MTPrev promove capacitação para atendimento inclusivo a pessoas com deficiência
Promover a igualdade e a acessibilidade é essencial para garantir a cidadania plena. Com esse propósito, o Mato Grosso Previdência (MTPrev) realizou na última sexta-feira (27) um treinamento voltado ao atendimento de Pessoas com Deficiência (PCD) e mobilidade reduzida. A capacitação teve como foco orientar sobre práticas que assegurem um atendimento respeitoso, inclusivo e empático.
A oficina foi conduzida por Thais Paula, superintendente estadual de Promoção e Articulação das Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência do Estado de Mato Grosso, que celebrou a iniciativa.
“Fiquei muito feliz, porque foi a primeira vez que um órgão do Estado me convida para falar sobre atendimento ao público com deficiência. O MTPrev sai à frente ao levar conhecimento sobre como abordar e tratar pessoas com deficiência de maneira adequada”, destacou.
Durante a capacitação, Thais abordou a legislação vigente, compartilhou experiências pessoais, e conduziu dinâmicas que ajudaram os participantes a compreender, na prática, os desafios enfrentados por esse público no dia a dia.
Entre as orientações destacadas, Thais ressaltou atitudes fundamentais no atendimento a pessoas com deficiência:
Cumprimente diretamente a pessoa, e não seu acompanhante;
Ofereça ajuda antes de agir, sem presumir a necessidade de auxílio;
Respeite a autonomia, valorizando a independência e a privacidade.
Para a servidora do MTPrev, Leila Hussen Sayed, a palestra foi um momento de aprendizado importante. “Achei a oficina muito boa, principalmente por ensinar como tratar o deficiente físico, especialmente o cego. Infelizmente, vemos muitas pessoas tratando com descaso, e isso é comum nas ruas. A palestra foi gratificante, agregou muito ao nosso conhecimento.”
Segundo a coordenadora de Atendimento Previdenciário, Alexandra Piccin, a capacitação faz parte do Planejamento Estratégico do MTPrev, que visa aprimorar os canais de atendimento com foco em acessibilidade, inclusão e qualificação contínua dos servidores.
“Queremos garantir que todas as pessoas, independentemente de suas limitações, tenham seus direitos respeitados e sejam acolhidas com empatia. Nosso foco é oferecer um atendimento que reconheça a diversidade do público previdenciário e esteja preparado para responder às suas necessidades com sensibilidade e qualidade”, finalizou.
Ager intensifica fiscalização no transporte intermunicipal de passageiros entre Cuiabá, Várzea Grande e Santo Antônio de Leverger
A Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso (Ager-MT) realizou nos dias 15 e 16 de julho uma operação de fiscalização intensiva nos serviços de transporte intermunicipal de passageiros entre os municípios de Cuiabá e Várzea Grande e entre Cuiabá e Santo Antônio de Leverger. A ação, coordenada pela Superintendência Reguladora de Transporte Rodoviário, teve como foco principal o cumprimento do novo quadro de horários estabelecido para as linhas que operam os trechos.
O objetivo foi verificar a regularidade da prestação dos serviços, com atenção especial à pontualidade dos horários programados, a fim de garantir maior qualidade e previsibilidade para os usuários do transporte público da região metropolitana.
As fiscalizações contemplaram pontos estratégicos de embarque e desembarque de passageiros. No dia 15, os inspetores reguladores da Agência atuaram no Terminal de Integração André Maggi, em Várzea Grande, verificando os horários de todas as linhas intermunicipais urbanas. Em Cuiabá, a fiscalização foi realizada nas imediações do Santuário Eucarístico Nossa Senhora do Bom Despacho, com foco nas linhas que operam entre a Capital e o município de Santo Antônio de Leverger.
Já na quarta-feira (16), os trabalhos se concentraram no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, local de partida de diversas linhas intermunicipais, e na Arena Pantanal, em Cuiabá, com a checagem das linhas 08A, 08B e 08C. Os inspetores reguladores também deram continuidade à fiscalização da linha Cuiabá x Santo Antônio de Leverger, na região do Santuário Eucarístico Nossa Senhora do Bom Despacho.
“A atividade fiscalizatória também permite checar a veracidade das reclamações recebidas pela ouvidoria da Ager, trazendo respostas ao usuário do transporte, seja por meio de aplicação de multas à concessionária, como também pela exigência do cumprimento fiel das obrigações contratuais”, declarou o diretor regulador de Transportes e Rodovias da Ager, José Ricardo Elias.
Segundo o superintendente regulador da autarquia, Silvio Filho, as fiscalizações de rotina são essenciais para aprimorar o sistema de transporte intermunicipal, garantindo que as empresas concessionárias cumpram suas obrigações contratuais, especialmente no que diz respeito à pontualidade, segurança e conforto dos passageiros.
“A atuação da Agência teve como prioridade assegurar que o transporte público atenda com qualidade e regularidade os usuários da região metropolitana. O cumprimento dos horários programados é fundamental para o atendimento adequado da população no serviço prestado, e, por isso, estamos intensificando o monitoramento e cobrando das empresas o devido cumprimento das regras estabelecidas”, afirmou.
Ouvidoria Ager
Para sugestões, reclamações, pedidos de informações, elogios e/ou denúncias sobre transportes coletivos intermunicipais, os passageiros devem entrar em contato com a Ouvidoria da Ager, pelo site www.ager.mt.gov.br/ouvidoria ou pelos números de telefones 0800 647 6464 (ligação gratuita) e/ou (65) 9 9675-8719 (WhatsApp).