Número de alistados em 2025 aumenta 50,67% em Rondonópolis
O período para realização do alistamento militar obrigatório para os jovens nascidos em 2007, que completam ou completaram 18 anos em 2025, encerrou neste dia 30 de junho com uma boa notícia em Rondonópolis. A Junta do Serviço Militar local registrou um total de 2.111 alistados em 2025, o que representa um aumento significativo em comparação aos anos anteriores.
A informação foi repassada pela secretária da Junta do Serviço Militar de Rondonópolis, Priscila Nalini Rezende Ribeiro, que repassou que no ano passado, por exemplo, foram registrados 1.401 alistamentos, significando um aumento de 50,67% em relação a 2025. Ela ressalta ainda que, em 2025, Rondonópolis superou o total de alistamentos do município de Várzea Grande (MT), que contabilizou 1.947 alistados.
Conforme Priscila, esse aumento considerável no número de alistamentos neste ano em Rondonópolis pode ser explicado diante da intensificação da divulgação do processo, com grande apoio da Prefeitura de Rondonópolis, através do secretário de Governo, Mykaell Vitorino, valendo-se do trabalho de comunicação social nas redes sociais e junto à imprensa.
Em função dos resultados, a secretária agradece o apoio recebido dos envolvidos, em especial à Prefeitura de Rondonópolis, ao presidente da Junta Militar de Rondonópolis, o prefeito Cláudio Ferreira, ao secretário Mykaell Vitorino, ao 18º Grupo de Artilharia de Campanha (18º GAC), ao 1º tenente Sandro Mar Paz Soares, chefe do posto de recrutamento e mobilização local, e ao 1º tenente Luiz Fabiano Effgen, delegado de serviço militar do posto de recrutamento e mobilização local, bem como ao Ganha Tempo MT.
Agora, para quem perdeu o prazo estabelecido, ainda pode se alistar em 2025, mas com apresentação no 18º GAC somente em 2026. Já aqueles que fizeram o alistamento militar este ano no prazo podem se dirigir à Junta Militar local, localizada na unidade do Ganha Tempo, a partir de 30 de julho, com o objetivo de verificar sua data de apresentação no Exército em 2025.
O alistamento é obrigatório para homens, sendo preciso estar em dia com as obrigações militares para obter passaporte, matrícula em universidade e título de eleitor, bom como para o registro em emprego, ou para ingressar no serviço público.
Prefeito participa da entrega de títulos de propriedade para 48 famílias
O prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira, juntamente com o secretário municipal de Habitação e Urbanismo, Jaime Cícero Amador Ferreira, participaram na noite desta quinta-feira (17/7) da entrega de 48 títulos definitivos de propriedade para os moradores da Vila Poroxo.
As despesas de cada documentação poderiam ter um custo final às famílias de R$ 14.000,00, ou até mais dependendo da avaliação do imóvel. Dessa forma, o processo de regularização fundiária feito pela Prefeitura de Rondonópolis totaliza um valor superior a R$ 500.000,00, que deixou de ser custeado pelos contemplados.
Em sua fala, o prefeito Cláudio Ferreira externou que poder servir aos cidadãos da cidade é uma grande oportunidade para quem tem propósito de vida. “Ver o sorriso, o contentamento no outro, é muito satisfatório. Quero agradecer a Deus e agradecer também à população de Rondonópolis, que confiou que um jardineiro podia ser um prefeito”, observou.
O gestor agradeceu à Secretaria de Habitação pelo trabalho realizado e ressaltou o significado para as famílias dessa ação. “Naturalmente que o título de propriedade vai garantir o acesso aos créditos, a buscar uma instituição financeira para fazer uma reforma… Isso vai ajudar na economia, lembrando que nós estamos precisando, pois passamos por um momento difícil da economia nacional e até global”, analisou.
Registro de entrega do título de propriedade a uma família, com a presença do prefeito, da secretária Alessandra Ferreira e do secretário Jaime Cícero. Foto: Ednilson Aguiar
Cláudio aproveitou para fazer um agradecimento público aos vereadores que, segundo ele, têm ajudado nas transformações que a cidade tanto precisa, como demonstrado agora com a Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder). “É um remédio amargo, mas vocês foram responsáveis, foram corajosos. Nós vencemos a trambicagem, a malandragem, a desonestidade, a corrupção, a trapaça, a mentira!”, arrematou.
Jaime Ferreira ressaltou, em sua fala, a importância desse momento. “Esse título representa muito mais do que um simples papel, pois ele dá a cada um de vocês legalidade documental e jurídica sobre o imóvel… Isso é uma luta de anos, é uma conquista de cada um de vocês”, afirmou o secretário, apontando que a regularização fundiária é uma prioridade da gestão.
Para os beneficiados, a noite foi a concretização de um sonho após décadas de espera. “Para mim, é uma graça muito grande porque a gente não tinha a escritura e agora está recebendo do prefeito. Sou muito grata pelo que ele fez pela gente aqui. Não teria condição de regularizar e eu estou muito feliz”, avaliou a moradora Ana Cristina Soares de Abreu.
O evento contou ainda com a presença dos secretários municipais Alessandra Ferreira (Promoção e Assistência Social), Wesley Lopes (Desenvolvimento Econômico) e Carlos Junior (Educação), além dos vereadores Gelsão da Saúde, Wesley Cláudio, Wellington Pereira, Paulo Schuh, Mariúva Valentim e Elienai Paulino.
Solenidade da entrega dos títulos de propriedade foi bastante prestigiada pela comunidade. Foto: Ednilson Aguiar
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.AceitoLeia nossa política de privacidade
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.AceitoLeia nossa política de privacidade