Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cuiabá

Polícia Civil investiga empresas que simulavam concorrência para direcionar contratações com dinheiro público

A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta terça-feira (4.11), a Operação Fio de Aço, para investigar um esquema criminoso criado para direcionar contratações e simular a concorrência entre empresas para procedimentos médicos custeados com recursos públicos. Foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão nas sedes das empresas alvo da operação, bem como nos endereços dos investigados.

As investigações da Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Deccor) tiveram início a partir de uma denúncia encaminhada pelo Poder Judiciário, por intermédio do Centro Judiciário de Solução de Conflito e Cidadania da Saúde Pública (Cejusc), que detectou sobrepreço em orçamentos apresentados em processos judiciais que envolviam a realização de procedimentos médicos custeados com recursos públicos, ajuizados em diferentes comarcas de Mato Grosso.

A partir de diligências administrativas, o juízo do Cejusc encontrou discordâncias entre valores apresentados por empresas privadas no bojo de processos judiciais, a partir do deferimento de obrigação de custeio em desfavor do Estado de Mato Grosso.

Leia Também:  Após chuva e ventania, provas retornam nesta sexta

As investigações apontaram a existência de um padrão de comportamento, que revelou uma estrutura organizada para direcionar contratações e simular a concorrência entre empresas que, na aparência, apresentam ao Poder Judiciário orçamentos distintos, mas que, na essência, são controladas ou geridas pelo mesmo núcleo de pessoas.

O resultado da ação criminosa, ao longo de anos, se deu no pagamento de orçamentos superfaturados, por meio da expedição de alvarás judiciais, ocorrendo a apropriação de dinheiro público por aqueles que prestam atendimento a pacientes regulados pelo SUS e assistidos pela Defensoria Pública.

Mandados

Além das buscas por equipamentos eletrônicos e documentos relacionados aos fatos criminosos, foi determinado pelo Poder Judiciário o sequestro de bens imóveis e veículos e o bloqueio de bens e valores, tanto das pessoas jurídicas apontadas como autoras dos orçamentos suspeitos quanto de seus sócios e terceiros envolvidos no esquema criminoso.

Também foram determinadas medidas cautelares diversas da prisão em desfavor dos investigados, que estão proibidos de manter contato entre si, bem como com testemunhas, sobretudo com servidores da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso, do Ministério Público e do Poder Judiciário, e, ainda, de se ausentar da Comarca sem autorização judicial e, por isso, devem entregar seus passaportes.

Leia Também:  Polícia Civil prende homem com dois mandados de prisão em aberto

As empresas investigadas e seus representantes também foram proibidos de contratar com a Administração Pública, em qualquer de suas esferas (federal, estadual ou municipal), especialmente em processos judiciais que visem à efetivação do direito à saúde.

Nome da operação

O nome da operação, “Fio de Aço”, faz alusão ao material comumente utilizado em procedimentos cirúrgicos, referindo-se ainda, metaforicamente, à identificação de diferentes empresas do ramo médico-hospitalar, inclusive “fantasmas”, a partir de um ponto em comum.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

Cuiabá

Bairro Boa Esperança é contemplado com revitalização de quadras esportivas

Nathany Gomes – Assessoria vereadora Paula Calil
O bairro Boa Esperança, na região sul de Cuiabá, recebeu a revitalização de duas quadras esportivas durante uma ação social promovida pela presidente da Câmara Municipal, vereadora Paula Calil (PL). Os espaços passaram por pintura e reparos, garantindo mais lazer e entretenimento aos moradores.
Aline Mariano, moradora do bairro e praticante de esportes no local, destacou a importância da iniciativa.
“Eu sempre venho jogar bola com minhas amigas e agora, com a revitalização, tudo ficou mais bonito. As meninas vão adorar”, afirmou.
Paula explicou que a ação integra o projeto de sua autoria, “Paula e Faissal em Ação”, que leva serviços essenciais às comunidades cuiabanas.
“Estamos muito felizes em realizar mais uma edição do nosso projeto aqui no Boa Esperança. Agradeço à Prefeitura de Cuiabá pelo apoio e suporte. A população ficou muito satisfeita”, declarou a parlamentar.
O secretário municipal de Esporte e Lazer, Jefferson Neves, também acompanhou a atividade e parabenizou a vereadora pela mobilização.
“Tivemos uma grande equipe envolvida, o que possibilitou revitalizar as duas quadras. A Prefeitura de Cuiabá está à disposição para continuarmos realizando ações como essa”, afirmou.
Atendimento à comunidade
A vereadora Paula Calil mantém canais de atendimento abertos para receber demandas da população. Solicitações de serviços como limpeza, infraestrutura ou pedidos de visita ao bairro podem ser feitas pelo WhatsApp: (65) 99962-2444.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Boca de lobo entupida no Pedra 90 recebe limpeza e reparo

Comentários Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA