Pesquisar
Close this search box.

Cuiabá

Prefeitura abre inscrições para Coral Municipal; saiba como participar

A Prefeitura de Cuiabá abre na terça-feira (15) as inscrições para novos cantores do Coral Municipal. O curso, ministrado pelo maestro Carlos Taubaté e pela professora de canto Yasmin Medeiros, foi retomado em 2018 e tem como público alvo servidores da gestão, aposentados e comunidade externa em geral.

De acordo com Taubaté, a idade mínima para participar do grupo é de 18 anos. “Não exigimos nenhum conhecimento, mas como a turma já se reúne desde o último ano, qualquer experiência nessa área seria interessante”, diz. O maestro é formado em Composição e Regência pela FAAM-SP e regeu o Coral Luther King.

Durante o curso, serão repassadas orientações teóricas e práticas voltadas para os princípios de técnica vocal, técnica de respiração, dinâmica musical, palestras e desenvolvimento de repertório que inclui música clássica, MPB, étnica e mato-grossense.

Segundo Taubaté, o número de vagas vai depender das demandas apresentadas pelo Coral, que atualmente conta com cerca de 40 vozes. “Nós vamos encaixando as pessoas de acordo com as habilidades de cada um e com as necessidades que o coral apresentar”, diz.

Leia Também:  Força Tática prende três bolivianos que ingeriram drogas para tráfico em Cuiabá

Ele lembra que o Coral ficou inativo por mais de uma década e que tem a prerrogativa de ser um difusor da cultura local. “Esse resgate pra nós é de grande importância. Um ano pode parecer muito, mas para canto é pouco e já avançamos com vozes bastante maduras em função desse esforço”, afirmou.

No final de 2018 os integrantes do coral se uniram às vozes do grupo da Igreja Adventista do Sétimo Dia para o número final da Cantata de Natal. Além disso, eles também participam da Camerata de cordas do Instituto Boca de Arte, com duas canções populares brasileiras e outras três mato-grossenses.

As matrículas são gratuitas e podem ser feitas na Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo até o dia 28 de janeiro, quando serão realizadas as audições. As aulas tem início no dia 30 e acontecerão duas vezes por semana, de 19h30 às 21h, no auditório da Prefeitura de Cuiabá.

A secretaria está localizada na Rua Barão de Melgaço, esquina com a Rua Campo Grande, nº 3677. O horário de inscrições é de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Leia Também:  Gesto em foto é apontado como motivo para assassinato de jovem MC

Comentários Facebook

CUIABÁ

Polícia Penal impede entrada de 53 aparelhos celulares na Penitenciária Central do Estado

A Polícia Penal impediu, nesta quarta-feira (22.1), que 53 aparelhos celulares chegassem aos detentos da Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá.

A primeira ação ocorreu no início da manhã, por volta das 5 horas. Os policiais penais realizavam uma ronda na penitenciária quando acharam um pacote com 23 celulares no chão.

O pacote ainda continha fones de ouvido, carregadores, um barbeador elétrico, fita de curativo e máquina, tinta e agulha para fazer tatuagem.

A suspeita é de que o pacote tenha sido jogado por cima do muro da PCE, com o intuito de os detentos recolherem.

Apreensão do SOE

A Polícia Penal e o Serviço de Operações Especiais (SOE), por meio do Núcleo de Inteligência, foram informados de que ocorreria, nesta quarta-feira (22), a tentativa de entrada de uma grande carga de aparelhos celulares na PCE, através da fábrica de materiais de construção.

As equipes já vinham monitorando todos os veículos que entravam na unidade há dias, até que, no por volta das 8h20 de hoje, um caminhão que entrava no complexo da PCE com restos de materiais de construção foi interceptado. Foram encontrados, grudados no chassi do veículo, 30 aparelhos celulares. O motorista foi preso e encaminhado para a Central de Flagrantes de Cuiabá.

Leia Também:  Corpo é achado dentro de carro estacionado

“Essas apreensões demonstram a eficiência da Polícia Penal dentro do programa Tolerância Zero às Facções Criminosas, que tem por objetivo, no sistema penitenciário, impedir que objetos ilícitos entrem nas unidades”, afirmou o secretário de Estado de Justiça, Vitor Hugo Bruzulato Teixeira.

Comentários Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA