Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cuiabá

Prefeitura divulga lista dos mais de 3 mil novos alunos, classificados para unidades de creche e CMEIs

A Prefeitura de Cuiabá divulga a partir das 17 horas desta terça-feira (22), a lista com os nomes dos pais ou responsáveis que solicitaram por meio do Portal Matricula Web, vagas nas Unidades Educacionais de Creches e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), da rede pública municipal de Educação. Com a divulgação das listagens, que também serão fixadas nos murais das unidades educacionais, os pais ou responsáveis terão um prazo de 72 horas (quarta, quinta e sexta-feira), para efetivar as matrículas.

Também será divulgada no site uma lista dos pais que estarão aguardando vagas.

Na faixa etária de 0 a 3 anos e 11 meses (creches) e 4 a 5 anos e 11 meses (Pré Escola), a Secretaria de Educação do Município disponibilizou para o ano letivo de 2019, 3.806 vagas. Nessa faixa etária, o portal Matrícula Web recebeu 7.648 solicitações de novas matrículas.

Sobre a demanda de vagas, o secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos disse que a gestão Emanuel Pinheiro vem trabalhando intensamente para suprir essa necessidade.

Leia Também:  Demilson Nogueira pede transparência sobre economia anunciada pela Prefeitura de Cuiabá

“Nossa equipe, sob a orientação do prefeito Emanuel Pinheiro, está empenhada em reduzir o déficit de vagas. Com processos modernos de gerenciamento, obras de revitalização, manutenção e reconstrução de unidades educacionais, foi possível que em 2018 ofertássemos à população 3.806 vagas nas unidades de creche e CMEIs. Em 2019 vamos intensificar nossas ações. No primeiro semestre, serão inaugurados em abril mais dois CMEIs, com 480 novas vagas; cinco unidades de creche vão ganhar salas rápidas e se transformar nos Centros de Educação Infantil Cuiabana (CEICs), com mais 150 vagas e as obras de revitalização, reconstrução e construção de unidades terão continuidade. Serão 630 novas vagas, somente neste semestre e mais 1.500 até 2020, na Educação Infantil”.

Além dessas novas vagas, a partir da segunda quinzena de fevereiro, serão ofertadas mais 400 vagas em 26 unidades filantrópicas conveniadas, totalizando ainda neste semestre, 1.030 novas vagas.

Para efetivar as matrículas os pais ou responsáveis deverão procurar a Unidade Educacional para a qual seu filho foi classificado levando documentos pessoais e da criança (originais e cópias). Os documentos são, comprovante de residência e de renda da família, certidão de nascimento, cartão de vacina, cartão, caso seja beneficiário, do Bolsa Família, laudo se pessoa com deficiência, obedecendo os critérios estabelecidos pelo prefeito Emanuel Pinheiro, no Decreto 6293 de 12 de julho de 2017.

Leia Também:  Daniel Monteiro cobra locais licenciados para descarte de resíduos em reunião com caçambeiros

 

Rede

A rede pública municipal de Educação de Cuiabá atende a Educação Infantil (creches e pré-escola) e o Ensino Fundamental (do 1º ao 9º ano), além da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Em 2018, as 162 unidades educacionais da rede pública municipal de Educação atenderam 50.977 alunos.

Comentários Facebook

Cuiabá

Câmara fortalece comércio local e diversidade cultural com Feira Mãos Cuiabanas

23/04/2025
Câmara fortalece comércio local e diversidade cultural com Feira Mãos Cuiabanas
SECOM – Câmara Municipal de Cuiabá
Valorizando o empreendedorismo e a cultura regional, a Câmara Municipal de Cuiabá realizou a segunda edição da Feira Mãos Cuiabanas na Praça Pascoal Moreira Cabral, em frente à sede do Legislativo. A iniciativa reuniu 40 expositores nesta terça-feira (22) e apresentou ao público uma ampla variedade de produtos artesanais e gastronômicos, representando tanto a tradição cuiabana quanto expressões culturais de outros estados brasileiros.
A feira destacou histórias como a da expositora Terezinha Maria Hauch, que trouxe sabores do Sul para o coração de Cuiabá.&nbsp
“A maioria dos meus produtos é do Sul e sou eu quem faz. Pão, cuca, biscoito… O pessoal gosta muito. Também vendo queijos, salames, geleias”, contou a artesã, que participou do evento pela segunda vez.
Para o artesão Ernane de Oliveira Monteiro, a participação é uma oportunidade fundamental de visibilidade.&nbsp
“Hoje estou sem loja fixa, então essa feira é uma vitrine essencial para o meu trabalho. Produzo redes cuiabanas, que levam até 90 dias para ficarem prontas. É um trabalho delicado, que exige tempo e dedicação, o que encarece a peça. Precisamos de espaços como este para mostrar nosso ofício e manter viva essa arte”, destacou.
Com mais uma edição bem-sucedida, a Feira Mãos Cuiabanas consolida-se como um importante instrumento de valorização da economia criativa local e de incentivo à cultura popular.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Projeto que propõe fim de verbas públicas para o Carnaval em Cuiabá tem pedido de vista na Câmara

Comentários Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA