Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cuiabá

Reunião define que ações Verde Novo acontecerão todos os sábados

O calendário prévio das ações do projeto Verde Novo, para o ano de 2019, foi estabelecido durante reunião de alinhamento entre a Prefeitura de Cuiabá, Tribunal de Justiça, Juizado Volante Ambiental (Juvam), Instituto Ação Verde e Grupo Petrópolis ocorrida na tarde desta segunda-feira (21). Com mudas doadas pelo Grupo Petrópolis, o projeto te o objetivo de plantar e distribuir 300 mil árvores, em alusão ao tricentenário da Capital.  

Uma nova ação já está programada para o próximo sábado (26), a partir das 7h30, na Rodovia Emanuel Pinheiro (MT 251), onde serão plantadas 400 espécies nativas. “Essa é uma iniciativa do Poder Judiciário, abraçada pelo prefeito Emanuel Pinheiro, como a meta de rearborizar Cuiabá e contribuir para o resgate do título de Cidade Verde. Tudo que for necessário será executado pela Prefeitura para realização do plantio e distribuição. A população terá muito orgulho de dizer que mora em Cuiabá”, disse o secretário adjunto de Governo e Relações Institucionais, Lincoln Sardinha Costa.

O juiz titular do Juvam, Rodrigo Curvo, explicou que o Verde Novo é uma proposta do Poder Judiciário que, através da assinatura de um Termo de Cooperação Técnica, permitiu a união de esforços de diversos atores sociais em torno de um bem comum. “Com o Município como principal parceiro, mão de obra para execução, as mudas para plantio e distribuição e o esforço de todos, temos tudo para finalizar o plantio com sucesso”, disse.

Leia Também:  Audiência na Câmara debate direitos de agentes de saúde e de combate às endemias em Cuiabá

Durante a reunião, a secretária extraordinária de 300 Anos, Cely Almeida reforçou o apoio da Pasta ao Projeto, garantindo esforços para a divulgação do trabalho, mobilização popular e ampliação da consciência ambiental. “O ano de 2019 é o aniversário do tricentenário, sendo essa mais uma oportunidade de colocarmos a Capital como cidade exemplo de sustentabilidade. Muitas ações estão previstas e com toda certeza iremos inserir o Verde Novo dentro da programação”, comentou.

De acordo com o secretário municipal de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, que, juntamente com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Relações Comunitárias, atua diretamente no projeto, além da ação do próximo sábado, outros eventos serão realizados em diferentes pontos da cidade.  “Nosso foco é atingir a ousada, mas real, meta de 300 mil árvores. Uma cidade bem arborizada fica mais confortável. Podemos diminuir entre três e quatro graus a temperatura local, com uma arborização adequada”, afirmou Stopa. 

Além da distribuição e plantio, a ação também aposta na conscientização da população por meio de palestras e orientação. Assim, ao receber as suas mudas, os cidadãos também são informados sobre como cuidar de cada espécie e qual delas melhor se adequa a cada espaço.

Leia Também:  Baixinha cobra suporte da Prefeitura para pequenos produtores conquistarem selo de qualidade

AÇÕES PREVISTAS

As próximas ações estão programadas para a Praça da Morada do Ouro, no dia 02 de fevereiro; Avenida Prainha (Área Verde Nascente e Córrego do Araés), no dia 16; Praça do Jardim Cuiabá, no dia 09 de março; Jardim das Américas, dia 16; Lagoa Encantada nos dias 03,11 e 18 de maio; canteiros e rotatórias das Avenidas Miguel Sutil, Ponte Nova e Carmindo de Campos, previstas para o mês de junho. O mês de abril será marcado por ações integradas com o aniversário de Cuiabá. As atividades de plantio e distribuição de mudas serão sempre a partir das 07h30, aos sábados.

 

Comentários Facebook

Cuiabá

Câmara de Cuiabá aprova ajustes na reforma administrativa e na estrutura de cargos comissionados

17/04/2025
Câmara de Cuiabá aprova ajustes na reforma administrativa e na estrutura de cargos comissionados

SECOM – Câmara Municipal de Cuiabá

A Câmara Municipal de Cuiabá aprovou, durante a sessão plenária desta quinta-feira (17), duas matérias complementares que promovem ajustes importantes na organização administrativa da Casa. As medidas visam otimizar a estrutura interna e garantir maior eficiência na gestão legislativa.
A primeira matéria aprovada trata-se de um projeto de lei que realiza ajustes na reforma administrativa da Câmara, aprovada no início de abril. A nova votação foi necessária para corrigir inconsistências identificadas na publicação original, como a supressão de trechos relevantes em artigos e alíneas. Essas correções foram fundamentais para viabilizar a inclusão adequada das alterações na folha de pagamento do mês de abril, considerando os prazos antecipados por conta dos feriados.
Além de revisar a publicação anterior, o novo texto incorpora sugestões apresentadas pelos vereadores, com o objetivo de flexibilizar a tabela de cargos nos gabinetes e aperfeiçoar os processos internos de contratação.
A presidente da Câmara, vereadora Paula Calil (PL), explicou que a reforma foi pensada com responsabilidade fiscal e terá um impacto orçamentário de 0,58% na Lei Orçamentária Anual de 2025 — o equivalente a R$ 66.254,66 mensais, a partir de maio. O reajuste acompanha o aumento no número de vereadores, que passou de 25 para 27 a partir desta legislatura (2025/2028).
“Para que a mudança não ultrapassasse os limites legais, transformamos algumas funções comissionadas de remuneratórias para indenizatórias e também tivemos economia ao evitar a nomeação de todos os cargos no primeiro trimestre”, destacou a presidente.
Entre as atualizações promovidas está a reestruturação de secretarias internas, como a criação da Secretaria de Informação e da Secretaria de Transparência, substituindo a antiga Secretaria de Tecnologia e Informação. O objetivo é reforçar a proteção de dados, agilizar os processos administrativos e garantir ainda mais transparência nas ações do Legislativo.
A segunda matéria aprovada nesta quinta-feira foi um projeto de resolução, que faz modificações na estrutura dos cargos comissionados e funções gratificadas da Câmara. Aprovada em regime de urgência especial, com o voto favorável de 24 vereadores, a proposta altera duas normas anteriores e promove a criação, extinção e reorganização de diversos cargos.
Entre os novos cargos criados estão:
Assessor Técnico Institucional I a IV
Assessor Parlamentar V a IX
Diretor de Cerimonial
Assessor Especial de Planejamento Institucional
Secretário de Informação e Transparência, entre outros.
Em contrapartida, foram extintos cargos considerados defasados ou redundantes, como os de Coordenador de Cerimonial e Coordenador de Assistência e Saúde do Trabalhador.
A resolução também estabelece novas regras para a composição dos gabinetes parlamentares. A partir de agora, cada gabinete poderá contar com até 18 cargos comissionados, respeitando o limite financeiro de R$ 57.700,00. Também foram definidas exigências mínimas e máximas para determinados cargos, visando garantir equilíbrio e transparência nas nomeações.
As mudanças aprovadas começam a valer a partir de 1º de maio de 2025 e fazem parte do processo contínuo de aprimoramento da estrutura da Câmara Municipal de Cuiabá, em consonância com os princípios da administração pública e com o respeito às leis orçamentárias e de responsabilidade fiscal.
“Com a chegada de dois novos parlamentares, nossa demanda aumentou. A reestruturação aprovada é um passo necessário para que possamos continuar prestando um serviço de qualidade à população cuiabana”, concluiu a presidente Paula Calil.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  6ª Corrida do Legislativo da Câmara de Cuiabá tem mais de 400 atletas PCDs e idosos

Comentários Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA