Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Policial

Polícia Civil deflagra operação em combate às associações criminosas em Nova Mutum

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta quinta-feira (3.7), a Operação “Efeito Cascata”, com o objetivo de desarticular o esquema de abastecimento e distribuição de drogas em Nova Mutum.

Na ação, coordenada pela Delegacia de Roubos e Furtos de Nova Mutum (Derf-NM), estão sendo cumpridas 26 ordens judiciais, sendo 21 mandados de busca e apreensão relacionados aos crimes de tráfico de drogas, três de busca e apreensão relacionados ao crime de homicídio e outros dois mandados de prisão preventiva, também relacionados a homicídio. Além disso, houve ainda a representação pela quebra de sigilo telefônico e de dados de todos os aparelhos eletrônicos apreendidos.

Conforme o delegado responsável pela condução das investigações, Jean Paulo Ferreira Nascimento, todos os mandados em cumprimento (tráfico de drogas e homicídios) estão interligados. “No decorrer das investigações, foi possível apurar que esses crimes de homicídios estavam conectados com a ‘guerra do tráfico’. Estando tudo relacionado à questão de disputa e domínio de território para o comércio de drogas”, explicou o delegado.

Leia Também:  Polícia Civil recupera objetos furtados de residência e prende receptador em Querência

No decorrer das investigações, reiterou o delegado, foi possível observar a existência de uma rede de distribuição sistematizada, responsável pelo abastecimento de diversos pontos de venda de drogas espalhados por toda cidade e demais áreas da região. Essa rede, segundo o que foi apurado, é composta por dezenas de interlocutores, que utilizam mensagens codificadas, transferências de valores, envio de localização para entrega e recebimento de drogas.

Associação criminosa

As investigações levantaram que os membros dessa associação criminosa são os responsáveis pela distribuição e comercialização das drogas no varejo, diretamente aos usuários locais, sendo chamados de “lojistas”. E, além disso, foi possível observar, por meio de técnicas investigativas, que esses indivíduos utilizavam, inclusive “medidas disciplinares” contra membros que descumpriam ordens, reforçando a estabilidade e periculosidade do grupo.

Ainda nas investigações, também foi evidenciado que pagamentos e repasses de valores eram feitos por meio de contas bancárias e chaves PIX, vinculadas aos investigados, revelando a clara tentativa de ocultação da identidade e lavagem de capitais. Esse padrão confirma a sofisticação das práticas adotadas pelo grupo e a necessidade de aprofundamento investigativo com respaldo judicial.

Leia Também:  Polícia Civil deflagra operação para intensificar combate ao tráfico e às facções em Alto Araguaia

A partir desses elementos, ficou claro que a associação opera com grau de autonomia e estrutura suficiente para manter a atividade delituosa mesmo após a prisão de membros estratégicos.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Comentários Facebook

Policial

Polícia Civil cumpre mandado contra homem acusado de agredir companheira em Alto Araguaia

A Polícia Civil cumpriu, na manhã desta quinta-feira (17.7), um mandado de prisão preventiva contra um homem de 26 anos, acusado de agredir violentamente sua companheira de 27, em Alto Araguaia.

O crime ocorreu no início de maio deste ano, quando vizinhos acionaram a polícia após ouvirem gritos de socorro vindos de uma residência no bairro Atlântico. Na ocasião, o suspeito havia trancado a casa, trancando a vítima e outras pessoas dentro do imóvel.

Segundo o relato da vítima, após uma discussão, o companheiro — supostamente em surto psicótico causado pelo uso de drogas, principalmente crack — passou a agredi-la com socos, golpes de madeira, enforcamento e um corte feito com uma navalha.

Além da mulher, havia na residência duas crianças, o irmão do agressor, uma senhora e a esposa do irmão, todos impedidos de sair da casa.

À época, o agressor foi preso em flagrante. No entanto, após audiência, o Poder Judiciário determinou sua soltura condicionada à realização de exame de sanidade mental, sem necessidade de fiança.

Leia Também:  Polícia Civil prende dois homens e apreende adolescente que tentaram furtar Ciretran em Alto Garças

Inconformado, o Ministério Público recorreu da decisão, alegando grave risco à vida da vítima. O Tribunal de Justiça acatou o pedido e determinou a prisão preventiva do suspeito.

Com a nova ordem judicial em mãos, a equipe da Delegacia de Polícia Civil de Alto Araguaia localizou e prendeu o acusado nesta quinta-feira, que foi encaminhado à cadeia pública do município, onde permanece à disposição da Justiça.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA