Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cidades

Pela primeira vez o MP/MT empossa um promotor de justiça ao cargo de Procurador-Geral de Justiça

Fonte: MP/MT-Clenia Goreth

Aproximadamente 500 pessoas participaram nesta sexta-feira (01), da solenidade de posse do novo procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges Pereira. O evento foi realizado no auditório das Promotorias de Justiça de Cuiabá e contou com a participação de autoridades federais, estaduais e municipais, familiares e sociedade em geral. Além do procurador-geral de Justiça, também foram empossados o corregedor-geral, Hélio Fredolino Faust, e os integrantes do Conselho Superior do Ministério Público.

Durante a cerimônia, o procurador-geral de Justiça destacou alguns dos principais desafios que serão enfrentados. Citou a criação dos grupos de atuação especial contra o crime organizado regionais; criação e implementação dos centros de apoio operacional nas suas áreas de atuação e a reestruturação administrativa.

Ressaltou que “o Ministério Público continuará buscando recuperar o patrimônio financeiro desviado do Estado, seja oriundo da copa do mundo ou não, além de submeter aos rigores da lei aqueles que usaram a caneta como pé de cabra para arrombar os cofres públicos “.

Ainda nessa linha, disse que a instituição levará demandas dessa natureza com prioridade ao Judiciário, “objetivando desse poder as respostas necessárias com a máxima agilidade. É isso que a sociedade mato-grossense espera do sistema de Justiça”, acrescentou.

O governador do Estado, Mauro Mendes, enfatizou que sua experiência com o Ministério Público sempre foi exitosa e desejou sucesso ao novo procurador-geral de Justiça. “O Ministério Público cumpre o seu papel e tem uma missão extremamente relevante. Tem sido parceiro para construir soluções e não apenas apresentar problemas”.

Leia Também:  Ager-MT disponibiliza nova versão digital da Cartilha de Ouvidoria

O Conselheiro Nacional do Ministério Público, Fábio Bastos Stica, no ato representando a presidente do CNMP, procuradora-geral da República, Raquel Elias Ferreira Dodge, falou sobre a missão árdua e espinhosa do Ministério Público e disse que a instituição vem encontrando respaldo da sociedade brasileira. “O Ministério Público é reconhecido como órgão de controle e combate, principalmente contra a corrupção”, afirmou.

O procurador-geral de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul, Paulo Cezar dos Passos, no ato representando o presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União, falou sobre a importância do momento. “O Ministério Público de Mato Grosso encontra-se mais uma vez em um rito de passagem, é um movimento cíclico que revigora a arquitetura de nossa República, materializada na alternância de poder por mandatos temporários, como preconiza a nossa Constituição”.

O presidente da Associação Mato-grossense do Ministério Público, promotor de Justiça Roberto Aparecido Turin, no ato representando a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), disse que a entidade de classe será parceira e ajudará no quer for preciso. “O senhor vai ter na AMMP uma parceira, alguém para cobrar, para contrapor e para colocar outras visões”, disse.

Leia Também:  Audiências Públicas em Carlinda e Nova Canaã do Norte apresentam plano de melhorias nas MTs 320 e 208

O ex-procurador-geral de Justiça, promotor Mauro Benedito Pouso Curvo, apresentou um balanço das ações realizadas nos últimos dois anos. Disse que entrega o cargo ao novo PGJ com a certeza de dever cumprido.

“Essa certeza vem da eficiência da nossa instituição em diversos aspectos. Como exemplo, podemos citar o combate à corrupção. Entre dezembro de 2016 e agora conseguimos retornar aos cofres públicos aproximadamente dois bilhões de reais em dinheiro, não estou falando de bens apreendidos, estou falando de dinheiro que foi depositado na conta única. Também iniciamos um trabalho na prevenção de desvios por meio do sistema de inteligência artificial preditivo. O MPMT também conquistou seis prêmios nacionais no último biênio”, enfatizou.

Compuseram os dispositivos de honra da solenidade, representantes de diversas instituições, entre eles, o governador Mauro Mendes; o corregedor-geral da Justiça, desembargador Luiz Ferreira da Silva; o Senador da República, Jayme Veríssimo de Campos; os conselheiros do CNMP, Fábio Bastos Stica, Marcelo Weitzel Rabello de Souza, Sebastião Vieira Caixeta e Lauro Machado Nogueira; os procuradores-gerais de Justiça de Minas Gerais, Antônio Sérgio Tonet e de Rondônia, Airton Pedro Marin Filho; o subcorregedor-geral do Ministério Público do Maranhão, Marco Antônio Guerreiro; e a procuradora de Justiça do Distrito Federal, Eunice Carvalhido

Comentários Facebook

Cidades

Prefeitura de Várzea Grande garante 1º exame de ressonância magnética

Moisés Taques, de 23 anos, morador do bairro Mapim, precisava do procedimento após sofrer uma queda. Cadastrado no Sistema Único de Saúde (SUS) e regulado, enfrentava dificuldades para realizar o exame devido ao seu peso, que chegava a 280 quilos, e ao tempo de espera

A Prefeitura de Várzea Grande demonstrou mais uma vez seu compromisso com a saúde e bem-estar da população ao garantir a realização de um exame de ressonância magnética no joelho esquerdo para o jovem Moisés Taques, de 23 anos, morador do bairro Mapim, após sofrer uma queda. Na fila de espera pelo exame, ele enfrentava outra dificuldade além da demora: o seu peso, que chegava a 280 quilos. Determinado a cuidar da própria saúde, ele se empenhou em uma rotina de dietas e exercícios dentro de casa para reduzir o peso e viabilizar o procedimento.

Sensibilizada com a situação, a prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), interveio para garantir que Moisés pudesse realizar a ressonância sem custos. Inicialmente, o exame teria um custo de R$ 800, uma vez que ele iria de utilizar a rede particular, mas, por meio do Programa Fila Zero, foi viabilizado gratuitamente pelo SUS, já que ele estava regulado, porém à espera do chamamento.

Mas o atendimento a Moisés demandou mais atenção. A gestão municipal, por meio da Secretaria de Saúde, organizou toda a logística de locomoção do jovem até o laboratório Ceico, conveniado com o SUS, onde o exame foi realizado. A operação contou com o apoio da equipe de transporte da secretaria e do Corpo de Bombeiros. Mobilização essa que garantiu o transporte seguro de Moisés da sua residência até o local do exame e, posteriormente, de volta para casa.

Leia Também:  Ager-MT disponibiliza nova versão digital da Cartilha de Ouvidoria

Durante a visita ao jovem, a prefeita Flávia, acompanhada da secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, prestou total apoio e incentivo para que Moisés considerasse a possibilidade de realizar uma cirurgia bariátrica como parte do seu tratamento, o que poderia facilitar a futura intervenção no joelho. “Moisés seria interessante você pensar com carinho na possibilidade de uma cirurgia bariátrica. Não tenha medo, não é questão de estética, mas sim, de saúde”, orientou a secretária de saúde.

ATUALIZAÇÃO DE DADOS – Flávia Moretti pediu para que Moisés usasse suas redes sociais, já que é um influencer, em apoio na divulgação da importância da atualização do Cartão do SUS. “Nos ajude a divulgar e fazer esse chamamento para que os seus seguidores, que fazem o uso do Sistema Único de Saúde, possam procurar uma unidade de saúde mais próxima de suas casas para fazer essa atualização, principalmente do número do telefone”, frisou. Destacando que precisa fazer a fila andar para garantir um atendimento mais ágil e eficiente à população.

A história de Moisés Taques, é um exemplo de superação e do impacto positivo que uma gestão comprometida com a saúde pública pode gerar na vida dos cidadãos. A Prefeitura de Várzea Grande segue investindo em políticas de assistência, garantindo acesso a exames e tratamentos essenciais para a população.

Leia Também:  Prefeita nomeia Mário Quidá Neto como secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo

O FILA ZERO – “Esse programa é inédito em Várzea Grande, nosso município nunca havia aderido ao Fila Zero, desde sua criação em 2021”, exclamou a prefeita, no último dia 8, quando lançou o programa, fruto de mais uma parceria com o governo de Mato Grosso. E completou: “Vamos revolucionar a saúde. Há gente na fila de espera por cirurgia de catarata há seis, sete anos, uma realidade que não será mais admitida. Com a saúde nenhum gestor deve fazer politicagem, saúde é necessidade básica”, relata Moretti.

O Estado está investindo mais de R$ 4 milhões no programa. “Há muitas pessoas que não atualizaram seus dados no SUS, como por exemplo número de telefone. Entramos em contato e não somos atendidos ou nos deparamos com números inexistentes (talvez por troca de número). É por meio do cartão SUS que a fila de espera vai andar, por meio da busca por pacientes que estão na regulação, e o canal de comunicação que temos para esse chamamento, é via telefonema”, reforçou a secretária Deisi.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA