Destaque

Praça dos Carreiros já tem empresa licitada para executar a obra de reforma

Fonte: Valdeque Matos – GCOM Prefeitura de Rondonópolis

A Prefeitura de Rondonópolis finalizou, na terça-feira (07), o processo de licitação para a contratação de uma empresa de engenharia, que será a responsável por executar a tão aguardada obra de reforma geral da Praça dos Carreiros, que foi inaugurada no início dos anos 80 e é um dos pontos mais conhecidos da cidade.

Pelo menor preço apresentado, R$ 1.851, 512,87, o certame, realizado na Sala de Licitações, no Palácio da Cidadania, foi vencido pela empresa A I Fernandes. Outras quatro empresas estavam habilitadas para participar da concorrência pública. A reforma prevê a realização de serviços que requalificarão um dos pontos mais tradicionais da cidade.

Localizada na região central, no quarteirão entre as avenidas Marechal Rondon e Amazonas e as ruas Rio Branco e Dom Pedro II, a praça, que homenageia os “carreiros” (guias de carros de boi), importantes na história de Rondonópolis, há muitos anos aguarda por melhorias e uma reforma completa.

Elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Rondonópolis (Ippur), o projeto arquitetônico, que será executado na restauração da tradicional praça rondonopolitana, preservará a sua originalidade histórica, mantendo o coreto, o monumento aos carreiros e o carro de boi de madeira, que será revitalizado. No caso do coreto, que também será restaurado, será construída uma rampa para o acesso de cadeirantes e feita a troca de piso, do madeiramento e do telhado que estiverem danificados ou comprometidos.

Leia Também:  Produtores da região oeste recebem orientação sobre hidroponia

Os canteiros serão rebaixados ao nível do piso e serão colocados diversos bancos de madeira. Já o terminal de passageiros do transporte coletivo será totalmente reformulado. Ele será fechado e climatizado, utilizando a energia gerada por placas solares que serão instaladas sobre o próprio telhado. Enquanto aguardam pelos ônibus, os passageiros terão à disposição banheiros, com catracas para o controle de usuários.

O projeto de reforma prevê também a troca de todo o pavimento do local por piso Inter travado, mantendo a parte do desenho original das estrelas no centro do praça, feito com pedras portuguesas. Estão previstos ainda novos quiosques e playground cercado para as crianças.

Histórico

Local histórico da cidade, o espaço da Praça dos Carreiros servia desde os idos de 1950 como ponto de aglomeração de populares e de descanso para viajantes da época. Nos anos de 1970, o local se tornou uma feira livre e foi daí que recebeu seu nome, já que os produtos ali comercializados eram trazidos pelos pequenos produtores rurais da região em carros de boi, que se aglomeravam ali.

Leia Também:  Número de focos de calor em MT neste ano é 54% menor do que ano passado

A Praça dos Carreiros foi inaugurada no ano de 1982, na gestão do prefeito Valter de Souza Ulisséia.

Comentários Facebook

Destaque

Oito pessoas são presas durante Operação Integrada de Lei Seca

Oito pessoas foram presas na 46ª edição da Operação Integrada de Lei Seca em Cuiabá. As abordagens iniciaram por volta 23h30 de sexta-feira (17) na Avenida Getúlio Vargas e 100 veículos foram fiscalizados e aplicados 109 testes de alcoolemia.

Foram aplicados 11 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO), uma pelo motorista entregar o veículo a uma pessoa sem carteira nacional de habilitação, violando o artigo 310 do Código Brasileiro de Trânsito (CTB) e outras 10 por dirigirem sem habilitação.

Ao todo, foram aplicados 65 Autos de Infração de Trânsito, 21 por dirigirem sob efeito do álcool, 11 pela recusa do teste de alcoolemia, os 10 sem CNH, 15 por dirigirem veículo sem registro ou não licenciado e 8 por outros motivos.

Foram 44 veículos removidos, sendo 39 carros e 5 motocicletas. Vinte e quatro CNH foram recolhidas e um documento do veículo.

Em Cuiabá, a operação Lei Seca foi realizada pelo Gabinete de Gestão Integrada da Secretaria de Estado de Segurança Pública (GGI/Sesp), Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, Delegacia de Delitos de Trânsito (Deletran), Detran, Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) e a policiais penais do Serviço de Operações Especiais Penitenciárias (SOE).

Leia Também:  Número de focos de calor em MT neste ano é 54% menor do que ano passado

Comentários Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA