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Procon dá dicas de segurança para o antes e depois das compras

Data traz forte apelo emocional e que beneficia muito o comércio. No entanto, é preciso evitar ciladas que podem vir das compras por impulso e da pressa, e resultar no comprometimento do presente e do orçamento

O Dia das Mães está chegando, será comemorado no próximo domingo (11), e o Procon de Várzea Grande lança um alerta para as compras de última hora que podem gerar desatenção, por parte consumidor. A pressa pode levar às ciladas.

O Procon de Várzea Grande dá algumas sugestões de como comprar de forma consciente. A pesquisa de preços, com antecedência, pode ser a melhor aliada dos consumidores em épocas de forte apelo comercial, como os Dias das Mães. A pesquisa sobre o presente imaginado vai render uma compra segura e ainda evitar problemas futuros para o consumidor e lojista.

A coordenadora do Procon VG, Carolina Moreira, alerta que mesmo sob o forte apelo comercial do período, os consumidores evitem a “compra por impulso” para que não tenham problemas com a troca do produto, caso seja necessária. “Dependendo da loja, a troca só é efetivada mediante nota fiscal e algumas trocas se dão por falta de qualidade do produto, que poderiam ser evitadas com olhar mais atento, sem impulso e sem pressa”.

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Além da compra, o Procon VG chama à atenção dos várzea-grandenses para o pós-compra. “Se a empresa tem política de compra, todas as lojas são obrigadas a fazer a troca quando há defeitos no produto, se está manchada, rasgada ou um par diferente do outro, por exemplo. Agora se o cliente não gostou da cor ou do tamanho é preciso verificar se a loja tem política de troca para essas situações. Ainda sobre compra e venda, cada loja tem os dias permitidos para uma possível troca ou não de mercadorias”, explica Carolina.

Sobre as compras online, via e-commerce, a orientação é diferente, “caso o cliente no dia da entrega da compra não gostar da mercadoria, por qualquer motivo, é devolvido sem mera formalidade podendo despachar o produtor no prazo de até sete dias”, informa a coordenadora.

“Pela lei, não há obrigatoriedade de troca por não gostar do produto, apenas é uma mera liberalidade da empresa, e uma vez que é colocado no contrato, ela é obrigada a cumprir no prazo que foi estabelecido”, completou.

Sempre que possível, é recomendado que o consumidor faça teste na própria loja ou assim que receber a compra, para que não ocorram situações constrangedoras no futuro. O consumidor deve ficar atento de onde está comprando o produto e como está adquirindo o produto.

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Carolina orienta ainda que o consumidor deve entrar em contato com o Procon VG quando quiser informações e esclarecimentos sobre prazos, garantias ou ainda algum problema que o gerente da loja não tenha resolvido.

“Todas essas informações garantem que o consumidor faça uma boa escolha de produto, qual a loja para realizar a sua compra, para que fique atento e caso ele seja lesado, terá uma resposta do Procon VG para a tomada de decisão”, ressaltou Carolina.

O ATENDIMENTO – O Procon de Várzea Grande disponibiliza o registro de reclamação e atendimento de dois modos, via online e presencial.

Presencialmente, o consumidor pode vir até a sede do Procon VG, localizada no Paço Municipal, ou ainda na Subprefeitura do Cristo Rei, sempre de segunda à sexta, das 8h até às 14h.

O atendimento online é feito pelo site da prefeitura, por meio do endereço eletrônico, pelo qual o consumidor pode registrar a sua situação.

Há também um telefone de contato: o 3688-8056.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

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Brasil

Receita abre na sexta consulta a maior lote de restituição da história

A Receita Federal libera na próxima sexta-feira (23), a partir das 10h, consulta ao primeiro dos cinco lotes de restituição de 2025, que contempla 6,3 milhões de contribuintes. Será o maior da história em número de contribuintes e em valor. O lote também contempla restituições residuais de anos anteriores.

Ao todo, 6.257.108 contribuintes receberão R$ 11 bilhões. Todo o valor, informou o Fisco, irá para contribuintes com prioridade no reembolso.

As restituições estão distribuídas da seguinte forma:

  • 2.375.076 contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida e optaram simultaneamente por receber a restituição via Pix;
  • 2.346.445 contribuintes de 60 a 79 anos;
  • 1.096.168 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • 240.081 contribuintes acima de 80 anos;
  • 199.338 contribuintes com deficiência física ou mental ou doença grave.

Embora não tenham prioridade por lei, os contribuintes que usaram dois procedimentos em conjunto, pré-preenchida e Pix, passaram a ter prioridade no recebimento da restituição neste ano.

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A consulta poderá ser feita na página da Receita Federal na internet. Basta o contribuinte clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”. Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.

O pagamento será feito em 30 de maio, na conta ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda. Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Se verificar uma pendência, pode enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.

Se, por algum motivo, a restituição não for depositada na conta informada na declaração, como no caso de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nesse caso, o cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BBou ligando para a Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

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Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição depois de um ano, deverá requerer o valor no Portal e-CAC. Ao entrar na página, o cidadão deve acessar o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no campo “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

 

arte irpf 2025

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