Pesquisar
Close this search box.

Policial

Ouvidorias Setorial e Especializadas da Sesp atendem 3.250 pedidos em 2018

Nara Assis / Sesp-MT

De janeiro a dezembro de 2018, a Ouvidoria Setorial da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) e as Ouvidorias Especializadas realizaram 3.250 atendimentos, entre sugestões, solicitações, reclamações, pedidos de informações, elogios e denúncias. A Ouvidoria Setorial compreende a estrutura administrativa da Secretaria e as especializadas a Polícia Militar (PM-MT), Polícia Judiciária Civil (PJC-MT), Corpo de Bombeiros Militar (CBM-MT), Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Pela Sesp, foram 161 atendimentos; 180 do CBM; 260 da Politec; 145 em relação à PJC; 231 da PM; e 2.273 do Detran. A maioria do total dos pedidos compreende solicitações (2.067), seguidas de reclamações (895), denúncias (139), pedidos de informações (70), elogios (53) e sugestões (26).

Todos os atendimentos estão compilados no sistema Fale Cidadão, mantido pela Controladoria Geral do Estado (CGE-MT), órgão que tem com a competência por coordenar junto aos órgãos estaduais o fornecimento de informações não disponibilizadas no Portal da Transparência do Estado e nos sites das instituições públicas.

Leia Também:  Polícia Civil prende mulheres envolvidas em esquema de estelionato e fraudes eletrônicas

Segundo a ouvidora setorial da Sesp-MT, Márcia Cristina Ourives da Silva, o setor também concluiu que os níveis estratégico e sistêmico são responsáveis por 34% e 47%, respectivamente, das naturezas dos atendimentos. Já 19% dos pedidos estão relacionados ao nível operacional.

“Isso quer dizer que nossa maior demanda, incluindo todas as frentes de atendimento, refere-se aos ditos níveis de decisão superior, de gestão, e que as atividades operacionais são as que menos geram pedidos”, explica.

De acordo com levantamento feito pela própria CGE, a Sesp-MT está entre as que mais responderam pedidos via Lei de Acesso à Informação (LAI). De janeiro de 2012, quando a legislação entrou em vigor, a dezembro de 2018, foram registrados 1.554 pedidos e atendimentos relativos à Lei Federal n. 12.527/2011 no âmbito do Poder Executivo do Estado de Mato Grosso. A maior quantidade foi respondida pela CGE e pelas pastas de Segurança Pública, Justiça e Direitos Humanos, Gestão, Fazenda, Meio Ambiente, Educação e Saúde.

Serviço ao cidadão

Os pedidos de informação podem ser solicitados via Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), disponível no Portal do Governo do Estado e no Portal da Transparência. Também podem ser formalizados pelos telefones: 162 ou 0800-647-1520 e, ainda, presencialmente nas Ouvidorias Setoriais das secretarias e entidades estaduais.

Leia Também:  Homem que matou empresário em posto de Rondonópolis é condenado a 21 anos de prisão

A Ouvidoria Setorial é vinculada administrativamente à Sesp e, operacionalmente, à Controladoria Geral do Estado. A missão institucional é fomentar o controle social e a transparência das informações públicas, com o objetivo de normatizar a rede de Ouvidorias do Estado e promover a adequação à Lei n. 13.460, de junho de 2017, que instituiu o Sistema de Ouvidorias, um Grupo de Trabalho foi estabelecido em janeiro de 2018 pela CGE. A Ouvidoria Setorial da Sesp integra o grupo, que será responsável pela elaboração de uma minuta de decreto sobre a regulamentação da Lei.

Comentários Facebook

Policia

Autor de roubo a residência em Rondonópolis é preso pela Polícia Civil

A Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Rondonópolis cumpriu, na terça-feira (14), o mandado de prisão de um dos investigados pelo roubo a uma residência ocorrido no ano passado na cidade.

Em novembro de 2024, três criminosos abordaram as vítimas no momento em que chegavam em casa, no bairro Jardim Tropical. Sob ameaça de arma de fogo, uma das vítimas foi obrigada a fazer uma transferência bancária no valor de R$ 8.000,00. Além do dinheiro, os criminosos roubaram uma camionete Toyota Hillux, que foi localizada, posteriormente, na cidade de Campo Verde.

Após o registro do roubo, a Derf de Rondonópolis iniciou as investigações e identificou um dos autores do crime, M. C. S. de 20 anos, que foi reconhecido pelas vítimas e também a pessoa que recebeu a transferência do valor em sua conta bancária.

A Polícia Civil representou pela prisão do criminoso, deferida pela 3° Vara Criminal de Rondonópolis.

Nesta terça-feira, a equipe de investigação, com apoio do Núcleo de Inteligência da delegacia, identificou a residência onde o criminoso estava escondido. Durante monitoramento do local, os policiais conseguiram abordá-lo no momento em que saía da casa.

Leia Também:  Polícia Militar prende 1.193 pessoas em flagrante em todo Estado durante Operação Tolerância Zero

No imóvel foram encontrados o cartão bancário da conta que recebeu o valor roubado das vítimas e entorpecentes. Após a prisão, M.C. S foi encaminhado para a sede da Derf.

Comentários Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA