Pesquisar
Close this search box.

Cuiabá

Reunião define que ações Verde Novo acontecerão todos os sábados

O calendário prévio das ações do projeto Verde Novo, para o ano de 2019, foi estabelecido durante reunião de alinhamento entre a Prefeitura de Cuiabá, Tribunal de Justiça, Juizado Volante Ambiental (Juvam), Instituto Ação Verde e Grupo Petrópolis ocorrida na tarde desta segunda-feira (21). Com mudas doadas pelo Grupo Petrópolis, o projeto te o objetivo de plantar e distribuir 300 mil árvores, em alusão ao tricentenário da Capital.  

Uma nova ação já está programada para o próximo sábado (26), a partir das 7h30, na Rodovia Emanuel Pinheiro (MT 251), onde serão plantadas 400 espécies nativas. “Essa é uma iniciativa do Poder Judiciário, abraçada pelo prefeito Emanuel Pinheiro, como a meta de rearborizar Cuiabá e contribuir para o resgate do título de Cidade Verde. Tudo que for necessário será executado pela Prefeitura para realização do plantio e distribuição. A população terá muito orgulho de dizer que mora em Cuiabá”, disse o secretário adjunto de Governo e Relações Institucionais, Lincoln Sardinha Costa.

O juiz titular do Juvam, Rodrigo Curvo, explicou que o Verde Novo é uma proposta do Poder Judiciário que, através da assinatura de um Termo de Cooperação Técnica, permitiu a união de esforços de diversos atores sociais em torno de um bem comum. “Com o Município como principal parceiro, mão de obra para execução, as mudas para plantio e distribuição e o esforço de todos, temos tudo para finalizar o plantio com sucesso”, disse.

Leia Também:  Corpo de MC desaparecida é encontrado boiando no rio Cuiabá

Durante a reunião, a secretária extraordinária de 300 Anos, Cely Almeida reforçou o apoio da Pasta ao Projeto, garantindo esforços para a divulgação do trabalho, mobilização popular e ampliação da consciência ambiental. “O ano de 2019 é o aniversário do tricentenário, sendo essa mais uma oportunidade de colocarmos a Capital como cidade exemplo de sustentabilidade. Muitas ações estão previstas e com toda certeza iremos inserir o Verde Novo dentro da programação”, comentou.

De acordo com o secretário municipal de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, que, juntamente com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Relações Comunitárias, atua diretamente no projeto, além da ação do próximo sábado, outros eventos serão realizados em diferentes pontos da cidade.  “Nosso foco é atingir a ousada, mas real, meta de 300 mil árvores. Uma cidade bem arborizada fica mais confortável. Podemos diminuir entre três e quatro graus a temperatura local, com uma arborização adequada”, afirmou Stopa. 

Além da distribuição e plantio, a ação também aposta na conscientização da população por meio de palestras e orientação. Assim, ao receber as suas mudas, os cidadãos também são informados sobre como cuidar de cada espécie e qual delas melhor se adequa a cada espaço.

Leia Também:  Cinco pessoas foram presas durante segunda edição do ano da Operação Lei Seca

AÇÕES PREVISTAS

As próximas ações estão programadas para a Praça da Morada do Ouro, no dia 02 de fevereiro; Avenida Prainha (Área Verde Nascente e Córrego do Araés), no dia 16; Praça do Jardim Cuiabá, no dia 09 de março; Jardim das Américas, dia 16; Lagoa Encantada nos dias 03,11 e 18 de maio; canteiros e rotatórias das Avenidas Miguel Sutil, Ponte Nova e Carmindo de Campos, previstas para o mês de junho. O mês de abril será marcado por ações integradas com o aniversário de Cuiabá. As atividades de plantio e distribuição de mudas serão sempre a partir das 07h30, aos sábados.

 

Comentários Facebook

Cuiabá

Cinco pessoas foram presas durante segunda edição do ano da Operação Lei Seca

Cinco pessoas foram presas durante a segunda edição do ano da Operação Lei Seca realizada nesta quinta-feira (09.01), na Avenida Carmindo de Campos, bairro Grande Terceiro, em Cuiabá.

Conforme dados do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), responsável pela realização da operação, três pessoas foram presas por embriaguez ao volante e duas por entregar a direção de veículo automotor a pessoa não habilitada.

Foram abordados 189 veículos e realizados 194 testes de alcoolemia, que resultaram em 81 Autos de Infração de Trânsito (AIT), sendo que 16 pessoas se recusaram a passar pelo exame no local da blitz.

Do total de infrações, 19 pessoas sofreram multa após serem flagradas conduzindo veículo sob efeito de álcool, 12 por dirigir sem possuir CNH e 24 por transitar em veículo com documentação irregular.

Ao todo 64 veículos foram autuados e 49 acabaram sendo removidos, sendo 38 carros e 11 motocicletas.

Em Cuiabá, a operação Lei Seca conta com apoio do Batalhão de Trânsito da PM, Delegacia de delitos de Trânsito, Departamento de Trânsito, Secretária municipal de Mobilidade Urbana, agentes do Sistema Socioeducativo, Polícia Penal e Politec.

Leia Também:  Cinco pessoas foram presas durante segunda edição do ano da Operação Lei Seca

Comentários Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA