Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Professores da Rede Estadual podem se inscrever para formação com foco em ODS e prêmio para as melhores práticas

Até o dia 13 de junho de 2025, professores da Rede Estadual de Ensino podem se inscrever no Global Goals Educa – Conectando para Transformar Vidas, uma das iniciativas educacionais do país voltada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, entre eles, a Educação.

Segundo a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), a pasta aderiu à iniciativa para estimular os professores a trabalharem questões socioambientais em sala de aula, transformando conhecimento em ação, além de criarem soluções tangíveis junto aos alunos.

Disponibilizada por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem e Desenvolvimento Profissional – AVADEP, a formação de 60 horas é 100% gratuita e busca fortalecer práticas pedagógicas alinhadas à sustentabilidade, inclusão e redução de desigualdades.

Ao final do primeiro semestre de 2025, os projetos desenvolvidos serão avaliados por um corpo técnico de jurados, que considerará critérios como engajamento dos estudantes, implementação das ações propostas e impactos gerados na escola e no entorno.

Os 10 melhores projetos selecionados receberão uma viagem com despesas pagas para Bonito (MS), destino reconhecido pela preservação ambiental, onde participarão de atividades práticas de imersão nos ODS. Participantes que concluírem todas as etapas também receberão certificação internacional.

Leia Também:  Polícia Civil deflagra operação e desmonta esquema de furtos de grãos em Mato Grosso

Realizado pelo Ministério da Cultura, com recursos da Lei Rouanet, o Global Goals Educa integra esforços para alcançar as metas do Pacto Global da ONU, além de atender à Política Nacional de Educação Ambiental (Lei 9.795/1999), que exige a inclusão do tema na educação básica.

Os ODS foram estabelecidos pelas Nações Unidas em 2015, como uma agenda global com objetivo de promover um desenvolvimento equitativo, inclusivo e sustentável até o ano de 2030. Cada um dos 17 objetivos aborda áreas críticas que impactam tanto as pessoas quanto o planeta, entre eles, a Educação.

Faça sua inscrição pelo site Portal AVADEP.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Escolas da Rede Estadual promovem atividades comunitárias e esportivas aos sábados

Em uma iniciativa que visa fortalecer os laços entre a escola e a comunidade, 32 unidades da Rede Estadual de Ensino estão abrindo suas portas, todos os sábados, para receber alunos, pais e moradores. Eles participam do programa Escola da Família, que tem como madrinha a primeira-dama Virginia Mendes e oferece uma ampla variedade de atividades recreativas e esportivas.

Durante todo o dia, as rotinas dessas escolas são marcadas por uma programação diversificada que inclui vôlei, basquete, ping-pong e futsal, permitindo que os jovens se exercitem e se divirtam.

Para quem prefere jogos de mesa, opções como xadrez e dama estão disponíveis. Na piscina da escola, a comunidade pode participar de aulas de hidroginástica ou aproveitar apenas para momentos de recreação.

Além das atividades esportivas, o programa oferece oficinas de judô, tricô, design de unhas e capoeira, possibilitando que cada participante encontre uma forma de diversão que se adeque aos seus interesses.

Para a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a proposta é não apenas incentivar a prática de esportes, mas também promover o aprendizado e a convivência entre as gerações.

Segundo o secretário Alan Porto, essa interação não apenas fortalece o vínculo familiar, mas também promove um senso de pertencimento e responsabilidade coletiva, essencial para o desenvolvimento social e emocional das crianças e adolescentes.

Leia Também:  Sema prorroga portaria que suspende visitação ao Morro de Santo Antônio

“Com isso, a escola deixa de ser apenas um espaço de ensino formal e se torna um centro de convivência para a comunidade”, ressalta o secretário.

Raiane Monteiro, tia de um estudante do Colégio Estadual Integrado (CEI-01) Victorino Monteiro da Silva, relatou a importância do projeto não apenas para os alunos, mas também para as famílias.

“É muito importante esse projeto porque a nossa região não tinha espaços de convivência como esses que são proporcionados na escola. Esse momento de lazer, ensino e interação com outras crianças é fundamental, além de ser uma forma de se conectar e participar ativamente do aprendizado dos nossos jovens”, afirmou.

Abaixo, confira a lista de escolas participantes do programa:

CEI 01 – Victorino Monteiro da Silva (Cuiabá)
CEI 02 – João Crisóstomo de Figueiredo (Cuiabá)
EE Profª Eliane Digigov Santana (Cuiabá)
EE Diva Hugueney de Siqueira Bastos (Cuiabá)
EE Rafael Rueda (Cuiabá)
EE Leovegildo de Melo (Cuiabá)
CEI 03 – Mário de Castro (Cuiabá)
CEI 04 – Malik Didier Namer Zahafi (Cuiabá)
EE Prof. Marlene Marques de Barros (Várzea Grande)
EE Deputado Milton Figueiredo (Várzea Grande)
EE Jaime Verissimo de Campos Junior – Jaiminho (Várzea Grande)
CEI 05 – Miguel Baracat (Várzea Grande)
EE Prof. Elizabeth Maria Bastos Mineiro (Várzea Grande)
EE Militar Dom Pedro II Vitória Furlani da Riva (Alta Floresta)
EE Cecilia Meireles (Alta Floresta)
EE Neide Enara (Nova Monte Verde)
EE Militar Tiradentes Coronel PM Jorge Luiz de Magalhães (Querência)
EE Teotônio Carlos da Cunha Neto (Confresa)
EE Nilce Maria Magalhães (Diamantino)
EE São José do Rio Claro (São José do Rio Claro)
EE José Aparecido Ribeiro (Nova Mutum)
EE Cândido Portinari (Santa Rita do Trivelato)
EE Militar Dom Pedro II Andre Antonio Maggi (Rondonópolis)
EE Pindorama ( Rondonópolis)
EE Antonio Ferreira Sobrinho (Jaciara)
EE Cleufa Hubner (Sinop)
EE Mário Spinelli (Sorriso)
EE Dom Bosco (Lucas do Rio Verde)
EE Pedro Alberto Tayano (Tangará da Serra)
EE 29 de Novembro (Tangará da Serra)
EE Andre Antonio Maggi (Sapezal)
EE Patriarca da Independência (Distrito de Progresso)

Leia Também:  Bombeiros extinguem incêndio em caminhão que tombou na BR-070

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA