Pesquisar
Close this search box.

Cuiabá

Reunião Cuiabá 300 Anos reúne mais de 100 representantes de diferentes segmentos

Com o objetivo de fomentar a participação da população nas ações de comemorações do tricentenário da Capital, a Prefeitura de Cuiabá realizou nessa terça-feira (22) a 1ª Reunião Cuiabá 300 Anos. Organizado pela Secretaria Extraordinária dos 300 Anos, o evento aconteceu no auditório Maestro China, da Secretaria Municipal de Educação, e contou com a participação de aproximadamente 100 pessoas.

Durante cerca de três horas de debate, representantes de segmentos religiosos, culturais, esportivos, empresariais e órgãos governamentais puderam conhecer e opinar sobre as propostas que a Sec 300 planeja executar para as festividades de aniversário da cidade. Além disso, também foi aberta a oportunidade para a apresentação de sugestões e projetos próprios, que podem ser inseridos no calendário de eventos, tanto de 2019 quanto para 2020.

Na ocasião, foram explanadas ações como, por exemplo, carnaval, festividade do aniversário, escolha da Rainha dos 300 anos, baile dos 300 anos, projeto de recepção de turistas no aeroporto e criação do espaço Cuiabá 300, no Goiabeiras Shopping. Para a titular da Pasta, Cely Almeida, o encontro cumpriu com seu propósito de envolver variados segmentos da sociedade no processo de construção do importante momento para o município.

Leia Também:  Operação do Ipem-MT fiscaliza mais de 5 mil produtos escolares em Cuiabá e Várzea Grande

“A realização desse fórum, além de efetivar uma atribuição legal da Secretaria, nos ajudou a dar mais um passo no nosso planejamento de democratização da participação nas ações dos 300 anos. O prefeito Emanuel Pinheiro nos determinou que executássemos a missão de envolver toda cuiabanidade nas festividades e, nesse ato, conseguimos reunir representantes de importantes entidades governamentais e não governamentais”, destacou Cely.

A secretária afirmou ainda que o resultado deve ser considerado extremamente positivo e explicou que o próximo passo é o de colher todas as ideias manifestadas, fazer uma análise e, a partir da aprovação do Comitê dos 300 Anos, encaminhar para a chancela do prefeito Emanuel Pinheiro. “Considero que a reunião foi um grande um sucesso e estou muito feliz com o resultado obtido. O mais importante é que quem participou também aprovou e deu sugestões sobre o que realmente Cuiabá quer ter como comemoração”, disse.

A cantora cuiabana Deize Águena avaliou o encontro como positivo, pois serviu como espaço de discussão e alinhamento de diversas questões. Segundo a artista, um importante ponto que foi possível conhecer por meio da reunião foi a existência de projetos semelhantes, em que os autores podem formar parcerias e complementarem as ideias. Ela enfatizou ainda que o evento deu voz para todos e fez com que os participantes sentissem uma verdadeira representatividade.

Leia Também:  Operação Lei Seca termina com 2 prisões por embriaguez e 47 motocicletas guinchadas

“Nessa reunião, pudemos perceber que muitos projetos estão em andamento, alguns aprovados e com a verba disponível para execução. Por isso, minha sugestão foi que todos fizessem uma analise e identificasse aqueles semelhantes, para que uns possam colaborar com outros. Dessa forma vamos otimizar e conseguir alcançar nossa meta”, comentou a cantora.

Comentários Facebook

Cuiabá

Operação do Ipem-MT fiscaliza mais de 5 mil produtos escolares em Cuiabá e Várzea Grande

O Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT) deflagrou a Operação “Aulas Seguras” em 22 estabelecimentos comerciais de Cuiabá e Várzea Grande entre os dias 6 e 10 de janeiro. Ao todo, foram fiscalizados mais de 5.014 itens de materiais escolares. O balanço das fiscalizações foi concluído nesta semana.

O principal objetivo da ação foi verificar a certificação e a segurança dos materiais escolares, assegurando que os itens cumprissem os requisitos estabelecidos pelos regulamentos técnicos e pela legislação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

A fiscalização ocorre o ano inteiro, mas é intensificada nesse período de volta às aulas para garantir a segurança dos consumidores, devido à grande movimentação de consumo no mercado de materiais escolares.

Os itens fiscalizados também foram submetidos à perícia técnica no laboratório do Ipem-MT, onde foram avaliados aspectos como a conformidade do peso nas embalagens, a qualidade dos produtos, a informação da faixa etária no produto e a presença do selo de certificação do Inmetro.

Leia Também:  Operação Lei Seca termina com 2 prisões por embriaguez e 47 motocicletas guinchadas

Dentre os produtos analisados, estão apontadores (397), borracha (446), caneta esferográfica e roller (575), canetas hidrográfica/hidrocor (266), cola líquida ou sólida (228), corretor adesivo ou em tinta (379), giz de cera (371), lápis de cor (203), lápis preto ou grafite (225), lapiseira (283), marcador de texto (219), merendeira/lancheira e seus acessórios (194), pasta com aba elástica (547), régua (243), tesoura de ponta redonda (233) e tintas guache, nanquim, plástica ou aquarela (205).

Segundo o coordenador de Fiscalização e Qualidade do Ipem/MT, Renê Rodrigues, a iniciativa busca garantir a qualidade dos produtos no período de volta às aulas e, principalmente, a conscientização dos consumidores e comerciantes sobre a importância de adquirir materiais certificados e seguros.

“A operação Aulas Seguras buscou proteger consumidores de práticas que podem resultar em prejuízo financeiro e desrespeito às normas de qualidade exigidas pelo Inmetro. Essa medida é essencial para a segurança e a confiança de pais e responsáveis, principalmente dos alunos no retorno às aulas”, explicou.

Até o momento, não houve registro de itens notificados ou apreendidos pela autarquia, já que todos os produtos analisados estão em conformidade com as normas. Ao longo do ano, outras fiscalizações serão realizadas e a autarquia continuará realizando atualizações sazonais sobre os resultados das inspeções.

Leia Também:  Operação do Ipem-MT fiscaliza mais de 5 mil produtos escolares em Cuiabá e Várzea Grande

Denúncias

Consumidores que desconfiarem de possíveis irregularidades ou desejarem tirar dúvidas podem entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem-MT (65) 3652-0800 para denúncias.

Comentários Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA