Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cuiabá

“Quilombo da liberdade, origens” será apresentado em Cuiabá e em comunidade quilombola

Em circulação por diferentes quilombos do Brasil, o Grupo Cultural e Social Grito da Liberdade chega a Mato Grosso com o espetáculo “Quilombo da liberdade, origens”. A primeira apresentação acontece em Cuiabá, no Museu do Rio, na Orla do Porto, no dia 9.02. Na sequência o elenco segue para a Comunidade Quilombola de Mata Cavalo de Cima, em Nossa Senhora do Livramento, no dia 10.02. O projeto inclui oficinas de capoeira passa por comunidades dos estados de Goiás e Mato Grosso do Sul.

A peça leva ao público mitos e ritos dos afrodescendentes numa mescla de capoeira regional e angola e das danças de puxada rede, dança do bastão e maculelê, em que os negros são protagonistas. O projeto foi Idealizado pelo mestre Cobra, líder do grupo de capoeira Grito de Liberdade. “O objetivo, além de perpetuar a cultura africana e a formação cultural brasileira, é descentralizar a produção de movimentos artísticos em Brasília, passando por diversos pontos do Distrito Federal e agora do Centro-Oeste.”

Quilombo da liberdade também faz uma reverência à mitologias africanas, explorando as técnicas de manipulação corporal, com uma linguagem artística de figurinos que resgatam a ancestralidade e coreografias que desafiam o limite do corpo humano, um encontro de corpo e alma. As danças são embaladas ao som de berimbaus, agogôs, atabaques, pandeiros e reco-reco, e trazem histórias reais e fictícias transmitidas pela cultural oral de raiz africana numa surpreendente cena.

Leia Também:  CPI dos Débitos Previdenciários encaminha trabalhos para fase de conclusão

À frente dos preparativos para receber a comitiva, o diretor do Museu da Imagem do Som de Cuiabá (Misc), Cristóvão Gonçalves explica que apenas um dia de espetáculo estava previsto para o estado. Contudo, diante da possibilidade, a Prefeitura de Cuiabá viabilizou uma apresentação na Capital. “Primeiro pensamos em realizar o encontro no Misc, mas pela quantidade de integrantes e grandiosidade da peça, levamos para o Museu do Rio”, conta.

Além da Comunidade Quilombola de Mata Cavalo de Cima, outros dois quilombos foram contemplados pela ação este ano. O primeiro, conhecido como Comunidade Quilombola Kalunga, de Cavalcante (GO) recebeu a caravana nos dias 16, 17 e 20 de janeiro. Já a Comunidade Quilombola Tia Eva, em Campo Grande (MS) nos dias 4, 5 e 6 de fevereiro.

Histórico

Na primeira temporada, “Quilombo da liberdade, raízes” percorreu duas cidades do DF, Gama e Ceilândia, onde foi apresentado em nove escolas e assistido por mais de oito mil alunos espectadores do espetáculo que carrega Zumbi dos Palmares, Mestre Pastinha e Mestre Bimba entre outros heróis negros como personagens da história do Brasil. O projeto também já foi apresentado nos estados da Bahia, Rio Grande do Norte e Pernambuco, onde foi visto por mais de 10 mil pessoas.

Leia Também:  A participação do parlamento cuiabano na história da bandeira de Cuiabá

Grito de Liberdade

Desde 1980, na Candangolândia, o grupo do Mestre Cobra, trabalha a capoeira perpetuando a história das culturas de matriz africana. Nessa época, a capoeira era marginalizada, sendo praticada às escondidas, no mato. De 80 a 90, Cobra treina com Mestre Rizomar. Em 1990, vai para Asa Norte estudar com Grupo Taboza de Mestre Fred. Cinco anos depois, segue para o Sol Nascente, com Mestre Romeu. Em 1994, começa a desenvolver seu trabalho no Riacho Fundo. Forma-se, então, o grupo de capoeira Grito de Liberdade.

Programação

 

Museu do Rio (Cuiabá): 9/02 às 20h.

Comunidade Quilombola de Mata Cavalo, (Nossa Senhora do Livramento): 10/02 às 12h.

Comentários Facebook

Cuiabá

PM resgata vítimas de sequestro e tortura e prende faccionado às margens do Rio Cuiabá

Policiais militares do 1º Batalhão de Cuiabá resgataram, na manhã desta segunda-feira (17.11), dois homens que estavam sendo submetidos a agressões por membros de uma facção criminosa às margens do Rio Cuiabá. Um dos suspeitos foi preso em flagrante após ser encontrado no local mantendo as vítimas amarradas e sob ameaças.

A ação criminosa teve início por volta das 6h, quando a equipe policial recebeu informações via Ciosp de que dois homens estariam sendo agredidos atrás de um barracão na região do bairro Praeirinho. Durante as rondas, os policiais localizaram uma motocicleta nas proximidades, o que levantou suspeitas sobre o local.

Ao descerem o barranco, os militares visualizaram os suspeitos, que fugiram ao perceber a presença da PM. Dois homens e uma mulher pularam no rio e não foram localizados. Já um dos envolvidos, de 20 anos, foi detido pela PM.

Após a prisão, os policiais encontraram as duas vítimas amarradas e com diversas lesões pelo corpo. Elas relataram que estavam em um bar quando foram abordadas pelo grupo, retiradas do estabelecimento e levadas ao local onde sofreram as agressões.

Leia Também:  Boca de lobo entupida no Pedra 90 recebe limpeza e reparo

Segundo as vítimas, todos os suspeitos estavam armados e faziam constantes ameaças de morte. Elas foram agredidas com socos, chutes, pauladas e golpes com um espeto de ferro.

Os criminosos também vasculharam os celulares das vítimas em busca de informações sobre outras facções. Um dos homens informou que uma das suspeitas era sua ex-namorada, apontada como mandante do sequestro. O grupo também roubou duas motocicletas e três celulares.

Durante varredura no local, os policiais encontraram uma bolsa com 18 porções de substância análoga à maconha, três porções de pasta-base e materiais utilizados para embalagem de entorpecentes.

Diante dos fatos, o suspeito detido foi encaminhado para a Central de Flagrantes. Em consulta ao sistema, foi constatado que ele possui diversas passagens criminais por tráfico ilícito de drogas.

Disque-denúncia

A população pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, pelos números 190 ou 0800 065 3939.

Fonte: Governo MT – MT

Leia Também:  Câmara busca diálogo para amenizar impactos de obras em ruas e avenidas de Cuiabá

Comentários Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA