Pesquisar
Close this search box.

Cuiabá

Reajuste salarial e atualização de carreiras beneficiam servidores municipais

Realização de concurso, reajuste salarial e atualização de planos de carreira. Estas são algumas das medidas adotadas pela Prefeitura de Cuiabá para valorizar o servidor e humanizar os serviços prestados à comunidade. Desde o início da gestão, em 2017, seis categorias passaram por reestruturação e tiveram leis específicas criadas para atender suas demandas específicas. A proposta do prefeito Emanuel pinheiro é que até 2020 todos os setores passem pelo mesmo processo.  

Estas medidas contemplam o desenvolvimento profissional, correção de distorções salariais, possibilidade de qualificação e aposentadoria com provento melhor que o inicial. É o que explica o prefeito, que avalia estender o benefício aos gestores e agentes de trânsito e transporte. “Agimos com responsabilidade fiscal para contemplar a todos gradualmente ao longo do mandato. O diálogo continua aberto e o servidor tem compreendido nossa necessidade de respeitar os limites das contas públicas.”

Ainda no primeiro ano de mandato, o prefeito equiparou os salários dos enfermeiros contratados ao valor pago aos profissionais concursados em início de carreira. No ano seguinte foi a vez dos auditores fiscais, e, em 2019, dos contadores, arquitetos, engenheiros e agentes de fiscalização. “O resultado do investimento no servidor é melhoria do ambiente profissional e das condições de trabalho. Avançamos muito e lutamos para avançar ainda mais em todos estes quesitos”, diz Emanuel.

Leia Também:  Intenção de consumo entre os cuiabanos recua no início de ano

Neste contexto, há que se mencionar ainda o reajuste concedido aos professores da rede municipal, que prevê recomposição salarial de 7,53%. Desta porcentagem, 3,35% correspondem ao Reajuste Geral Anual (RGA) e outros 4% ao ganho real. A lei  462/2019, é fruto de uma negociação realizada com a categoria em setembro de 2018.  Os avanços fazem parte do maior programa de valorização dos profissionais da Educação já apresentado pelo município.

 

Outras ações de valorização

Pinheiro lembra que a gestão ampliou o atendimento psicológico, nutricional e terapêutico aos servidores, além de investir fortemente em sua formação continuada com programas importantes, como o da Inteligência Emocional e outros. As melhorias se estendem entre as 20 secretarias. No primeiro mês de mandato, por meio de decreto, foi determinado que os funcionários que tenham cônjuge, filhos ou dependentes com algum tipo de deficiência possam reduzir a jornada semanal.

Também merece destaque o concurso para contratações na Secretaria de Obras Públicas e o pagamento integral do RGA referente às perdas inflacionárias de 2017.  Há ainda convênios com faculdades, que oportunizam bolsas integrais de estudo e capacitações. “Quando assumi a Prefeitura de Cuiabá, fiz uma opção: olhar e trabalhar para as pessoas. Todas estas ações visam o respeito ao cidadão e ao profissional, que tem a missão de servir e dar tudo de si para melhorar a vida da comunidade”, finaliza.

Leia Também:  PM remove nove motocicletas e desarticula grupo que fazia manobras perigosas em Cuiabá

 

 

Comentários Facebook

Cuiabá

Detran-MT fiscaliza 790 veículos em janeiro e flagra 50 motoristas sem carteira de habilitação

No mês de janeiro, 790 veículos foram fiscalizados durante as 18 barreiras de fiscalização de trânsito realizadas em Cuiabá pelo Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), com apoio do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar e da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob).

Dentre as infrações recorrentes, uma gravíssima que coloca em risco a coletividade no trânsito: pessoas conduzindo sem possuir habilitação. Foram 50 autuações somente nas 18 barreiras realizadas em janeiro de pessoas dirigindo sem serem habilitadas. Essa é uma infração gravíssima com multa no valor de R$ 880,41, conforme estabelece o Código de Trânsito Brasileiro.

“Apesar de não ser a infração com maior registro nas operações, não ser habilitado e estar na condução de veículo é um ato de irresponsabilidade que acarreta em risco a vida e a segurança no trânsito”, reforçou a coordenadora de Fiscalização de Trânsito do Detran-MT, Kelli Lopes Felix.

A infração mais recorrente nas ações foi de motoristas circulando pelas vias de Cuiabá sem possuir o licenciamento do ano corrente do veículo. No total, 106 condutores foram autuados nesta condição. Além de veículos não licenciados, 44 pessoas foram flagradas conduzindo com calçados que não se firmam aos pés, 31 sem utilizar o cinto de segurança e 20 motoristas com a CNH vencida há mais de 30 dias.

Leia Também:  Intenção de consumo entre os cuiabanos recua no início de ano

 

 

 

O objetivo das operações integradas é prevenir e coibir as infrações de trânsito que acarretam em riscos o trânsito como um todo. Além da documentação do veículo e do condutor, os agentes também verificam as condições básicas de conservação, os equipamentos obrigatórios de segurança e a condição de trafegabilidade do veículo.

A equipe da Coordenadoria de Fiscalização de Trânsito também atua nas operações integradas Lei Seca, comandada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e consolidada como política de segurança estadual com foco na redução de acidentes envolvendo bebida e direção.

Para a coordenadora de Fiscalização de Trânsito do Detran-MT, Kelli Lopes Felix, dirigir com responsabilidade é um ato de respeito à vida. “Vias seguras é um direito de todos. As operações integradas de fiscalização de trânsito existem para salvar vidas. No trânsito, cada um precisa fazer a sua parte e juntos fazer escolhas seguras para evitar tragédias e garantir que todos cheguem em segurança aos seus destinos”, falou.

Leia Também:  Detran-MT fiscaliza 790 veículos em janeiro e flagra 50 motoristas sem carteira de habilitação

 

 

 

O presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos, ressalta que a fiscalização é uma das prioridades da atual gestão, com foco na redução dos sinistros de trânsito, regularização da frota de veículos automotores em circulação e, principalmente, na mudança de comportamento dos motoristas para um trânsito mais seguro.

A diretora de Fiscalização e Educação para o Trânsito, Adriana Carnevale, reforça a importância de aliar fiscalização e educação para um trânsito mais seguro. “As ações de fiscalização alinhadas à educação para o trânsito são fundamentais para a construção de uma cultura de respeito e segurança nas vias. Nosso objetivo é alertar os condutores sobre a importância do cumprimento das normas, reduzindo os riscos, pois um trânsito mais seguro depende do compromisso de todos”, disse.

Comentários Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA