Sem categoria

Projeto de Leitão quer ressaltar ética e cidadania no currículo das escolas

O Líder do PSDB na Câmara, Nilson Leitão (MT), protocolou o projeto 10.227/2018, que prevê a inclusão da educação moral e cívica como tema transversal nas escolas públicas e privadas de Ensino Fundamental e Médio – sem alterar as disciplinas já definidas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
O Líder do PSDB na Câmara, Nilson Leitão (MT), protocolou o projeto 10.227/2018, que prevê a inclusão da educação moral e cívica como tema transversal nas escolas públicas e privadas de Ensino Fundamental e Médio – sem alterar as disciplinas já definidas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

eúdos que ressaltem valores como a democracia, o respeito às diferenças, a necessidade de se cumprir deveres e exigir direitos. Esse é o objetivo do projeto.

“O Brasil passou por momentos muito difíceis, em que os governos do PT procuraram dividir os brasileiros e ressaltaram valores negativos. Por isso, é importante e oportuno trabalhar princípios como a ética e a cidadania para reforçar nos alunos o sentimento de que o país é uma construção coletiva e todos devem participar. Não raro os alunos não sabem nem a letra do Hino Nacional e isso é muito simbólico”, afirmou.

A BNCC já traz entre os temas transversais, por exemplo, educação para o trânsito, educação ambiental, respeito e valorização do idoso, educação das relações étnico-raciais, ensino de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena.

Comentários Facebook

Sem categoria

Inscrições para o Enem 2022 começam na terça-feira

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam nesta terça-feira (10) e podem ser realizadas até o dia 21 de maio. Pela primeira vez, os interessados em participar do exame poderão efetuar o pagamento da taxa de inscrição por meio de PIX e cartão de crédito.

O resultado dos recursos para isenção da taxa de inscrição já está disponível na Página do Participante. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ressalta que a aprovação dos pedidos não garante a inscrição no exame.

A taxa de inscrição para o Enem 2022, versões digital ou impressa, foi mantida no valor de R$ 85. O período para efetuar o pagamento se encerra em 27 de maio. A participação no exame apenas será garantida apenas após a confirmação do pagamento da taxa.

O pagamento da taxa de inscrição também poderá ser feito por meio do tradicional boleto, que deve ser gerado na Página do Participante e pago em qualquer banco, casa lotérica, aplicativos bancários ou agência dos Correios, obedecendo aos critérios estabelecidos por esses correspondentes bancários e respeitando os horários de compensação.

Já os interessados em fazer o Enem 2022 que obtiveram a isenção da taxa devem realizar a inscrição na Página do Participante, mas não precisam efetuar o pagamento para confirmar a participação.

Provas

As provas serão realizadas nos dias 13 e 20 de novembro. A aplicação dos testes impressos seguirá o horário de Brasília. A abertura dos portões será às 12h, e o fechamento às 13h. O início das provas será às 13h30. No primeiro dia de Enem, o término das provas será às 19h. No segundo dia de testes, às 18h30.

O exame será constituído de quatro provas objetivas e uma redação em língua portuguesa. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha.

No primeiro dia do exame, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e redação (língua Portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação); e de ciências humanas e suas tecnologias (história, geografia, filosofia e sociologia).

A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração, contadas a partir da autorização do chefe de sala para o início das provas.

No segundo dia do exame, serão aplicadas as provas de ciências da natureza (química, física e biologia) e matemática e suas tecnologias. A aplicação terá 5 horas de duração, contadas a partir da autorização do chefe de sala para o início das provas.

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no Portal do Inep, até o terceiro dia útil após o último dia de aplicação.

Comentários Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA