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Agro Negócio

Plano Safra 25/26 terá R$ 516,2 bilhões para médios e grandes produtores

O Governo Federal lança nesta terça-feira (1º.06) a segunda etapa do Plano Safra 2025/2026, voltada aos médios e grandes produtores rurais. O anuncio que será feira às 11h pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi antecipado pelo Ministro Carlos Fávaro, em entrevista ao Estadão (veja abaixo). Segundo ele, serão R$ 516,2 bilhões em recursos disponíveis, valor recorde e 1,5% maior que o da safra passada (R$ 508,6 bilhões).

Com isso, o total dos dois planos — incluindo os R$ 89 bilhões já anunciados para a agricultura familiar — alcança R$ 605,2 bilhões em financiamentos, com expectativa de estimular uma nova supersafra e garantir abastecimento interno e exportações.

Os recursos estão distribuídos em R$ 414,7 bilhões para custeio e comercialização, e R$ 101,5 bilhões para investimento — essa última categoria com leve recuo em relação ao ciclo anterior. A taxa de juros para os financiamentos varia entre 8,5% e 14% ao ano, dependendo da linha e do perfil do produtor. Mesmo com o cenário de alta da Selic, as taxas do novo plano safra seguem abaixo da média de mercado.

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O Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp) contará com R$ 69,1 bilhões, um acréscimo de quase 6% em relação à safra anterior. Para facilitar o acesso, o limite de enquadramento foi ampliado: passa a valer para produtores com renda bruta anual de até R$ 3,5 milhões.

Entre os incentivos previstos, o governo também manteve a subvenção a linhas de crédito voltadas à irrigação, sustentabilidade e modernização do campo. O BNDES participará com R$ 18 bilhões, sendo R$ 14,4 bilhões em linhas dolarizadas, com juros entre 8,5% e 9% ao ano.

Apesar do esforço para ampliar os recursos, especialistas alertam para os desafios de execução orçamentária. Há preocupação com o ritmo de liberação efetiva dos valores anunciados, como apontado por economistas que analisam os resultados da safra anterior. Outro ponto de atenção é o impacto dos juros altos sobre a capacidade de endividamento dos produtores.

Mesmo assim, entidades do setor cooperativista e parlamentares da base aliada destacaram avanços na proteção contra eventos climáticos, melhorias no seguro rural e ampliação de programas voltados à transição ecológica. Também houve reforço nas linhas para jovens, mulheres, povos tradicionais e acesso a novas tecnologias no campo.

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A previsão é de que os recursos comecem a ser liberados em até 15 dias, conforme as instituições financeiras finalizem os ajustes operacionais. O Plano Safra 2025/2026 entra em vigor a partir deste mês de julho.

Fonte: Pensar Agro

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Decreto regulamenta BR do Mar e abre exportações pelo Rio Paraguai

O governo publicou nesta quarta-feira (16/07) o Decreto 12.555/2025, que regulamenta o programa BR do Mar e moderniza leis anteriores para transformar a navegação fluvial e marítima em modal eficiente de escoamento. A medida representa um avanço significativo para o agronegócio, que ganha opção com menor custo logístico e menor impacto ambiental.

Com a nova regulamentação, rotas como o Rio Paraguai passam a conectar os portos de Corumbá, Ladário e Porto Murtinho (MS) e projetos em Cáceres (MT) ao Atlântico Sul por meio de terminais no Paraguai (Villeta e Concepción), na Argentina (Rosário) e no Uruguai (Nueva Palmira). Essa articulação multimodal pode reduzir o custo do frete em até 60% e cortar até 80% das emissões de carbono, contribuindo para a agenda de sustentabilidade.

Em números recentes da Semadesc, os portos de Corumbá e Porto Murtinho movimentaram 4,5 milhões de toneladas no primeiro semestre de 2025, superando o total de 2024. O desempenho reafirma o potencial da Hidrovia do Rio Paraguai para escoar soja, minério, carne e outros produtos agrícolas com eficiência.

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O decreto também autoriza o afretamento de embarcações estrangeiras por empresas brasileiras de navegação (EBNs), com incentivos que privilegiam navios sustentáveis. Essa flexibilização abre espaço para ampliar a frota nacional, estimular a indústria naval e inserir agentes de menor porte no setor.

Segundo a Infra SA, a cabotagem hoje representa apenas 11% do transporte de cargas por navio no país. A expectativa é elevar esse indicador para cerca de 15% em até dez anos com o BR do Mar. O impacto positivo pode chegar a uma economia anual de R$ 19 bilhões em frete, com até 40% de vantagem sobre o modal ferroviário e 60% sobre o rodoviário, além de redução de emissões de gases de efeito estufa.

Para o agronegócio, essa mudança significa resgatar a ideia de utilizar os rios como verdadeiras “avenidas de exportação”. Produtores e exportadores da região Centro-Oeste poderão escoar parte da produção permitindo escoar matéria-prima e produtos com mais competitividade e previsibilidade, aliviando as rodovias já sobrecarregadas.

A proposta atende demandas de entidades do setor, que apontam que o transporte rodoviário encarece a produção e desfavorece a competitividade internacional. Com o novo marco, integra-se o Brasil em uma estratégia logística intermodal mais sustentável e eficaz — com impactos positivos no desenvolvimento regional, geração de empregos e preservação ambiental.

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Em sua página no Linkedin (leia aqui) o presidente do Instituto do Agronegócio comenta a importância desta regulamentação para a logística do agronegócio.

Fonte: Pensar Agro

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