Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso

Politec recebe equipamento moderno para análise de documentos falsos

A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) recebeu a doação de um equipamento para a verificação de autenticidade de documentos, denominado “Comparador Espectral de Vídeo”, proveniente de um Termo de Cooperação entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

O comparador permite a leitura e análise integral dos documentos periciados sem causar danos aos mesmos. A tecnologia utilizada permite que os peritos criminais façam análises que não podem ser feitas a olho nu, contribuindo para a resolução de crimes no Estado de Mato Grosso.

O aparelho é amplamente utilizado na verificação de adulteração em Certificados de Registros e Licenciamento de Veículos (CRLV) e outros documentos, como Carteiras Nacionais de Habilitação, documentos de identidade (RG), moedas e notas falsas. Assim como exames grafotécnicos, para verificação de assinaturas e textos em materiais de interesse pericial. O valor do contrato de aquisição é de R$ 390 mil.

A empresa Regula Forensics Latam é a fornecedora exclusiva do Video Comparador Hiperespectral 4307 que permite capturar, processar e armazenar imagens digitais de objetos examinados, com banco de dados para a referência de informações de passaportes e moedas. A Politec possuía a versão mais antiga do equipamento, que estava fora de operação, e agora passa a contar com uma tecnologia mais avançada e funcional.

Leia Também:  SES alerta população sobre importância da prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti

Nesta quarta-feira (22), os peritos da Politec participam de um treinamento ministrado pelo perito criminal Cássio Thyone, de Brasília (DF), que é especialista na área e representante da empresa fornecedora.

“Com esse equipamento, poderemos cobrir quase todas as possibilidades de análises de identificação dos elementos de segurança dos documentos. Em relação ao equipamento anterior, representa um avanço em termos de tecnologia, durabilidade e outras funcionalidades que o outro modelo não tinha. No treinamento inicial, mostramos aos peritos que vão fazer uso dele no dia a dia os recursos disponíveis em seu software”, explicou.

 

Comentários Facebook

Destaque

Detran orienta o condutor sobre como proceder em caso de dano ou perda da placa do veículo

O Departamento Estadual de Trânsito do Mato Grosso (Detran-MT) orienta o cidadão a como proceder em caso de perda ou dano da placa do veículo, especialmente neste período de chuvas intensas, quando ocorrem mais situações de perda ou dano.

Se o veículo já possui a placa no padrão Mercosul (com letras e números), o condutor deve registrar um boletim de ocorrência (que pode ser feito de forma online) e agendar o atendimento presencial através do site do Detran – clique aqui para agendar.

No dia do atendimento, o condutor deve levar o documento pessoal com foto, o boletim de ocorrência registrado, o documento do veículo para dar entrada na vistoria veicular e pagar as taxas do Detran.

Após realizar a vistoria do veículo, o proprietário deverá procurar uma empresa estampadora credenciada pelo Detran-MT (consulte aqui a lista das estampadoras), cujo pagamento para a estampagem da placa é feito diretamente na empresa credenciada.

Caso a placa do veículo ainda seja no padrão antigo (na cor cinza), o proprietário deverá realizar o processo de troca da placa para o padrão Mercosul. Nesse caso, o passo a passo é o mesmo dos casos de perda ou extravio.

Leia Também:  Mulher luta com agressor e foge de estupro

Ao final do processo, será emitido um novo Certificado de Registro de Licenciamento do Veículo (CRLV-e) e Certificado de Registro do Veículo (CRV-e), ambos de forma eletrônica.

O Detran-MT reforça que, para emitir a segunda via do documento do veículo, o mesmo deve estar com todos os débitos quitados, como IPVA, licenciamento ou multas.

Circular em via pública sem qualquer uma das placas de identificação (dianteira ou traseira) é considerada infração gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Caso o condutor seja flagrado com essa irregularidade, a penalidade é de multa, no valor de R$ 293,47, além de 07 pontos na CNH.

Comentários Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA