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Agro Negócio

Plano Safra 25/26 será anunciado hoje com expectativa de orçamento recorde

O governo federal anuncia nesta segunda-feira (30.06) e terça-feira (1º.07) as condições do Plano Safra 2025/2026, voltado, respectivamente, para a agricultura familiar e empresarial. A expectativa do setor é que o volume total de recursos supere os R$ 600 bilhões, renovando o recorde histórico registrado na temporada anterior, quando foram destinados R$ 584,5 bilhões ao financiamento da produção agropecuária nacional.

Do total aplicado em 2024/2025, cerca de R$ 400,5 bilhões foram alocados à agricultura empresarial, R$ 76 bilhões ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e outros R$ 108 bilhões por meio de Cédulas de Produto Rural (CPRs) direcionadas, modalidade que passou a integrar o montante oficial do plano.

Até abril de 2025, o sistema financeiro já havia desembolsado R$ 298,6 bilhões em crédito rural, cerca de 80% do total previsto. Os recursos foram destinados principalmente para custeio, comercialização e investimentos em todo o território nacional.

Apesar da magnitude dos valores, o início da liberação dos recursos sofreu desaceleração. Nos dois primeiros meses da safra, houve redução de 40% nos desembolsos, atribuída a exigências ambientais e ao ambiente de juros elevados, com a taxa básica (Selic) ainda mantida em 14,75%. O cenário pressionou os custos de equalização e tornou o planejamento do novo plano um dos mais complexos dos últimos anos.

Com o objetivo de manter a oferta de crédito rural sem onerar o Tesouro, o governo deverá ampliar a exigibilidade dos depósitos à vista (de 31,5% para patamar superior) e das Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs), de 50% para 60%. A estimativa é que essas mudanças possam injetar R$ 64 bilhões adicionais em recursos direcionados, sem impacto direto no orçamento público.

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Além do crédito oficial, o setor privado deverá continuar exercendo papel estratégico na composição do Plano Safra. Na safra 2024/2025, CPRs lastreadas em LCAs representaram quase R$ 200 bilhões, e a expectativa é que esse modelo se consolide como um dos principais mecanismos de financiamento rural. As LCAs também devem reforçar as linhas de juros livres com R$ 128,7 bilhões adicionais.

A composição total do plano contará ainda com recursos dos Fundos Constitucionais de Financiamento (FCO, FNE e FNO), Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé), Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), além de valores operados pelo BNDES e recursos próprios das instituições financeiras. Em 2024/2025, os recursos livres aplicados já somavam R$ 17,9 bilhões até maio.

Três grandes desafios

O lançamento do Plano Safra 25/26 ocorre em meio a três preocupações centrais por parte do setor produtivo, de instituições financeiras e do próprio governo:

  1. Juros elevados
    Foi confirmada a elevação das taxas em quase todas as linhas de crédito, variando entre 1,5 e 2,5 pontos percentuais. Para o Pronaf, o teto de aumento será de 2 pontos. Já o Pronamp, voltado aos médios produtores, poderá atingir até 10% ao ano. Linhas específicas, como as voltadas à agroecologia, devem permanecer com taxas mais baixas em alinhamento com compromissos ambientais assumidos pelo país.

  2. Pressão entre demanda e limite fiscal
    Há forte demanda por ampliação dos recursos, especialmente em linhas de investimento com juros equalizados. Ao mesmo tempo, a política de contenção de despesas e o congelamento de R$ 455,1 milhões no orçamento do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) elevaram a tensão na formulação final do plano. As entidades do setor aguardam com expectativa o anúncio do volume real que será disponibilizado para a nova safra.

  3. Previsibilidade e agilidade na execução
    Na safra anterior, o atraso na liberação dos recursos e a insegurança regulatória, com destaque para as exigências vinculadas ao Cadastro Ambiental Rural (CAR), foram alvo de críticas. Para 2025/2026, o setor produtivo reivindica maior clareza desde o início, de forma a garantir eficiência no acesso ao crédito.

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Expectativas regionais e privadas

Além da política oficial, cooperativas e instituições financeiras já se mobilizam para ampliar sua participação. Em algumas regiões, já se estima expansão de 20% no volume de crédito liberado em comparação com a safra anterior. Estados como Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro devem concentrar boa parte desse aumento.

O anúncio oficial da agricultura familiar acontece às 10h desta segunda-feira. Já as condições completas para a agricultura empresarial serão detalhadas ao longo da terça-feira (1º/7). A expectativa do setor é por um plano robusto, capaz de manter o fluxo de investimentos no campo e garantir o abastecimento e a competitividade do agro brasileiro em um ano marcado por incertezas fiscais e desafios climáticos.

Fonte: Pensar Agro

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Decreto regulamenta BR do Mar e abre exportações pelo Rio Paraguai

O governo publicou nesta quarta-feira (16/07) o Decreto 12.555/2025, que regulamenta o programa BR do Mar e moderniza leis anteriores para transformar a navegação fluvial e marítima em modal eficiente de escoamento. A medida representa um avanço significativo para o agronegócio, que ganha opção com menor custo logístico e menor impacto ambiental.

Com a nova regulamentação, rotas como o Rio Paraguai passam a conectar os portos de Corumbá, Ladário e Porto Murtinho (MS) e projetos em Cáceres (MT) ao Atlântico Sul por meio de terminais no Paraguai (Villeta e Concepción), na Argentina (Rosário) e no Uruguai (Nueva Palmira). Essa articulação multimodal pode reduzir o custo do frete em até 60% e cortar até 80% das emissões de carbono, contribuindo para a agenda de sustentabilidade.

Em números recentes da Semadesc, os portos de Corumbá e Porto Murtinho movimentaram 4,5 milhões de toneladas no primeiro semestre de 2025, superando o total de 2024. O desempenho reafirma o potencial da Hidrovia do Rio Paraguai para escoar soja, minério, carne e outros produtos agrícolas com eficiência.

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O decreto também autoriza o afretamento de embarcações estrangeiras por empresas brasileiras de navegação (EBNs), com incentivos que privilegiam navios sustentáveis. Essa flexibilização abre espaço para ampliar a frota nacional, estimular a indústria naval e inserir agentes de menor porte no setor.

Segundo a Infra SA, a cabotagem hoje representa apenas 11% do transporte de cargas por navio no país. A expectativa é elevar esse indicador para cerca de 15% em até dez anos com o BR do Mar. O impacto positivo pode chegar a uma economia anual de R$ 19 bilhões em frete, com até 40% de vantagem sobre o modal ferroviário e 60% sobre o rodoviário, além de redução de emissões de gases de efeito estufa.

Para o agronegócio, essa mudança significa resgatar a ideia de utilizar os rios como verdadeiras “avenidas de exportação”. Produtores e exportadores da região Centro-Oeste poderão escoar parte da produção permitindo escoar matéria-prima e produtos com mais competitividade e previsibilidade, aliviando as rodovias já sobrecarregadas.

A proposta atende demandas de entidades do setor, que apontam que o transporte rodoviário encarece a produção e desfavorece a competitividade internacional. Com o novo marco, integra-se o Brasil em uma estratégia logística intermodal mais sustentável e eficaz — com impactos positivos no desenvolvimento regional, geração de empregos e preservação ambiental.

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Em sua página no Linkedin (leia aqui) o presidente do Instituto do Agronegócio comenta a importância desta regulamentação para a logística do agronegócio.

Fonte: Pensar Agro

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