Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cidades

Núcleo de Tecnologia forma 1ª turma da rede municipal em curso de Robótica

Curso de Iniciação em Robótica ensina o manuseio e impressão em 3D, programação com Arduino, circuito e funcionamento de código para placa, e especialmente, valoriza o trabalho em equipe

O Núcleo Educacional Tecnológico de Várzea Grande (NET/VG) formou a primeira turma de alunos da rede municipal no curso de Robótica. A entrega dos certificados foi feita na última sexta-feira, 17, pelo secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer Igor Cunha.

De acordo com a gerente do NET/VG, professora Marileide Ferreira Pereira, o curso de Iniciação em Robótica é ofertado aos alunos da rede municipal, onde trabalhando em equipe, eles aprendem manuseio e impressão em 3D, programação com Arduino, circuito e funcionamento de código para placa, entre outros.

“Atualmente, o NET/VG atende quatro escolas municipais por semana com 2 turmas de 40 alunos por período (matutino e vespertino) no curso de Iniciação em Robótica com carga horária de 20 horas. Além do certificado, no final do curso, os alunos recebem um chaveiro personalizado com a arte desenvolvida por eles próprios” explicou a gerente.

Leia Também:  Várzea Grande reforça protagonismo no turismo com inauguração do novo CAT

O secretário Igor Cunha, acompanhado de sua equipe, entregou os certificados e parabenizou os alunos da primeira turma de formando. “Com certeza os ganhos educacionais vão ser expressivos, na medida em que os alunos puderam desenvolver o raciocínio lógico e pensamento computacional, o estímulo à criatividade, o trabalho em equipe e resolução de problemas” destacou.

Para o secretário, “o contato prático com ferramentas e linguagens usadas em profissões do futuro propiciam a ampliação do repertório em ciência, tecnologia, engenharia e matemática” pontuou.

TORNEIO DE ROBÓTICA – Segundo a gerente Marileide, o Núcleo Educacional Tecnológico de Várzea Grande está atuando também em outra frente de trabalho, preparando equipes das escolas da rede municipal para participarem do 1º Amistoso de Robótica Interescolar da Rede Municipal de Educação de Várzea Grande, que será realizado simultaneamente ao Festival de Invenção e Criatividade – FIC, promovido em parceria com a Superintendência Pedagógica da SMECEL.

O evento está programado para ocorrer no dia 19 de novembro, no ginásio poliesportivo do Fiotão. Duas turmas de 20 alunos, nos períodos matutino e vespertino, estão treinando as oito equipes que irão representar o Município na competição.

Leia Também:  Colheita de melão e melancia reforça merenda escolar e valoriza agricultura familiar

“Durante os treinos de robótica no Net/VG e as oficinas do projeto Escola Criativa, desenvolvidas nas unidades de ensino, nossos alunos estão vivenciando uma jornada de descobertas e inovação. São dias marcados por muita criatividade, colaboração e mão na massa! E, no dia da competição será o momento de celebrarmos juntos os resultados dessa experiência transformadora” destacou o secretário.

Participaram da entrega dos Certificados de conclusão do curso de Iniciação em Robótica, a subsecretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, profª Eva de Paulo, o superintendente de Gestão Escolar, profº Gilmar Mussa, a superintendente Pedagógica, profª Wilcimara Carnelos e o superintendente de Cultura, Leandro Manduca.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook

Cidades

Setor ganha reforço com novo CAT e isenção de ICMS no Aeroporto Marechal Rondon

Outro incentivo prático ao turismo local é a lei, de autoria do Executivo, recentemente aprovada pela Câmara Municipal, que isenta empresas do pagamento de ICMS para se instalarem na área do aeroporto, medida que deve impulsionar novos negócios e a geração de empregos

A partir desta semana, quem desembarcar no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, passa a ser recebido por um novo cartão de visitas: o Centro de Atendimento ao Turista (CAT). O espaço foi inaugurado nesta quinta-feira, 23 de outubro, em cerimônia que reuniu autoridades estaduais e municipais, representantes do setor produtivo e do trade turístico.

Com funcionamento diário, das 8h às 20h, o CAT tem como objetivo oferecer informações completas sobre hospedagem, gastronomia, transporte, eventos e roteiros turísticos de Várzea Grande, Cuiabá e de toda a região metropolitana. A estrutura conta com atendentes bilíngues e recursos tecnológicos para garantir que turistas nacionais e estrangeiros tenham acesso rápido e qualificado às informações.

Para a prefeita Flávia Moretti (PL), o CAT simboliza o compromisso do Município com o fortalecimento do turismo como vetor de desenvolvimento econômico. Ela ressaltou ainda a importância da lei de autoria do Executivo, recentemente aprovada pela Câmara Municipal, que isenta empresas do pagamento de ICMS para se instalarem na área do aeroporto, medida que deve impulsionar novos negócios e a geração de empregos.

“Várzea Grande é a porta de entrada de Mato Grosso e queremos que o visitante sinta isso logo na chegada: que está sendo bem recebido, em uma cidade vibrante, acolhedora e cheia de oportunidades. A nova lei de isenção fiscal reforça esse compromisso, criando um ambiente atrativo para empresas e investidores se instalarem no entorno do aeroporto, gerando desenvolvimento e fortalecendo nossa economia”, declarou a prefeita.

Leia Também:  DAE-VG intensifica fiscalizações e identifica ligações clandestinas no Construmat e na Alameda

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo de Várzea Grande, Mário Quidá Neto, destacou que o novo centro é muito mais do que um ponto de informação. “Mais do que um ponto de informações, o CAT é um elo entre o poder público e o trade turístico. Aqui vamos acolher, orientar e também mostrar que Várzea Grande está pronta para crescer com o turismo”, afirmou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda, lembrou que o Aeroporto Marechal Rondon é internacionalizado e destacou o trabalho conjunto entre o Estado e as prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande na implantação do espaço.

“O aeroporto Marechal Cândido Rondon pode receber voos internacionais e a gente tem que ter um espaço para receber esse turista, seja ele nacional ou estrangeiro, com informações completas sobre hotéis, restaurantes, atrativos e passeios. Esse é um trabalho conjunto entre o governo do Estado e as prefeituras, para que o visitante tenha a melhor experiência possível logo na chegada a Mato Grosso”.

Já o presidente da Abrasel-MT, Daniel Paulo Maia Teixeira, avaliou que a iniciativa é essencial para fortalecer o turismo gastronômico e dar visibilidade aos estabelecimentos locais. “Ter um centro de atendimento logo na chegada é indispensável. Muitos turistas não sabem o que Mato Grosso oferece, e esse espaço permite direcionar melhor as informações, com dados precisos e atualizados. A Abrasel é parceira nesse esforço conjunto para divulgar e valorizar nossa hospitalidade”.

Leia Também:  Prefeita articula pessoalmente aprovação de fusão entre as secretarias de Gestão Fazendária e de Planejamento  

Com investimento de cerca de R$ 100 mil, o novo CAT é fruto de uma parceria entre o governo do Estado, a Prefeitura de Várzea Grande e a Prefeitura de Cuiabá, e será gerido de forma compartilhada.

Segundo o secretário de Turismo de Cuiabá, Fernando Medeiros, a gestão integrada é um marco para o turismo da região. “Várzea Grande, junto com Cuiabá e o governo do Estado, fará uma gestão compartilhada deste Centro. Também teremos uma equipe capacitada e bilíngue para oferecer um atendimento qualificado e reforçar o protagonismo da cidade como portal de entrada do turismo mato-grossense”.

Flavia Moretti ainda pontuou que Centro de Atendimento ao Turista do Aeroporto Marechal Rondon “é mais um passo no fortalecimento do turismo regional, unindo hospitalidade, informação e desenvolvimento econômico, consolidando Várzea Grande como a principal porta de entrada para quem deseja descobrir o melhor de Mato Grosso”.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA