Política Cuiabá

Os quitutes cuiabanos no tradicional Bairro da Lixeira

No coração do Bairro Lixeira, perto da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. Têm quitutinhos cuiabanos e até paçoca de carne seca para vender. Café no coador de pano. Gente do local, sem pressa e um atendimento bacana e moderno. O local é o Café São Bendito que nesta segunda-feira (28) reinaugurou seu novo espaço.
Joice Barboza de Souza , que é administradora , a proprietária do local, explica que a ideia, para a abertura do espaço , surgiu a partir do desejo de resgatar a cultura cuiabana, ela relata que vai desde um pano de chita, a saborosa comida , às dança tradicionais como o cururu e siriri. ‘Sou administradora, meus pais eram saladeiros, nasci vendo o tacho de óleo e as comidas tradicionais de Cuiabá’, conta a Joice”.
No Café São Benedito são servidos lanches , salgados , panquecas e os pratos que lavam os nomes regionais como Cruz Credo, Vote, Tchá por Deus, Cânháem entre outros.
Joyce conta que em 15 de março , no ano passado (2018) foi surpreendida com uma homenagem muito especial, uma Moção de Aplausos, concedida pelo vereador e historiador Mário Nadaf (PV), que é cliente assíduo do local. “ Sempre que posso passo por aqui, nem que seja para toma uma rápido café , com um bolo de arroz, este local é a cara de Cuiabá”, frisa o historiador.
Joice sempre procura trazer novidades para o Café e está fechando as parcerias para gravações culturais no espaço. Para quem quiser conferir o Café São Benedito está localizado na Rua. Prof. João Félix- Lixeira.

Imprimir Voltar Compartilhar:  

Comentários Facebook

Política Cuiabá

CCJR analisa novos projetos nesta quarta

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Câmara Municipal de Cuiabá fará mais uma reunião remota na manhã desta quarta-feira (22), a partir das 10h30, para analisar nove projetos de lei de autoria dos próprios parlamentares.

A comissão é presidida pelo vereador Lilo Pinheiro (PDT), tendo como vice-presidente Juca do Guaraná Filho (MDB) e Wilson Kero Kero (Podemos) como membro.

Dentre a pauta, consta o projeto de lei de autoria do vereador Misael Galvão (PTB), presidente do legislativo cuiabano, que apresenta um substitutivo ao processo legislativo nº 1.136/2019 em tramitação na Casa de Leis. O processo em destaque dispõe sobre a classificação de atividades de baixo risco para o desenvolvimento de atividade econômica no município de Cuiabá, em consonância com a Lei Federal que institui a declaração de direitos e liberdade econômica.

Outro projeto que será analisado pela CCJR é o projeto de lei de autoria do vereador Marcelo Bussiki (DEM) que dispõe sobre a isenção das taxas de concursos públicos e processos seletivos municipais aos prestadores de serviço voluntário e dá outras providências.

Será analisado ainda o projeto que torna obrigatório a instalação de dispositivos de sinalização com tradução para dois idiomas em órgãos e prédios da administração municipal, de autoria do vereador Adilson Levante (PSB).

Jean Estevan / Câmara Municipal de Cuiabá

Comentários Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA