Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Destaque

Quatro foragidos da Justiça são presos com auxílio de tecnologia de reconhecimento facial do Vigia Mais MT

Na manhã desta sexta-feira (4.7), policiais militares prenderam um homem com dois mandados de prisão por roubo, um expedido pela Justiça de São Paulo e outro pela Justiça de Mato Grosso. Ele foi identificado por uma câmera com tecnologia de reconhecimento facial instalada no Centro de Cuiabá e abordado por uma equipe do 1º Batalhão de Polícia Militar após a informação ser repassada pelos operadores do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).

Com essa prisão, esta semana, quatro homens foragidos da Justiça, por diversos crimes, foram presos em Cuiabá e Várzea Grande com o auxílio da tecnologia de reconhecimento facial do programa Vigia Mais MT, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).

Também no Centro da capital, na quinta-feira (3), um homem de 45 anos, com mandado de prisão em aberto por homicídio, foi preso no calçadão da Rua Antônio Maria. O reconhecimento facial foi realizado por uma câmera instalada em outra via, e os operadores do Ciosp acionaram uma equipe da PM, que localizou o suspeito, fez a abordagem e o conduziu à delegacia para as providências cabíveis.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros já atuou em 20 mil ocorrências de atendimento pré-hospitalar em MT

No mesmo dia, já em um centro comercial no bairro Jardim Aclimação, um homem de 69 anos, procurado por violência sexual, foi detido por policiais do 3º Batalhão. Ele foi identificado por uma câmera e abordado por uma equipe da PM em um ponto de ônibus na Avenida do CPA.

Em Várzea Grande, na quarta-feira (2), um homem de 38 anos foi preso por policiais militares do 4º Batalhão após ser identificado como foragido da Justiça com mandado de prisão expedido pela Comarca de Comodoro. O suspeito tem condenações por tráfico de drogas e lesão corporal grave, com pena restante de seis anos em regime fechado. Ele foi flagrado ao passar em uma câmera instalada em uma avenida no Centro da cidade e acompanhado até entrar em uma casa de carne, onde acabou abordado e conduzido para delegacia.

Reconhecimento facial

Com o auxílio de câmeras com tecnologia de reconhecimento facial do programa Vigia Mais MT, mais de 55 foragidos da Justiça foram presos pelas forças de segurança entre abril de 2024 até junho deste ano.

Leia Também:  Polícia Civil prende faccionado alvo de operação em Guarantã do Norte

As câmeras de reconhecimento facial estão ligadas à Plataforma de Observação Elevada (POE), um centro de monitoramento móvel utilizado para reforçar o esquema de segurança durante eventos com grande concentração de pessoas. Além disso, foram instaladas câmeras em ruas e avenidas, que também estão ajudando na identificação de foragidos da Justiça.

Criado pelo Governo de Mato Grosso há dois anos, o programa Vigia Mais MT já conta com a adesão de 128 municípios e alcança resultados no reforço à segurança pública por meio do videomonitoramento.

Câmeras do Vigia Mais auxiliam na prisão de 55 foragidos da Justiça em Mato Grosso - Sala de monitoramento da Plataforma de Observação Elevada (POE)

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

Cuiabá

Roda-gigante pega fogo durante feira agropecuária em MT

Um princípio de incêndio na roda-gigante instalada na Expoagro, em Cuiabá, causou momentos de tensão na noite desta quarta-feira (16), mas terminou sem vítimas. O incidente ocorreu durante o funcionamento do parque de diversões montado para o evento e mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar para a evacuação imediata do equipamento.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, as chamas atingiram a parte elétrica da estrutura e foram contidas rapidamente. Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram o momento em que um funcionário tenta apagar o fogo com um extintor, enquanto visitantes deixavam o brinquedo às pressas. Testemunhas relataram que algumas pessoas, inclusive uma criança, chegaram a saltar das cabines diante do susto.

O Sindicato Rural de Cuiabá, responsável pela organização da Expoagro, informou que o sistema de segurança da roda-gigante foi ativado assim que foi identificado um superaquecimento. Com o apoio dos bombeiros e da polícia, todos os ocupantes foram retirados de forma segura, sem ferimentos.

Ainda segundo as investigações preliminares, o foco do incêndio teria se iniciado após o superaquecimento de um forro de tecido, localizado próximo ao palco da Acrimat, causado pela exposição prolongada a lâmpadas de LED. A empresa responsável pela montagem e operação do brinquedo já iniciou os reparos, e a estrutura será novamente inspecionada pelos bombeiros antes de ser liberada para uso.

Leia Também:  Senac de Rondonópolis abre mais de 500 vagas para cursos de costura gratuitos e mais

Apesar do susto, o incidente não comprometeu a continuidade da programação da Expoagro, um dos maiores eventos agropecuários do estado. As autoridades seguem acompanhando a situação para garantir a segurança dos visitantes.

 

VEJA O VÍDEO

Comentários Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA