Participantes do Centro de Convivência de Barra do Bugres vistam a ALMT e recebem homenagem do deputado Chico Guarnieri
Foto: NATALIA ARAUJO GOMES
Grupo de 42 idosos participou de visita guiada, apresentou dança temática no plenário e celebrou homenagem à coordenadora Laura Casasus pelo trabalho com a terceira idade
Um grupo de 42 idosos do Centro de Convivência da Pessoa Idosa “João Nicolau Petroni”, do município de Barra do Bugres, participou de uma visita institucional à Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), na manhã desta quarta-feira (2), a convite do deputado estadual Chico Guarnieri (PRD). A programação incluiu uma apresentação cultural do grupo de dança “60+” e uma homenagem à coordenadora Laura Casasus, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido com a terceira idade.
A visita fez parte do programa “Por Dentro do Parlamento” e foi conduzida pelo coordenador José Ival de Souza, que acompanhou os visitantes pelas dependências da Casa de Leis. A iniciativa proporcionou aos participantes a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento do Poder Legislativo estadual.
“É uma oportunidade de verem de perto onde são criadas as leis que beneficiam a nossa sociedade e também trazerem as suas demandas de políticas públicas”, afirmou Chico Guarnieri.
O grupo teve a oportunidade de assistir a parte da sessão ordinária, que acontece toda quarta-feira, e vivenciou um momento especial com a apresentação cultural do grupo de dança “60+”, do Centro de Convivência da Pessoa Idosa. Com figurino temático e coreografia inspirada nos anos 1960, os participantes encantaram o público ao som da canção “Let’s Twist”, de Chubby Checker, levando ao plenário uma atmosfera de alegria e descontração.
Na ocasião, o deputado estadual Chico Guarnieri realizou a entrega de uma Moção de Aplausos à coordenadora Laura Casasus, em reconhecimento ao trabalho que desenvolve junto aos idosos do município de Barra do Bugres.
Ao fazer a homenagem, o parlamentar destacou a dedicação da profissional. “A Laura se dedica com muito amor e carinho aos idosos. Seu trabalho merece o reconhecimento de toda a sociedade”, afirmou. A entrega foi acompanhada por aplausos calorosos dos visitantes, que expressaram gratidão e admiração, inclusive entoando o nome da homenageada em coro.
A visita foi concluída no gabinete do deputado Chico Guarnieri, onde os participantes puderam conhecer a equipe de assessoria e entender melhor o funcionamento interno do trabalho legislativo, incluindo a elaboração de projetos apresentados na Casa de Leis.
Para muitos, foi uma experiência inédita. Jurandina Barbosa, de 69 anos, afirmou que nunca havia visitado a Assembleia Legislativa e considerou a oportunidade um privilégio. Edvaldo Soares, de 66 anos, que já conhecia a antiga sede da ALMT no Centro de Cuiabá, elogiou a iniciativa. “Achei muito interessante e gostei muito de estar aqui hoje. Agradeço ao deputado Chico Guarnieri pelo convite”, declarou.
Ao final da visita, o parlamentar agradeceu a presença do grupo e destacou a importância de iniciativas como essa. “Essa conexão com os cidadãos é essencial. Precisamos ouvir suas vivências, opiniões e demandas para que possamos construir, juntos, um futuro melhor para todos”, afirmou Chico Guarnieri.
“Quero agradecer por esta oportunidade concedida aos idosos, mas, acima de tudo, pelo reconhecimento a um público que tantas vezes é esquecido. Hoje, estamos ajudando a mudar essa realidade. Obrigada por olhar com sensibilidade para a causa da pessoa idosa, por reconhecer seu valor e por priorizar seus direitos, fortalecendo as políticas públicas voltadas a esse segmento”, afirmou Laura Casasus.
Por Dentro do Parlamento – Programa da ALMT, que há mais de 25 anos apresenta à sede do Poder Legislativo do Estado e as atribuições dos deputados, bem como aproximar cidadãos e seus representantes políticos, por meio de visitas guiadas.
Relatório Anual de Gestão (RAG) de 2024 é apresentado em audiência pública
No Plenário de Deliberações, a Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária (CFAEO) da Assembleia Legislativa realizou audiência pública para apresentação do Relatório Anual de Gestão (RAG), referente a 2024, na tarde desta quinta-feira (17). O secretário adjunto de Planejamento e Governo Digital de Mato Grosso, Sandro Brandão, conduziu a exposição dos principais pontos do documento de mais de 3600 páginas, um dos principais instrumentos de avaliação de programas, indicadores e ações previstos no Plano Plurianual (PPA).
Foram apresentados resultados da gestão do estado para o primeiro ano do PPA 2024-2027. A avaliação abrange mais de 40 programas, 270 indicadores e mais de 400 ações. A execução dos indicadores dos programas, a execução das metas das ações e a execução orçamentária são levados em conta para a análise. “É um retrato vivo do que foi entregue à população. O RAG nos permite olhar para trás com honestidade e olhar para frente com muita responsabilidade. Revela acertos e também aponta caminhos de aprimoramento”, traduz Sandro Brandão.
De acordo com a apresentação, 88% dos objetivos estratégicos foram alcançados e a execução financeira média foi de 83% do planejado. Todos os 15 objetivos estratégicos do poder executivo tiveram desempenho acima dos 70%. O melhor foi de 105% referente ao objetivo “Elevar a educação de Mato Grosso para uma das melhores do país, colocando o estudante como protagonista do sistema de educação; Elevar o grau de qualificação social e profissional de jovens e adultos” e menor índice foi de 71%, sobre o objetivo “Melhorar a conservação e preservação ambiental dos biomas mato-grossenses e dos recursos naturais; Promover a diversificação da produção sustentável, serviços ambientais e ecossistêmico”.
Também foram expostas ações relevantes em diferentes áreas. Um dos destaques diz respeito à regularização fundiária pela entrega de mais de 23,6 mil títulos de propriedade em áreas urbanas, superando a meta de 6 mil e de mais de 830 títulos em áreas rurais, quando a meta era de 350. Na área da agricultura, foi ressaltado o status livre de febre aftosa do rebanho sem vacinação obtido com apoio do sistema de vigilância sanitária estadual. Ainda foi registrada na área da saúde tendência de recuperação nas taxas de vacinação da população em geral.
“São mais de 400 ações, mais de 600 produtos que foram entregues. Então, alguns que foram superados, outros que não foram alcançados. Mas o RAG não é para mostrar culpados, é para mostrar onde a gente pode melhorar, onde a gente conseguiu atingir, porque durante um ano você tem várias situações que podem mudar um planejamento”, resumiu Sandro Brandão.
Mais transparência – Durante a audiência, Brandão, adjunto da Secretaria de Planejamento e Gestão, anunciou o lançamento oficial do Portal de Avaliação de Políticas Públicas do Governo de Mato Grosso (Avalia gov.mt). Acesse aqui. Lá o cidadão encontra painéis, áudios resumindo o relatório e também um chat com uma inteligência artificial, que colhe de forma rápida informações solicitadas por qualquer pessoa que acesse a plataforma. No endereço também estão disponíveis a íntegra do Relatório Anual de Gestão e apresentação preparada para a audiência pública.
A iniciativa foi elogiada pelo presidente da Comissão de Fiscalização, deputado Carlos Avallone (PSDB). “Eu fiquei agradavelmente surpreso. É mais um instrumento de transparência. Com a ajuda da inteligência artificial fica mais fácil. Agora com o cidadão pode fazer perguntas simples e ter respostas objetivas. Isso é muito importante. A população vai poder conhecer melhor os números do estado, as ações. Às vezes, o cidadão não participa das reuniões aqui porque ele tem dificuldade de fazer o entendimento. Às vezes, a linguagem que nós usamos é uma linguagem muito técnica, é uma linguagem de difícil acesso. E agora o governo do estado está se preparando em conjunto com a Assembleia para que as pessoas possam ter as informações de maneira mais simples, entender como o dinheiro público é gasto”, celebrou o parlamentar.
“A apresentação também foi muito satisfatória. Temos muito trabalho agora. São 3600 páginas de relatório, de informações. Nós precisamos apurar todas elas. Mas, de uma maneira geral, a gente acompanha o estado no dia a dia e a gente tem visto muitos avanços”, avaliou Carlos Avallone.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.AceitoLeia nossa política de privacidade
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.AceitoLeia nossa política de privacidade