Mato Grosso

Novo presidente da Empaer toma posse

Tomou posse nesta quinta-feira (24.01), o novo presidente da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Renaldo Loffi. Sua nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado na terça-feira (22.01). A solenidade ocorreu na sede da empresa, em Cuiabá, e contou com a presença do secretário adjunto de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf), Carlos Alberto Simões de Arruda.

Renaldo é técnico agropecuário e produtor rural. Trabalhou na Empaer na cidade de Sorriso durante 10 anos (1983 a 1993), foi secretário de Agricultura e Meio Ambiente do município (1993 a 2004). No governo do Estado foi secretário de Projetos Estratégicos, secretário adjunto de Agricultura e de Desenvolvimento Regional e superintendente do Consórcio Intermunicipal Alto do Teles Pires.

O novo presidente assume a Empaer no lugar de Cândido dos Santos Rosa Júnior, que atuou à frente da empresa de abril de 2018 a janeiro de 2019. Renaldo destacou que recebeu como um desafio a missão de ser presidente da Empaer e pretende tornar a empresa mais eficiente e atuante no serviço de Assistência Técnica, Extensão Rural (Ater) e inovações tecnológicas com a pesquisa.

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“Hoje estamos discutindo o rumo da empresa e como será daqui pra frente. A minha missão determinada pelo governador Mauro Mendes é resgatar a integração com a Secretaria de Agricultura nos municípios, em beneficio dos 104 mil agricultores familiares do Estado de Mato Grosso. Nosso trabalho é tornar a Empaer eficiente e com resultados para o homem do campo”, esclarece.

Determinado a manter as atividades de orientação e incentivo ao desenvolvimento rural sustentável, o presidente da Empaer, Renaldo esteve reunido com técnicos da empresa na elaboração de um novo modelo de atuação para os nove escritórios regionais localizado nos municípios de Alta Floresta, Barra do Bugres, Barra do Garças, Cáceres, Cuiabá, Juína, Rondonópolis,Sinop e São Félix do Araguaia. E também, um planejamento estratégico para manter o foco em ações objetivas e bem estruturadas para toda a empresa.

Carlos Alberto afirmou que a Seaf é a parceira da Empaer e juntas vão dar continuidade aos trabalhos realizados nas cadeias produtivas, programas e projetos. “Nossa finalidade é realizar um alinhamento entre a Seaf e Empaer em busca da melhor alternativa para garantir os serviços para a agricultura familiar de Mato Grosso, comentou Arruda.

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Destaque

Sefaz-MT identifica fraudes tributárias e autua 72 empresas em R$ 33,4 milhões

A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz) detectou, entre 2022 e 2023, fraudes tributárias cometidas por 72 empresas. As irregularidades foram identificadas durante o mapeamento e fiscalização com o uso de ferramentas de autoria contábil e financeira, em conjunto com outras atividades fiscais da Coordenadoria de Fiscalização de Indústrias e Agronegócio (CFIA), da Superintendência de Fiscalização (Sufis).

As empresas foram autuadas em R$ 33,4 milhões, referentes ao Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e penalidades pelas irregularidades cometidas. Ao todo, foram gerados 179 autos de infração durante o processo de auditoria.

De acordo com a Coordenadoria de Fiscalização da Indústria e Agronegócio (CFIA), a partir de uma empresa auditada foi possível chegar aos outros 71 contribuintes que estavam vinculados a ela e que praticavam crimes contra a ordem tributária.

Para o secretário adjunto da Receita Pública da Sefaz, Fábio Pimenta, o avanço da auditoria contábil e financeira nos processos de fiscalização tem se mostrado um instrumento importante para a recuperação de débitos tributários. Por meio de ferramentas, as equipes examinam as informações declaradas pelos contribuintes e verificam ser os dados e cálculos de impostos realizados estão corretos, correlacionando com declarações de terceiros, a fim de detectar discrepâncias.

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“A auditoria contábil e financeira aliada a fiscal tem sido importante não só na identificação de irregularidades, mas na recuperação de valores que seriam sonegados, pois, às vezes estavam subfaturados ou não declarados. Sabemos as auditorias contábeis são complexas e morosas, demandando um esforço especial, mas que se mostram acertadas pelos bons resultados obtidos, por isso parabenizo ao trabalho realizado pela equipe de fiscalização (CFIA/Sufis)”, disse.

Nesse trabalho de auditoria, em específico, foram necessárias duas etapas, em razão da complexidade e do grande volume de operações. Conforme informações da Coordenadoria de Fiscalização da Indústria e Agronegócio, foram verificados 170 contribuintes mato-grossenses relacionados com a empresa auditada. Somente na primeira etapa foram detectados os 71 contribuintes solidários.

O coordenador da CFIA explicou que a adoção de processos e ferramentas de auditoria contábil e financeira na unidade teve início em 2022 e o resultado alcançado está relacionado ao primeiro caso analisado com o uso da contabilidade. Outras operações realizadas por contribuintes continuam em análise pela equipe da coordenadoria tanto na área de auditoria fiscal, quanto na contábil.

“Com a aplicação das práticas de auditoria contábil e financeira foi possível detectar o relacionamento financeiro entre a empresa auditada com os demais contribuintes. São detalhes e dados que poderiam passar desapercebidos em uma auditoria fiscal, que seria finalizada com a identificação de apenas um contribuinte e não 72”, destacou o coordenador, Nilton Esaki.

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O trabalho de auditoria desses contribuintes continua sendo realizado pela equipe de fiscalização. O superintendente de Fiscalização, José Carlos Bezerra, afirma que expectativa é de que no decorrer de 2024 outros contribuintes e operações irregulares sejam identificadas.

“Esse tipo de fiscalização ganhou espaço nas auditorias fiscais e o planejamento de 2024 prevê sua ampliação, buscando sempre o combate ao crime organizado e contra a ordem tributária, identificando e afetando todas as pessoas que se beneficiam da fraude tributária”, pontuou o superintendente.

Além da unidade de fiscalização de indústrias e do agronegócio, outras equipes de fiscalização da Sefaz têm adotado ferramentas de auditoria contábil e financeira em suas rotinas. No mês de novembro, a secretaria promoveu uma capacitação sobre o assunto para os fiscais de tributos que atuam no julgamento administrativo e nas auditorias fiscais, a fim de atualizar o conhecimento dos servidores, além de melhorar e otimizar os resultados da fiscalização.

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