Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cuiabá

Parque tecnológico do Hospital Municipal de Cuiabá deve colocá-lo entre os melhores do país

Considerado o maior complexo hospitalar do Sistema Único de Saúde (SUS) do estado, o Hospital Municipal de Cuiabá, Dr. Leony Palma de Carvalho que também abrigará o novo Pronto Socorro, deverá entrar para o ranking dos melhores do país – devido ao seu parque tecnológico que reúne os equipamentos mais modernos e eficientes do mercado.

Para se ter dimensão dos investimentos, a unidade, que deverá ser 100% entregue à população em abril durante as comemorações dos 300 anos da Capital, possui dentre outros equipamentos de última geração, arcos cirúrgicos, raios-x móveis e estativas aéreas. Segundo o secretário de Saúde do Município, Luiz Antônio Possas de Carvalho, a exemplo dos citados, os instrumentos que foram adquiridos pela gestão Emanuel Pinheiro não constavam no projeto original.

Entretanto, segundo Possas, logo após conquistar os R$ 100 milhões do Governo Federal por meio do ‘Programa Desafio Chave de Ouro’, o prefeito também solicitou junto ao órgão federal o ajuste do projeto com relação à aquisição dos equipamentos. O objetivo da alteração era melhorar a cobertura que é ofertada com dificuldades (haja vista que 60% da população de outras cidades de MT buscam atendimento médico em Cuiabá) e ainda abrir novos serviços que atualmente são contratualizados por meio de filantrópicas e geram grandes filas na Central de Regulação do SUS.

Leia Também:  Aprovada campanha de conscientização para enfrentamento de desastres naturais em Cuiabá

“Após conquistar os R$ 100 milhões junto ao Governo Federal, o prefeito Emanuel determinou que cada detalhe do HMC, da obra à compra dos equipamentos fosse realizado visando a humanização e melhoria na qualidade dos serviços prestados. E seguindo essa orientação, optamos por adquirir equipamentos que não apenas comportassem a demanda existente com supremacia, mas que também nos permitissem atender as que, justamente pela falta de equipamentos modernos, o município precisa contratualizar com outros hospitais”, pontuou.

O secretário também destacou que os modernos equipamentos significam maior eficiência para equipes médicas. “Poucos hospitais de Mato Grosso, inclusive os particulares possuem aparelhos modernos como os que adquirimos para o HMC. As estativas, por exemplo, aumentam a eficiência e eliminam grande parte dos riscos de infecção hospitalar, pois acabam com a movimentação de cabos e acessórios dos equipamentos por cima do paciente. E os raios-x móveis, que são inéditos para a rede pública de Cuiabá, trarão celeridade nos diagnósticos e comodidade principalmente nas Unidades de Terapia Intensiva – UTI com os acamados. Tudo isso, além de melhorar a capacidade operacional das equipes médicas, auxiliam na recuperação dos pacientes’, finalizou.

Leia Também:  Projeto de Lei propõe proibição da atuação de flanelinhas nas ruas de Cuiabá

Comentários Facebook

Cuiabá

Projeto de lei do vereador Gustavo Padilha que reconhece Feiras livres como patrimônio cultural de Cuiabá é aprovado

Eduardo da Silva – Assessoria do vereador Gustavo Padilha&nbsp
As feiras livres de Cuiabá, com seu colorido, aromas, sabores e histórias, agora fazem parte oficialmente do patrimônio cultural imaterial da capital. A Câmara Municipal aprovou o Projeto de Lei de autoria do vereador Gustavo Padilha, que reconhece as feiras como espaços de importância histórica, social e econômica para o município.
A nova lei representa uma conquista para os feirantes e para toda a população cuiabana, que há décadas frequenta e valoriza esses espaços como verdadeiros pontos de encontro, convivência e preservação da cultura local.
Para Gustavo Padilha, o reconhecimento é mais do que simbólico: trata-se de um compromisso com quem faz da feira um meio de sustento, um espaço de acolhimento e uma extensão do lar. “Esse projeto é uma homenagem aos feirantes, que acordam antes do sol, enfrentam sol e chuva, mas não desistem. Eles são exemplos de trabalho, de luta e de amor por Cuiabá. Agora, têm também o reconhecimento legal e cultural que sempre mereceram”, afirmou o parlamentar.
A aprovação da lei deve abrir caminho para a implementação de políticas públicas que valorizem e fortaleçam ainda mais as feiras livres, incluindo ações de infraestrutura, segurança, apoio logístico, capacitação e promoção de eventos culturais.
Apesar da vitória, o vereador reconhece que ainda há muitos desafios enfrentados pelos feirantes no dia a dia, desde a falta de estrutura adequada em algumas regiões até a necessidade de maior visibilidade e apoio por parte do poder público. “Essa é uma bandeira que vamos continuar levantando com firmeza. As feiras livres não são apenas espaços de comércio, mas locais de vida, cultura e resistência popular”, destacou.
A nova lei tem como objetivo preservar uma das tradições mais queridas de Cuiabá, dando aos feirantes e frequentadores o orgulho de fazer parte de uma história viva e agora oficialmente reconhecida por toda a cidade.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Aprovada campanha de conscientização para enfrentamento de desastres naturais em Cuiabá

Comentários Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA