivo da indústria em 2025

Mato Grosso segue consolidando sua posição de destaque no cenário industrial brasileiro. De acordo com a Pesquisa Industrial Anual, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Estado ampliou sua participação no Valor de Transformação Industrial (VTI) e registrou crescimento na produção industrial no acumulado de janeiro a abril de 2025, frente ao mesmo período do ano anterior.

O VTI, que mede o valor gerado efetivamente pela indústria ao subtrair os custos dos insumos do valor bruto da produção, teve expansão significativa em Mato Grosso. Em dez anos, o Estado elevou sua participação no indicador dentro da região Centro-Oeste de 24,8% para 26,8%, um ganho de dois pontos percentuais.

Segundo Anderson Lombardi, secretário adjunto de Indústria, Comércio e Incentivos Programáticos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT), os bons resultados refletem a estratégia adotada por Mato Grosso para fomentar o ambiente de negócios e atrair investimentos.

“Mato Grosso é o Estado que mais investe no Brasil. Aplicamos 20% de toda a nossa receita corrente líquida em infraestrutura, o que representa uma devolução concreta à sociedade dos recursos arrecadados com impostos”, afirmou.

Leia Também:  MP mantém Atendimento Pré-Hospitalar pelo Corpo de Bombeiros na Baixada Cuiabana

Além do avanço no VTI, o Estado também registrou alta de 1,2% na produção industrial no primeiro quadrimestre de 2025, comparado ao mesmo período de 2024.

Nos últimos 12 meses, a produção industrial em Mato Grosso acumula alta de 3,6%, o que indica uma trajetória consistente de expansão e maturidade do setor, força e resiliência.

O crescimento da indústria em Mato Grosso é fortemente impulsionado pelos setores de alimentos e biocombustíveis, que sustentam a base da agroindústria local. O estado é o segundo maior produtor de etanol do país e lidera a produção de etanol de milho, com 11 biorrefinarias em operação, o maior número de empreendimentos desse tipo no Brasil.

“Desde 2019, o Estado passou a oferecer segurança jurídica aos investidores com a modernização da legislação tributária. Na mesma lei que trouxe essa garantia, também reformulamos os benefícios fiscais, que hoje estão entre os melhores do país. Contamos com matéria-prima em abundância, infraestrutura logística em constante expansão, como estradas pavimentadas e ferrovias, além de investimentos em saúde, educação e um ambiente de negócios que chama atenção de investidores do Brasil e do mundo”, completou Lombardi.

Leia Também:  SES promove capacitação sobre gestão de emergências em saúde

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Ager intensifica fiscalização no transporte intermunicipal de passageiros entre Cuiabá, Várzea Grande e Santo Antônio de Leverger

A Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso (Ager-MT) realizou nos dias 15 e 16 de julho uma operação de fiscalização intensiva nos serviços de transporte intermunicipal de passageiros entre os municípios de Cuiabá e Várzea Grande e entre Cuiabá e Santo Antônio de Leverger. A ação, coordenada pela Superintendência Reguladora de Transporte Rodoviário, teve como foco principal o cumprimento do novo quadro de horários estabelecido para as linhas que operam os trechos.

O objetivo foi verificar a regularidade da prestação dos serviços, com atenção especial à pontualidade dos horários programados, a fim de garantir maior qualidade e previsibilidade para os usuários do transporte público da região metropolitana.

As fiscalizações contemplaram pontos estratégicos de embarque e desembarque de passageiros. No dia 15, os inspetores reguladores da Agência atuaram no Terminal de Integração André Maggi, em Várzea Grande, verificando os horários de todas as linhas intermunicipais urbanas. Em Cuiabá, a fiscalização foi realizada nas imediações do Santuário Eucarístico Nossa Senhora do Bom Despacho, com foco nas linhas que operam entre a Capital e o município de Santo Antônio de Leverger.

Leia Também:  Primeira-dama de MT e Setasc entregam cestas, filtros e kits de higiene em aldeia indígena de Campinápolis

Já na quarta-feira (16), os trabalhos se concentraram no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, local de partida de diversas linhas intermunicipais, e na Arena Pantanal, em Cuiabá, com a checagem das linhas 08A, 08B e 08C. Os inspetores reguladores também deram continuidade à fiscalização da linha Cuiabá x Santo Antônio de Leverger, na região do Santuário Eucarístico Nossa Senhora do Bom Despacho.


“A atividade fiscalizatória também permite checar a veracidade das reclamações recebidas pela ouvidoria da Ager, trazendo respostas ao usuário do transporte, seja por meio de aplicação de multas à concessionária, como também pela exigência do cumprimento fiel das obrigações contratuais”, declarou o diretor regulador de Transportes e Rodovias da Ager, José Ricardo Elias.

Segundo o superintendente regulador da autarquia, Silvio Filho, as fiscalizações de rotina são essenciais para aprimorar o sistema de transporte intermunicipal, garantindo que as empresas concessionárias cumpram suas obrigações contratuais, especialmente no que diz respeito à pontualidade, segurança e conforto dos passageiros.

Leia Também:  Vigia Mais MT auxilia na captura de homem com mandado em aberto em Cuiabá

“A atuação da Agência teve como prioridade assegurar que o transporte público atenda com qualidade e regularidade os usuários da região metropolitana. O cumprimento dos horários programados é fundamental para o atendimento adequado da população no serviço prestado, e, por isso, estamos intensificando o monitoramento e cobrando das empresas o devido cumprimento das regras estabelecidas”, afirmou.

Ouvidoria Ager

Para sugestões, reclamações, pedidos de informações, elogios e/ou denúncias sobre transportes coletivos intermunicipais, os passageiros devem entrar em contato com a Ouvidoria da Ager, pelo site www.ager.mt.gov.br/ouvidoria ou pelos números de telefones 0800 647 6464 (ligação gratuita) e/ou (65) 9 9675-8719 (WhatsApp).

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA