Mato Grosso

Municípios tem até 15 de fevereiro para aderir ao Programa Saúde na Escola

As escolas públicas mato-grossenses tem até o dia 15 de fevereiro para aderir ao proximo ciclo do Programa Saúde na Escola (PSE). A Secretaria de Estado de Saúde é parceira do Governo Federal nesse projeto que fortalece a atenção integração das crianças e dos adolescentes.

O último ciclo do PSE, realizado entre 2017 e 2018, contou com a participação de 1.273 escolas de 136 municípios mato-grossenses, sendo 888 escolas consideradas prioritárias e integradas às áreas de maior vulnerabilidade social.

De acordo com a coordenadora responsável pelo programa em Mato Grosso, Sirley Lima, o PSE contribui para a formação integral dos estudantes. “São desenvolvidas ações de prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem as crianças e os jovens da rede pública de ensino.”

Os municípios que aderirem ao PSE devem promover ações de orientação na área da saúde, como: prevenção ao uso de drogas, avaliação da saúde bucal, atualização de vacinas e instrução sobre os direitos sexuais e reprodutivos. Dentre as principais ações também estão campanha de combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zica, além de prevenção do tracoma (doença que afeta os olhos), hanseníase e verminoses.

Leia Também:  Mulheres ocuparam 82% das novas vagas de emprego geradas em MT em outubro, aponta Caged

O município de Porto Alegre do Norte (MT) é um exemplo do sucesso do PSE. A cidade conta com quatro unidades de saúde urbana e uma unidade rural – todas elas integralmente empenhadas nas ações do Saúde na Escola.

“Estamos adaptando cada ação trabalhada para faixa etária e utilizamos vídeos que chamam a atenção dos alunos para cada tema abordado”, diz a enfermeira Anara Freitas, que atua na região.

Serviço

Para realizar a adesão ao Programa Saúde na Escola, cada secretário municipal de Saúde deve assinar um termo de compromisso e realizar todas as ações previstas pelo programa.

Mais informações sobre o Programa podem ser obtidas pelo número (65) 3613-5415, pelo e-mail [email protected] ou ainda pelo portal http://dab.saude.gov.br/portaldab/pse.php. O acesso deve ser feito com CPF e senha cadastrado como perfil de “gestor municipal”, vinculado ao “módulo PSE”. Caso o gestor não tenha acesso habilitado ou perfil no módulo PSE, o município deverá gerenciar o cadastro com o CNPJ e a senha do FMS.

Comentários Facebook

Destaque

Sine-MT disponibiliza mais de 2,7 mil vagas de emprego nesta semana

Técnico de edificações, auxiliar de limpeza, operador de caixa e zelador são algumas das oportunidades de emprego disponibilizadas nesta semana pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine-MT), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania de Mato Grosso (Setasc). Ao todo, estão disponíveis 2.721 oportunidades nos 34 postos de atendimento, instalados em 31 municípios de Mato Grosso.

Em Cuiabá e Várzea Grande são 420 novas oportunidades de colocação no mercado de trabalho. Entre elas estão 68 vagas para auxiliar de linha de produção, 38 vagas para auxiliar de limpeza, 25 vagas para ajudante de obras, 16 vagas para operador de caixa, 14 vagas para conferente de carga e descarga, 13 vagas para promotor de vendas e 11 vagas para mecânico de manutenção de máquina industrial.

Também estão disponíveis para Cuiabá 10 vagas para repositor de mercadorias, 9 para vendedor interno, 8 para encanador, 6 para cozinheiro de restaurante, 4 para auxiliar de sushiman, três para coveiro, duas para técnico de rede (telecomunicações) e uma vaga para técnico de edificações.

Também estão sendo ofertadas 28 vagas para Pessoas com deficiência (PCD), nas áreas de auxiliar de limpeza, operador de caixa, auxiliar administrativo, ajudante de carga e descarga de mercadoria e vendedor interno.

Leia Também:  Caravana da Coca-Cola: veja datas em Cuiabá, Rondonópolis, Várzea Grande e em mais 6 cidades de Mato Grosso

O município de Sapezal (560 km de Cuiabá) conta com 358 vagas nesta semana. Dentre as oportunidades estão: 105 vagas para auxiliar de linha de produção, 86 para operador de máquina agrícola, 55 para trabalhador agropecuário em geral, 24 para ajudante de carga e descarga de mercadoria, 20 para operador de processo de produção, 10 para ajudante de serviço de (aplicação de produtos agroquímicos), cinco para assistente administrativo, três para motorista de caminhão, três para supervisor de exploração agropecuária, duas para borracheiro e uma vaga para operador de empilhadeira.

Em Rondonópolis (216 km de Cuiabá), 321 vagas estão disponibilizadas, dentre elas: 40 vagas para servente de pedreiro, 32 para operador de caixa, 30 para pedreiro, 15 para repositor em supermercados,14 para carpinteiro, 10 para vendedor de serviços, cinco para técnico em fibras óticas, duas para tratorista agrícola, duas para zelador, uma para classificador de grãos, umas para funileiro de automóveis (reparação), uma para contador e uma vaga para técnico de controle de qualidade.

A unidade de Sinop (476 km de Cuiabá) também contabiliza 254 postos de trabalho disponíveis no Sine-MT. Entre as oportunidades estão: 34 vagas para auxiliar de limpeza, 17 para empacotador a mão,10 para operador de processo de produção, nove para orientador educacional, oito para estoquista, sete para assistente de vendas, três para ajudante de eletricista, duas vagas para auxiliar de dentista, duas para fiscal de prevenção de perdas, uma para jardineiro, uma para nutricionista e uma vaga para engenheiro de meio ambiente.

Leia Também:  Mulheres ocuparam 82% das novas vagas de emprego geradas em MT em outubro, aponta Caged

As vagas ofertadas pela Rede Sine são diárias e a todo momento novas oportunidades são cadastradas.

Atendimento

Além do trabalho de intermediação de mão de obra, o Sine realiza serviço de habilitação do seguro desemprego, atendimento orientado sobre a utilização da Carteira de Trabalho Digital e Previdência Social. É preciso verificar na unidade a disponibilidade das vagas, que são oferecidas diariamente. Os interessados podem comparecer aos postos de atendimento portando documentos pessoais e comprovante de residência, facilitando os trâmites do atendimento.

Na região metropolitana, o horário de atendimento dos Sines, localizados nas unidades do Ganha Tempo Ipiranga e do CPA I, é de 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. Já no Sine no Centro Estadual de Cidadania do Várzea Grande Shopping o horário de funcionamento é de 10h às 18h.

Comentários Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA