Cuiabá

Profissionais vão discutir propostas que contribuam para o conhecimento, inclusão e humanização do ensino aprendizagem

O ano letivo de 2019 começa oficialmente no próximo dia 23 de janeiro, com a Semana Pedagógica na rede pública municipal de Ensino de Cuiabá. Até o dia 8 de fevereiro, quando será realizada a aula inaugural, cerca de  6 mil profissionais da Educação passarão por formação, preparação e planejamento das atividades que serão desenvolvidas durante todo o ano letivo.

O secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos explicou que esse período, de intensa preparação e planejamento, é fundamental para que as equipes gestoras e profissionais das Unidades Educacionais, possam pensar, refletir e transformar essas reflexões em ações que fortaleçam o  Projeto Político Pedagógico.

“A  Educação na gestão Emanuel Pinheiro vive um momento especial, de grandes transformações em todas as áreas, na estrutura física da rede, no pedagógico, na formação e valorização dos seus profissionais. Temos novas propostas, metas e desafios.  Nesse contexto, a Semana Pedagógica Cuiabana 2019, será um  momento privilegiado de trocas de experiências, estudos, discussões e planejamento na educação municipal, e de alinhamento com o plano estratégico da secretaria. Nosso objetivo é claro, aprimorar a qualidade do ensino e a forma como lidamos com os nossos alunos e seu modo de aprender”, ressaltou Alex Vieira Passos.

Leia Também:  Polícia Civil cumpre mandados contra grupo envolvido em execução de empresário

A secretária-adjunta de Educação, Edilene Machado, também destacou a importância do momento e disse que nesse ambiente, de formação continuada, onde estão envolvidos teoria e prática, os gestores e as equipes das unidades escolares têm a oportunidade de discutir, avaliar e definir ações aproveitando ao máximo, os recursos que estão à disposição dos educadores.

“A Semana Pedagógica é o momento que marca a abertura do nosso ano letivo. É o momento de rever as ações realizadas em 2018, traçar metas  e dar todo o subsídio necessário para que os profissionais da Educação possam desempenhar seu papel da melhor maneira possível, para que nossos alunos avancem ainda mais no conhecimento”, destacou Edilene Machado.

Programação

A Semana Pedagógica da Escola Cuiabana foi dividida por etapas e modalidades com seus Ciclos de Formação Humana – Educação Infantil, Ensino Fundamental 1°, 2º e 3º Ciclos,  Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação do Campo -, para que seja possível abordar questões gerais e pontuais sobre as diversas modalidades de educação, além dos grandes desafios que virão em 2019.

De 23 de janeiro a 1º de fevereiro os professores estarão em formação. Nesse período, todas as áreas do conhecimento estarão sendo contempladas com estudos e reflexões, desde Arte e Educação Física, até a apresentação do Programa de Alfabetização Cuiabana, Nutrição Escolar,  e a discussão da Política Educacional da Escola Cuiabana.

Leia Também:  Sine Municipal disponibiliza 484 vagas de emprego nesta segunda-feira (08)

De 04 a 7 de fevereiro, nas unidades escolares, professores e equipes gestoras, e todos os demais profissionais, estarão envolvidos na elaboração do planejamento para 2019.

No dia 08 de fevereiro acontece o Ato Inaugural do Ano Escolar 2019 do Município de Cuiabá. No Calendário Escolar Municipal este é o primeiro ato da Autoridade Executiva referente a educação. A aula inaugural acontecerá no dia 08 de fevereiro (nos dois períodos), no Hotel Fazenda Mato Grosso, com a palestra magna, “Pedagogia afetiva na escola” com o palestrante Daltro Monteiro.

Os encontros da Semana Pedagógica da Escola Cuiabana vão acontecer no Hotel Fazenda Mato Grosso, nas Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão (Feics), na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB), Madre Marta Cerutti, e no auditório Maestro China, da Secretaria Municipal de Educação.

As aulas na rede pública municipal de Educação começam no dia 11 de fevereiro.

 

Comentários Facebook

Cuiabá

É o Bicho MT realiza feira de adoção de animais neste sábado (13)

A Associação É o Bicho MT realiza no próximo sábado (13.08), em parceria com protetores independentes de Cuiabá e Várzea Grande, uma feira de adoção de cães e gatos. Ao todo são cerca de 20 animais em busca de um lar, a maioria já vacinados, vermifugados e castrados.

O evento será realizado no Piso G1 do Shopping Estação Cuiabá, das 11h às 16h. São animais muito dóceis, bem cuidados e cheios de amor para dar, aguardando a chance de ter uma família e um lar com muito amor e respeito.

Além da feira de adoção, o É o Bicho MT venderá seus produtos como camisetas, bonés, cadernos e quadros, cujo valor arrecadado será destinado às ações da associação e para a compra de ração para cachorros e gatos.

O É o Bicho MT é uma associação sem fins lucrativos formada por protetores, voluntários, defensores e simpatizantes da causa animal de Cuiabá e região, que desde 2015 busca amparar, na medida do possível, os animais de rua que vivem em situações rotineiras de maus tratos, apoiando as organizações e protetores independentes.

Leia Também:  Polícia Civil cumpre mandados contra grupo envolvido em execução de empresário

Segundo a voluntária do É o Bicho MT e coordenadora da feira, Isabel Cristina da Silva, essa é a terceira feira que a associação realiza este ano. “A ideia é apoiar os protetores independentes para que consigam adoção dos animais. Muitos deles estão lotados e passando por dificuldades financeiras, já que cuidam desses bichinhos sem auxílio externo. Nas duas primeiras edições tivemos a alegria de doar todos os animais e para essa edição, nossa expectativa é muito boa pois sabemos da grande circulação de pessoas no Shopping Estação Cuiabá”, explica Isabel.

“Todos serão bem-vindos ao Shopping para o Estação Pet. Apoiar eventos como este é a nossa forma de ajudar e incentivar a adoção responsável de animais”, afirma a Gerente de Marketing do Shopping Estação Cuiabá, Laíza Carvalho.

A feira de adoção tem a parceria da Cobasi e do Shopping Estação Cuiabá.

Serviço:

Feira de Adoção Estação Pet: neste sábado (13) das 11h às 16h.

Local: Shopping Estação Cuiabá – Piso G1

Necessário levar um documento com foto.

Leia Também:  Sine Municipal disponibiliza 484 vagas de emprego nesta segunda-feira (08)

Comentários Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA