Politica MT

Paulo Araújo apresenta indicações para Cuiabá, Porto Estrela e Gaúcha do Norte


Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

Dando continuidade às ações em prol da população mato-grossense o deputado estadual Paulo Araújo (Progressistas) apresentou durante sessão plenária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) na quarta-feira (13) três indicações que culminarão em melhorias nas áreas de saúde, infraestrutura e esporte dos municípios de Cuiabá, Porto Estrela e Gaúcha do Norte.

O parlamentar indicou n° 6627/21 ao governador do Estado de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), com cópia ao secretário de Estado Saúde Gilberto Gomes de Figueiredo, acerca da necessidade de viabilizar a aquisição e destinação de equipamentos ambulatoriais e enfermaria para o Hospital Municipal de Gaúcha do Norte (distante 584 km de Cuiabá).

“A indicação que propusemos tem o objetivo atender a solicitação trazida pelo vereador de Gaúcha do Norte, Elço Domingos Alves, que explicou que os equipamentos são essências para garantir a possibilidade de socorro dos pacientes daquele município”, pontuou Araújo.

Também foi encaminhado para o governador, com cópia ao secretario de Estado de Cultura Esporte e Lazer, Alberto Machado, uma indicação de n° 6625/21 que propõe uma obra de construção do prédio da Biblioteca Municipal de Porto Estrela (distante 186 km de Cuiabá).

Leia Também:  Filmar professores em sala de aula sem autorização está proibido em MT

Uma última indicação n° 6931/21 apresentada e encaminhada ao prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB), com cópia a secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Lazer de Cuiabá, Maria Rabello, Leite acerca da necessidade de aquisição de duas traves de futebol limpeza e reforma de campo de futebol do bairro residencial Milton Figueiredo.

Fonte: ALMT

Comentários Facebook

Politica MT

Comissão de Meio Ambiente ouve coordenador de comitê ambiental do Tribunal de Contas


Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

A Comissão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Recursos Minerais recebeu, na tarde desta terça-feira (7), o secretário-geral de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado (TCE/MT), Roberto Carlos Figueiredo, que apresentou ações do Comitê Interno de Gestão Ambiental (Ciga), do qual é coordenador na corte estadual.

O convidado destacou a atuação feita pelo Ciga em sete municípios e também as observações encaminhadas para os órgãos competentes após análise do comitê. Entre os apontamentos elaborados pelo Tribunal de Contas está o chamamento dos chefes de executivo e legislativo municipais para contribuírem no enfrentamento às queimadas florestais por meio da disponibilização de maquinário pesado e operador para a abertura de aceiros, com reembolso do combustível gasto por parte do governo estadual. 

As observações também continham a necessidade de urgente realização de campanhas voltadas à conscientização da população para a não utilização da técnica de queima de expansão (fogo contra fogo). “O tribunal esteve presente lá naquele momento e constatou algumas observações do que precisava ser feito de imediato”, explica Roberto Carlos Figueiredo. “Nós viemos aqui na Assembleia também defender que o plano do governo para 2022 tem de ser feito ouvindo o pantaneiro”, completou.

Leia Também:  ALMT derruba parecer e aprova projeto que permite realização de "prova de vida" em domicílio

O titular da Secretaria de Assessoria Parlamentar do TCE, Carlos Brito, argumentou que o trabalho de acompanhamento de investimentos e diálogo com diferentes poderes permite que seja feita um planejamento mais efetivo de gestão ambiental no estado.

No encontro, o presidente da Comissão de Meio Ambiente, deputado Carlos Avallone (PSDB), mostrou satisfação com as ações tomadas pelo governo do estado e pelo TCE para evitar impactos maiores causados pelos incêndios no Pantanal. “Sem dúvidas, o Ciga já influenciou o trabalho este ano. Em 2021, houve uma união impressionante da comunidade e poder público, investimento de 63 milhões do estado no combate ao fogo, compra de equipamentos, treinamentos. O resultado foi uma diminuição de 85% neste ano em relação ao ano passado nos incêndios”, ressaltou o parlamentar. 

Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

Além de outros representantes do TCE/MT, também participou da reunião o deputado Gilberto Cattani (PSL).

Fonte: ALMT

Comentários Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA