Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

MT Hemocentro realiza capacitação em aférese para profissionais da saúde

O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, realizou, entre terça-feira (1º.7) e sexta-feira (4.7), a capacitação em aférese para os profissionais de saúde da unidade e da hemorrede de Cuiabá e Várzea Grande.

Na capacitação, foram abordadas as duas modalidades de aférese: a terapêutica, que tem o objetivo de tratar doenças, eliminando substâncias nocivas por meio do sangue; e a não terapêutica, que tem como finalidade coletar os componentes do sangue do doador para a transfusão.

O objetivo da capacitação é habilitar os profissionais de saúde para realizarem a coleta de sangue por aférese (plaquetas, hemácias e plasma) de forma segura, eficaz e de alta qualidade dentro dos serviços de hemoterapia, com o intuito de proteger os doadores e garantir a qualidade dos produtos hemoterápicos, além de assegurar o cumprimento rigoroso das normas sanitárias.

A programação da capacitação foi organizada em três etapas: fundamentação teórica, que abrange os princípios hematológicos, indicações clínicas e as normativas da ANVISA; técnicas práticas, com operação de equipamentos e acesso aos protocolos padronizados; e estágio supervisionado, com realização de procedimentos reais em doadores e pacientes.

Leia Também:  Primeira-dama de MT entrega cestas do programa SER Família Solidário na Aldeia Santa Clara, em Campinápolis

A máquina usada para realizar a parte prática da capacitação é um equipamento da empresa Haemonetics, que realiza o processo de separação dos componentes do sangue (aférese) — como plaquetas, plasma e hemácias — diretamente de um doador ou paciente.

A enfermeira Mônica Torres, facilitadora da capacitação, destacou a importância de capacitar mais profissionais para melhorar o atendimento ao doador e a quem recebe os componentes que são separados pela máquina.

“A capacitação serve para que a gente tenha uma equipe mais preparada. A equipe que já trabalha aqui passa por uma recapacitação, com a revisão de conceitos, e quem ainda não estava capacitado passa a estar, para atender melhor a demanda do MT Hemocentro. Dessa forma, habilitamos mais profissionais para realizar procedimentos especializados”, destacou.

A médica e pedagoga do Núcleo de Educação Permanente (NEPES) do MT Hemocentro, Maria da Graça Zeferino Campos Lopes, explicou que essas capacitações são essenciais para manter os profissionais atualizados sobre práticas seguras na hemorrede.

“O Núcleo de Educação Permanente tem essa preocupação com a capacitação dos seus servidores. Por isso, a capacitação em aférese é de suma importância. Assim, o atendimento à pessoa que vai receber os componentes será feito com mais qualidade, rapidez e eficiência”, explicou.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros e Prefeitura de Várzea Grande lançam campanha para prevenir queimadas

A enfermeira Renata Brandão, que participa da capacitação, ressaltou que a parte prática é muito importante para que os profissionais entendam como a máquina funciona e possam estar habilitados para usá-la.

“O curso que foi fornecido nos traz muita segurança, pois podemos entrar em contato direto com a máquina, montá-la, ter contato com o paciente e ver como funciona o procedimento. Nós acompanhamos todo o ciclo, desde o início do processo até o momento em que a bolsa é levada para a pessoa que vai receber”, concluiu.

*Sob a supervisão de Ana Lazarini

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Ager intensifica fiscalização no transporte intermunicipal de passageiros entre Cuiabá, Várzea Grande e Santo Antônio de Leverger

A Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso (Ager-MT) realizou nos dias 15 e 16 de julho uma operação de fiscalização intensiva nos serviços de transporte intermunicipal de passageiros entre os municípios de Cuiabá e Várzea Grande e entre Cuiabá e Santo Antônio de Leverger. A ação, coordenada pela Superintendência Reguladora de Transporte Rodoviário, teve como foco principal o cumprimento do novo quadro de horários estabelecido para as linhas que operam os trechos.

O objetivo foi verificar a regularidade da prestação dos serviços, com atenção especial à pontualidade dos horários programados, a fim de garantir maior qualidade e previsibilidade para os usuários do transporte público da região metropolitana.

As fiscalizações contemplaram pontos estratégicos de embarque e desembarque de passageiros. No dia 15, os inspetores reguladores da Agência atuaram no Terminal de Integração André Maggi, em Várzea Grande, verificando os horários de todas as linhas intermunicipais urbanas. Em Cuiabá, a fiscalização foi realizada nas imediações do Santuário Eucarístico Nossa Senhora do Bom Despacho, com foco nas linhas que operam entre a Capital e o município de Santo Antônio de Leverger.

Leia Também:  Família busca socorro no quartel e bombeiros salvam recém-nascida engasgada

Já na quarta-feira (16), os trabalhos se concentraram no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, local de partida de diversas linhas intermunicipais, e na Arena Pantanal, em Cuiabá, com a checagem das linhas 08A, 08B e 08C. Os inspetores reguladores também deram continuidade à fiscalização da linha Cuiabá x Santo Antônio de Leverger, na região do Santuário Eucarístico Nossa Senhora do Bom Despacho.


“A atividade fiscalizatória também permite checar a veracidade das reclamações recebidas pela ouvidoria da Ager, trazendo respostas ao usuário do transporte, seja por meio de aplicação de multas à concessionária, como também pela exigência do cumprimento fiel das obrigações contratuais”, declarou o diretor regulador de Transportes e Rodovias da Ager, José Ricardo Elias.

Segundo o superintendente regulador da autarquia, Silvio Filho, as fiscalizações de rotina são essenciais para aprimorar o sistema de transporte intermunicipal, garantindo que as empresas concessionárias cumpram suas obrigações contratuais, especialmente no que diz respeito à pontualidade, segurança e conforto dos passageiros.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros e Prefeitura de Várzea Grande lançam campanha para prevenir queimadas

“A atuação da Agência teve como prioridade assegurar que o transporte público atenda com qualidade e regularidade os usuários da região metropolitana. O cumprimento dos horários programados é fundamental para o atendimento adequado da população no serviço prestado, e, por isso, estamos intensificando o monitoramento e cobrando das empresas o devido cumprimento das regras estabelecidas”, afirmou.

Ouvidoria Ager

Para sugestões, reclamações, pedidos de informações, elogios e/ou denúncias sobre transportes coletivos intermunicipais, os passageiros devem entrar em contato com a Ouvidoria da Ager, pelo site www.ager.mt.gov.br/ouvidoria ou pelos números de telefones 0800 647 6464 (ligação gratuita) e/ou (65) 9 9675-8719 (WhatsApp).

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA