Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

PF deflagra operação para apurar venda de decisões judiciais

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (26/11), a Operação Sisamnes, com o objetivo de investigar crimes de organização criminosa, corrupção, exploração de prestígio e violação de sigilo funcional.

As investigações apontam para um suposto esquema de venda de decisões judiciais, envolvendo advogados, lobistas, empresários, assessores, chefes de gabinete e magistrados.

De acordo com as apurações, os investigados solicitavam valores para beneficiar partes em processos judiciais, por meio de decisões favoráveis aos seus interesses.

Também são investigadas negociações relacionadas ao vazamento de informações sigilosas, incluindo detalhes de operações policiais.

Por determinação do Supremo Tribunal Federal, são cumpridos um mandado de prisão preventiva e 23 de busca e apreensão em Mato Grosso, Pernambuco e no Distrito Federal, além de medidas cautelares como instalação de monitoramento eletrônico, afastamento das funções públicas de servidores e membros do Poder Judiciário, sequestro, arresto e indisponibilidade de bens e valores dos investigados.

O nome da operação faz referência a um episódio da mitologia persa, durante o reinado de Cambises II da Pérsia, que narra a história do juiz Sisamnes. Ele teria aceitado um suborno para proferir uma sentença injusta.

Leia Também:  Mapeamento da Defesa Civil identifica áreas de risco em Nortelândia

Comentários Facebook

Mato Grosso

MT Hemocentro divulga calendário de coletas de sangue para o mês de julho

O MT Hemocentro divulga o calendário de coletas de sangue para o mês de julho. Neste mês, estão sendo realizadas diversas coletas internas e externas para atender a população em Cuiabá. A unidade também abrirá as portas neste sábado (12.7) para atender os doadores que não conseguem realizar a doação em dias úteis.

O diretor do MT Hemocentro, Fernando Henrique Modolo, convida a população a participar das campanhas de doação.

“Convido todas as pessoas que desejam realizar a primeira doação, além dos doadores regulares, a participarem das campanhas que acontecerão ao longo deste mês. Por isso, em nome de toda equipe do MT Hemocentro, reforço o convite a todos à comparecer às campanhas internas, na sede da unidade, e às externas, realizadas para melhor atendê-los”, ressaltou.

Confira as datas e os locais de coleta no mês de julho:

Cuiabá
• 10 a 11/07 – Coleta interna do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT);
• 12/7 (sábado) – Coleta interna no MT Hemocentro;
• 12/7 – Coleta interna da Campanha Vidas por Vidas;
• 12/7 – Coleta interna do Insanos Moto Clube;
• 12/7 – Coleta interna da Campanha Águias de Cristo Moto Clube;
• 15 a 17/7 – Coleta interna do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT);
• 15 a 17/7 – Coleta externa no Shopping 3 Américas;
• 22 a 24/7 – Coleta externa no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC);
• 25/7 – Coleta externa na Casa da Amizade;
• 29/7 – Coleta externa na Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz);
• 31/7 – Coleta externa na Superintendência da Polícia Federal.

Leia Também:  Moradores de Cuiabá e Várzea Grande ganham R$ 100 mil no Nota MT

Quem pode doar?

O voluntário que quiser doar sangue precisa apresentar um documento oficial com foto, pesar 50kg ou mais, estar em bom estado de saúde e ter feito uma refeição equilibrada. Não é recomendado realizar a doação em jejum.

Podem doar pessoas com idade entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias. Quem tem entre 60 e 69 anos só poderá doar sangue se já tiver doado antes dos 60 anos. Adolescentes de 16 e 17 anos devem levar uma autorização dos pais ou responsável legal para fazer a doação.

Homens podem doar até quatro vezes ao ano, com um intervalo de dois meses entre as doações; já as mulheres são limitadas a três doações anuais, respeitando o intervalo de três meses. São coletados até 450 ml de sangue por sessão e recomenda-se evitar exercícios físicos e consumo de álcool após a doação.

Serviço

Para agendar a doação de sangue na sede do MT Hemocentro, basta acessar o Sistema de Agendamento. O voluntário também pode fazer o agendamento pelo telefone (65) 98433-0624 (WhatsApp, somente mensagem), ou pelo número (65) 3623-0044, ramais 2024, 2025 e 2026.
O banco de sangue fornece o comprovante de comparecimento ao doador. Para quem compareceu e, por algum motivo, não pôde doar, o MT Hemocentro dá um comprovante de comparecimento e, para quem efetuou a doação de sangue, é entregue o atestado de doação de sangue para justificar a ausência no trabalho.

Leia Também:  Polícia Civil desarticula ponto de tráfico de drogas que ficava próximo à escola em Rondonópolis

*Sob a supervisão de Ana Lazarini

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA